O Secretariado Paroquial da Juventude (SPJ) da paróquia de Nossa Senhora da Graça, Praia, já tem elaborado o seu plano de actividade para este novo ano que se inicia. Assembleia de Jovens, festival de canções, Jornada Paroquial de Juventude, campo de férias, são algumas das actividades agendadas para este ano pastoral que promete ser dinâmico.

Já em Fevereiro, o SPJ tem programado uma tarde Especial dedicado ao dia dos namorados. Com esta iniciativa, que vai ter lugar no dia 12 de Fevereiro tem como objectivos incitar os outros jovens que parecem indecisos a tomarem a decisão; acabar com o mito de que “Kasamento ka sta na moda”; reflectir sobre esse sacramento e as regras de viver a dois e ; promover uma tarde de convívio, partilha e de conhecimento do outro.

E é a terceira vez que o SPJ promove actividades no âmbito do dia dos namorados. “Nos anos anteriores levamos testemunhos de jovens casais e de casais com longos anos de vida a dois para falarem das suas experiências. Foi mesmo interessante. Os jovens gostaram muito da actividade. Este ano nós vamos dar espaço aos casais de jovens namorados com projectos de casamento para falarem um pouco sobre esse projecto, expectativas e motivos que os levaram a tomar essa decisão, explica Lourenço Andrade, o coordenador do Secretariado Paroquial da Juventude. Para além de testemunhos de casais, o evento que vai acontecer num Domingo vai ter lugar para várias actividades lúdicas e culturais, nomeadamente, teatro, música, dança e muita animação.

A Assembleia de Jovens também é outra actividade pensada com o objectivo de “reunir jovens católicos e não só, para em conjunto, debatermos sobre os vários assuntos ligados à juventude e para num ambiente de convivência, e mostrar que nos podemos pertencer a uma igreja ou religião diferentes mas que somos iguais, nós temos o mesmo Deus e não há razões para estarmos a brigar”.

Para além, da Assembleia de jovens, 2012 promete ser um ano dinâmico em termos de actividades juvenis. Outra aposta do SPJ para 2012 é a realização, em conjunto com o Secretariado Pastoral da Juventude, a Jornada da Juventude que vai reunir jovens de todas as paróquias que constituem a Diocese de Santiago. A realização de festival da canção é outra proposta que promete juntar a juventude dos bairros numa tarde animada, ao som da música, no Salão paroquial da Praia. O secretariado também tem agendado visitas aos grupos de jovens da paróquia, para conhecer de perto o trabalho que cada um vem fazendo em prol da juventude.

O Campo de Férias, que costuma fazer tanto sucesso no seio dos jovens també está na lista de actividades para este não. São Martinho Pequeno vai acolher esta iniciativa que pretende ser um momento de reflexão, de convivência e de partilha entre a juventude.

O SPJ tem como objectivo de ajudar os jovens a aproximar-se de Deus, a fazer parte activa da Igreja e a cultivar os valores éticos e morais que têm estado em crise e ao mesmo tempo procura ser uma mão junto daqueles que mais precisam. Um desafio que aos poucos vai sendo conquistado. “Isso é um processo, porque quando se trabalha com pessoas não se vê o resultado logo de imediato. Mas acredito que os jovens têm estado a mudar um pouco, as suas mentalidades e atitudes”.

O coordenador da Juventude da Paróquia de Nossa Senhora da Graça destaca o desemprego e a falta de ocupação saudável como principias preocupações que afligem a juventude. Lourenço Andrade defende que numa altura em que as autoridades falam tanto em empreendorismo que os jovens devem aproveitar cada oportunidade para criar o seu próprio auto emprego. “Não devemos esperar somente pelo governo, temos que ter iniciativa, dar o ponta pé de saída e, com o nosso empenhamento, certamente vamos ter algum apoio. É como diz o ditado: põe a mão que Deus ajuda”.

Sobre a participação dos jovens na vida da Igreja, Lourenço admite que ainda está aquém do desejado, mas tem esperanças que esta realidade pode mudar para melhor e que é preciso traçar uma estratégia para aproximar os jovens a Igreja, a Deus. “A melhor estratégia é usar o próprio jovem que está na Igreja para atrair os outros que estão a margem”, garante o coordenador do SPJ. Acrescenta ainda que “as actividades que realizamos são, justamente com o objectivo de levar os jovens a pensar que eles são úteis na Igreja, é para atrair cada vez mais os jovens para Igreja. A participação ainda é muito fraca, mas acho que com o tempo isso vai melhorar, estou em crer que muitos jovens já têm a consciência disso e eles mesmo, pouco a pouco vão perceber que são importantes na Igreja e vão aproximar-se”.

Lourenço faz um balanço muito positivo do ano que terminou. Um ano marcado por vários momentos e actividades que serviram para tornar os jovens mais unidos na fé e mais próximos de Deus. Um ano que levou a juventude cabo-verdiana a participar, em um número significativo, no encontro com o Papa no âmbito da Jornada Mundial da Juventude realizada em Espanha. E como não podia deixar de o Secretariado da juventude de nossa Senhora da Graça foi representado neste evento pelo seu coordenador e outros membros. Da Espanha trouxeram boas recordações, uma experiência única para contar. Além disso, trouxeram o Catecismo Jovem, presente do Papa Bento XVI aos participantes para partilhar com os jovens que não puderam participar no intercâmbio que reuniu jovens de todo o mundo. Um documento importante que, segundo Lourenço Andrade, todos devem ter ler, pela pertinência dos temas abordados e que tem a ver com a juventude.

Ao Secretariado Paroquial da Juventude, votos de um bom ano e que continue em força com o trabalho em prol da juventude.

One Response to “O Secretariado Paroquial da Juventude de Nossa Senhora da Graça apresenta plano de actividades para 2012”