O Pe. Jose Constantina Bento uma sessão formativa

Foi encerrada ontem, dia 27 de Dezembro uma acção de formação destinada aos leitores e salmistas da Paróquia de São Filipe Apóstolo, Praia. A formação foi organizada com a finalidade de melhorar a qualidade das leituras nas celebrações e preparação adequada dos leitores e salmistas.

Foi a primeira acção de formação neste âmbito e a primeira actividade organizada pelo Secretariado Paroquial de Liturgia. Participaram mais de 30 pessoas, incluindo pessoas interessadas em exercer esse ministério tão importante na Missa. Foram abordados os seguintes temas: Os Serviços do Altar – Funções do leitor; O Ministério do Leitor; O Leitor e as Normas de Boas Maneiras e Fonética Acústica e Fonética Articulatória e Fonologia do Português. Devido à complexidade do último tema houve duas sessões para o mesmo. Foram formadores: Pe José Constantina Bento, Pe João Augusto Martins, Dra Ana Josefina Pires e Dr Etelvino Garcia. 

No final da formação foram recolhidos os seguintes testemunhos:

“Foram cinco sessões de formação, muito bem pensadas, bem organizadas e sobretudo bem apresentadas, pelos diferentes oradores. Foram bastante proveitosas para todos os participantes. Sendo assim, torna-se essencial não parar por aqui, dar continuidade e fazer chegar a mais pessoas. A todos os que se esforçaram para que tudo isso tornasse possível um bem haja e um muito obrigado” (Sandra Correia – Leitora). 

“Foi uma formação activa, participativa, esclarecedora e sobretudo uma mais valia considerável na preparação dos leitores. É uma ajuda incontestável às pessoas que verdadeiramente se empenham em transmitir as mensagens do Evangelho a todos os povos, de modo a serem melhor compreendidas por todos” (João Nascimento – Leitor). 

A leitora Maria Manuela Pereira concluiu que

« Ler bem é dar significado ao que se lê. Que é o reconhecimento global da palavra. Que na leitura devemos olhar a frase toda e não a palavra. Que devemos fazer sempre autoavaliação da leitura, para fazermos o melhor possível”.

 SPL

One Response to “Páróquia de S. Filipe Apóstolo conclui Formação para Leitores e Salmistas”

  • Landa:

    Bom seria se outras paroquias da nossa cidade comungassem desta iniciativa. Como ha necessidade de bons leitores na nossa cidade. parabens a paroquia Sao Felipe que tem mostrado muito dinamismo.Deus seja louvado!

Deixe um comentario

Categories