Com objectivo de uma melhor preparação dos diversos agentes que colaboram nas celebrações litúrgicas, o Secretariado Paroquial de Liturgia da Paróquia de São Filipe Apóstolo, organizou, nos dias 31 de Janeiro e 01 de Fevereiro uma acção de formação destinada a todos os leitores, ministros extraordinários de comunhão, acólitos e membros do grupo coral (crianças, jovens e adultos) sobre liturgia.

Durante os dois dias foram tratados vários temas com a contextualização da liturgia, o espaço litúrgico-sagrado, a estrutura da missa e os objectos e panos sagrados. A iniciativa contou com dezenas de participante, teve como formador o Diácono Samuel da Costa, em estágio pastoral nesta Paróquia, e teve lugar na Capela de Achada São Filipe. Esta é a segunda acção de formação organizada por este secretariado, neste ano pastoral. A primeira foi a formação para leitores e salmistas que aconteceu no início do ano pastoral.

Os participantes consideraram a acção positiva e alguns deixaram as suas opiniões.

“É de realçar que houve muita novidade em termos de denominação o que permite aos fiéis falarem com correcção dos objectos e panos utilizados na missa. Gostei muito e fiquei interessada em continuar a participar e colaborar nos assuntos da nossa Paróquia”. “Acho que é uma iniciativa de extrema importância, porque fiquei a saber de tantos símbolos que não dava qualquer importância, também porque pensava que não era importante. Que actos do género continue sobretudo para as crianças” ( Ângela)

“Acho muito interessante, muito útil essa formação, entretanto dever ter sido feita mais lentamente, assim poderia ser mais proveitosa. Por isso seria preciso um período de tempo maior. Ou então, que se produzisse fotocópias do documento para que todo o mundo pudesse ler e observar as imagens em casa» ( Felismino.)