O Papa incentiva ao diálogo com os jovens

A comunidade Sant’Egidio, na Praia realiza, no próximo dia 01 de Janeiro de 2012, Domingo, a partir das 15H00, uma marcha para assinalar o 45.º Dia Mundial da Paz. Sob o lema “Paz em todas as Terras, o evento vai acontecer em sintonia com mais 500 locais em mais de 70 países que, também, estarão a organizar acções pela paz. Uma grande manifestação que atravessa o mundo, numa única e grande invocação pela paz, em línguas diferentes mas, com o mesmo espírito de que é possível a paz no mundo.

Com esta iniciativa, a organização que tem como um dos objectivos promover a paz, pretende recordar todas as nações e pessoas que em todo o mundo ainda sofrem por causa da guerra, “mãe” de todas as pobrezas e, esperam pela cessação de todo o tipo de violência. A ideia é, também, lembrar aos cabo-verdianos e ao mundo que a paz é o bem maior da humanidade e que deve ser o primeiro a ser trabalhado.

No dia 08 Dezembro de 1967, o Papa Paulo IV instituiu o primeiro dia do ano, 01 de Janeiro, como Dia Mundial da Paz, onde convidou a todos os crentes e não crentes a celebrar esta data, que começou a ser assinalado a partir de 1968 em todo o mundo.

Na Praia, a marcha é apenas uma das formas de lutar pela paz, para a Comunidade Sant’Egidio . “Normalmente, todos os anos, em Dezembro, organizamos uma palestra sobre a paz e, na primeira quinzena de Janeiro organizamos, também, oração pela paz. Para nós, é belo iniciarmos o ano com este passo e, ao mesmo tempo, um apelo à paz nacional que somado resulta na paz mundial”, diz Bernardino Gonçalves presidente da Comunidade Sant’Egidio na Praia e um dos promotores da marcha.

Não é a primeira vez que os jovens da comunidade de Sant’ Egidio saem à rua para assinalar o dia da paz. De há uns anos para cá, em cada primeiro dia do ano realizam a marcha pelas artérias principais da cidade, para chamar a atenção e lembrar as pessoas que a paz é um bem necessário e que é preciso que cada um faça a sua parte para a atingirmos.

Por acontecer num dia em que todos estão a comemorar ou a descansar depois de uma noite de festa do fim do ano, a marcha pela paz na Praia nem sempre conta com um número elevado de participantes, o que não preocupa a organização.

“Temos tido bom feedback das pessoas mas, não nos empolgamos, pois este dia é um grande desafio por ser um dia em que a maioria das pessoas às vezes não acordou ainda da comemoração de dia anterior, da festa do fim do ano mas, insistimos que devemos começar o ano com o passo de paz. A partir de duas pessoas é positivo!”, declara cheio de confiança, um dos responsáveis pelo evento na Praia.

Com esta iniciativa a ideia é “começar o ano com um sinal claro de paz, nesta cidade, neste país e neste mundo que tanto precisa deste bem. Este sinal é, ao longo do ano, materializado em acções concretas de solidariedade, desde oferta de material até a escuta atenta de um desabafo…ser um ombro!

Cada vez mais o desafio é organizar melhor e convidar mais grupos e pessoas para envolverem-se. Este ano devemos destacar o apoio da TCV na comunicação, recorremos também às redes sociais: Sempre podemos inovar! Tudo isso com o mesmo objectivo – lançar sementes de esperança para uma manhã de paz entre os homens e as mulheres, acrescenta Bernardino Gonçalves, o incansável promotor da paz.

Por esta causa nobre, todos estão convidados a participar. A marcha tem início a partir das 15H00 e começa na Rotunda Primeiro de Maio rumo a Praça Alexandre de Albuquerque, Platô, no dia 01 de Janeiro de 2012.

 

One Response to “Comunidade Sant’ Egidio na Praia assinala início do novo ano com marcha pela paz.”

  • dino:

    Ola

    Agradecemos muito o interesse deste espaço da nossa Diocese na promoção desse evento que é desafiante…afinal a paz, ela mesma é desafiante (demais)! Paz em todas as terras!

Deixe um comentario

Categories