A vinda do Papa João Paulo II a Cabo Verde há 21 anos, não passou em branco

Um momento da apresentação do grupo coral de Nossa Senhora do Socorro

A vinda do Papa João Paulo II a Cabo Verde há 21 anos, não passou em branco. Várias centenas de pessoas reuniram na passada quarta feira, dia 26, no espaço Cruz de Papa (Achada de S. António) para homenagearem o papa João Paulo II.

O evento organizado pelas Paróquias da Cidade da Praia teve momentos de depoimentos, cânticos (alguns cantados na eucaristia que o Santo Padre celebrou no  mesmo local quando esteve em Cabo Verde). Na homenagem fez-se também uma encenação dos mistérios luminosos, criados pelo Papa João Paulo II.

Segundo o Pároco de Nossa Senhora do Socorro, Padre José Constantina, “a vinda do Santo Padre a Cabo Verde é um acontecimento que tem de ser lembrado.  Passados 21 anos que o Papa visitou o nosso país, muitas pessoas não O viram, e se nós não o recordarmos ficam sem saber. Daí a realização desta homenagem”.

“Estamos a prestar tributo ao “papa peregrino”

Para o Padre João Augusto, Pároco de Nossa Senhora da Graça, Praia, e Vigário Geral da diocese de Santiago, “nós estamos a homenagear o papa que nos homenageou primeiro”. “Estamos a prestar um tributo ao santo Padre”.  O padre João caracterizou ainda o Santo Padre como um “Papa peregrino” tendo em conta que durante o seu pontificado andou por diferentes países em todo o mundo. “Temos que continuar a caminhada que o Santo Padre nos impulsionou a fazer, quando comentou o Evagelho em que Jesus diz: “Ide por todo mundo e anunciai a Boa Nova.”

“é uma alegria para qualquer cabo-verdiano católico saber que um Papa Santo pisou a nossa terra…”

Zé Lino, um dos jovens que esteve na homenagem, afirma: “é uma alegria para qualquer cabo-verdiano católico saber que um Papa Santo pisou a nossa terra e esteve junto de nós.” Acrescenta ainda que “o Papa João Paulo II é um homem que deixou Deus viver nele e fazer maravilhas e conseguiu transmitir isso às pessoas”.

O Papa João Paulo II esteve em Cabo Verde em 1991 onde passou nas ilhas do Sal, Santiago e São Vicente.

Faleceu a 2 de abril de 2005 vítima da Doença de Parkinson. Cinco anos após a sua morte o Vaticano anunciou a sua beatificação  que terá lugar no mês de Maio de 2011.

(Janisa Alves)

One Response to “Ainda sobre os 21 anos da visita do Papa…”

• ausenda:

“Obrigado João Paulo II,
    Grande Peregrino da Paz!
    Te lembramos com saudades, Amor.
    Cabo Verde Te agradece hoje e sempre.”

Rogue a Deus por nós.