Dom Paulino, da Congregação do Espírito Santo, e alguns sacerdotes

Pela primeira vez 14 congregações o membros dos institutos religiosos presentes nas duas Dioceses do nosso país estarão reunidos nos dias 14 e 15 do corrente, no Centro Paroquial de Nossa Senhora da Graça – Praia, na sua primeira Assembleia Geral.

A “Presença dos Religiosos em Cabo Verde: Seu Papel na Igreja e na Sociedade” é o tema que vai nortear a nossa reflexão durante toda a assembleia. Participarão representantes dos 14 Institutos Religiosos presentes em Cabo Verde. Já estão inscritos mais de 60 membros.

«Como sempre contamos mais com as congregações femininas, que são mais numerosas. Por outro lado, sendo um fim-de-semana, os Institutos Masculinos têm mais dificuldades em participar devido aos compromissos pastorais», ressalta o presidente da União dos Institutos religiosos, Pe. João Baptista Barros para quem «Esta primeira assembleia certamente, nos ajudará a preparar e organizar de melhor maneira as próximas assembleias».

A nossa reflexão, desta vez, abrange o período de 1941 a 2012. Contudo, segundo reza a história os religiosos, estão na origem da afirmação da Igreja em Cabo Verde, diz a nota da União que lembra que “os religiosos foram os primeiros que regaram este chão sagrado desta terra com o seu sangue”.

5 Responses to “14 Institutos religiosos em Cabo Verde realizam a sua primeira Assembleia”

• IRMÃ MARIA LUISA PIRES:

ESTÃO DE PARABÉNS!!!!!!!!!!!!!!
    CAROS IRMÃOS EM CRISTO, É COM GRANDE ALEGRIA QUE ESTOU A ESCREVER ESTAS DUAS LINHAS, PARA VOS FELICITAR VOTOS DE BOM TRABALHO. COMO É BOM PARARMOS 2 DIAS PARA REPÔR A GASOLINA E COMEÇAR O NOVO ANO. QUE O SENHOR VOS ABENÇÕE E VOS CUMULE DE BENÇÃOS PARA ESTAREM CADA VEZ MAIS AO DISPÔR DO SEU REINO. UM ABRAÇO FRATERNO

• admin:

Religiosos, leigos e sacerdotes, estamos juntos na mesma missão de construir a Igreja de Cristo, servindo os irmãos, na diversidade dos carismas. Que o Espírito nos anime nesta caminhada.

• ir.Francisca:

estão de parabens pela grande iniciativa
    que Deus vos abençoee fortaleça sempre mais o vosso testemunho na Igreja e em Igreja

• Ir. Orlanda:

Que rica iniciativa pela qual vos felicito fortemente meus Irmaos e Irmas na Vida Consagrada. Hoje mais do que nunca, a sociedade caboverdiana, com todos os seus problemas e desafios, precisa de testemunhas credíveis e alegres de comunhao, fraternidade e todos os valores humanos e cristaos. Que o Espírito Santo vos inspire a audácia e o dinamismo necessários para contribuirem aficazmente na solidificaçao das bases familiares e na promoçao de um ambiente social mais saudável e pacífico.

Fraternalmente,

Ir. Orlanda (Canadá)

• Ir. Maria de Jesus:

Irmãos e Irmãs em Cristo os meus parabens pela iniciativa e concretização da mesma, que Deus vos abençoe e vos faça fortes fieis e felizes.que o vosso testemunho de fidelidade a Deus,à vocação à missão e aos irmãos seja luz para a sociedade Caboverdiana. que o Espirito Santo vos ilumine e vos inspire a sempre mais crescer no sue amor. ficamos unidas no Coração de Jesus. um abraço.