A visita ao presépio no fim da Missa

Eram 10:30 e tudo estava a postos para a Missa do Dia de Natal na Igreja Matriz de N. Sra da Graça, pró-catedral da Diocese de Santiago de Cabo Verde. A Televisão Nacional, na linha de uma fiel tradição, estava com a sua equipa pronta para a transmissão da Eucaristia. A Igreja foi se enchendo. Aos poucos vivmos chegando também muitos turistas de um paquete que atracou hojem dia 25,  no porto da Praia. Nesse tom de universalidade foi celebrada a solene Missa  do dia em que a Igreja canta: Hoje nasceu o nosso Salvador, Jesus Cristo Senhor. Sim , Ele é a LUZ que brilhou para toda a humanidade. É com este Salvador que nos devemos encontrar . Ele é que nos pode encher a vida e dar alegria e sentido da vida.

Pela primeira vez foi apresentado o anúncio do Nascimento do Natal e durante o GLÓRIA foi trazida a imagem do Menino Jesus, que foi colocada no presépio.

O Senhor Bispo saudou, em alemão, os  muitos turistas alemães presentes na Missa. Alguns ficaram até ao fim e foram cumprimentar Dom Arlindo no fim da Missa.

Deixar o Homem velho, assumir uma vida nova em Cristo foi um grande apelo do Senhor Bispo que disse: Olhando para a nossa sociedade vemos que precisamos dos valores que Jesus nos traz e que podem transformar e dar sentido à vida humana. É preciso dizer não a tudo o que é mal e corrompe o espírito humano, ao egoísmo e a ganância e ao gasto inútil. É preciso que se volte para o essencial nas relações familiares e sociais fundados em Deus e no seu Amor incondicional por todos os homens. Assim poderemos resumir o pensamento central do pastor diocesano. Dom Arlindo pediu veementemente que cada cristão deixasse o HOMEM VELHO DO PECADO para assumir, com Cristo, a VIDA NOVA DA GRAÇA.

No fim da celebração muita gente foi apresentar as Boas festas ao Senhor Bispo na sacristia. E esse gesto simples contiuou no adro da Igreja, quando se ia dispersando a assembleia. À saída da Igreja as pessoas iam receendo um exemplar da Mensagem do Natal do Senhor Bispo.

O Natal é celebrado liturgicamente nos tempos mas depois é celebrado também em casa. Em paz, com oração familiar, conforme pediu Dom Arlindo na mensagem deste ano. Com a Paz que cada um recebeu na Missa para ser vivida no dia-a-dia. Seja assim por todo o ano.

2 Responses to “Na Missa do dia de Natal Dom Arlindo destaca o Amor incondicional de Deus, a vida nova em Cristo e o testemunho cristão na sociedade”

• Ir. Orlanda:

Salvé Pe Zé! Muito obrigada por esta preciosa prenda de Natal. Esta rica página tao bem ilustrada pelas expressivas fotos favorece uma boa sintonia e comunhao, fazendo sentir o ambiente festivo e dinâmico desta solene celebraçao do Natal de Jesus. Gostei particularmente de ver o Senhor Bispo Dom Arlindo, como sempre, amigo, afável e próximo das pessoas. Fiquei contentíssima ao ver a minha irmä Katia e a minha sobrinha Bety, cuja infância foi positivamente marcada pela tua maneira de ser Padre/Pastor. Bem haja!
    Da minha parte continuo a dar como prenda aos meus amigos o site da Diocese, pois vale verdadeiramente a pena partilhar esta grande riqueza.
    DESEJO UM ANO 2012 FELIZ, FECUNDO E CHEIO DAS BÊNÇAOS DE DEUS PARA TODOS!!!

• admin:

Ir.Orlanda, achei fantástica a ideia de «dar de presente» o site da diocese. Os que o receberam, passe aprenda a outros. Obrigado pela divulgação o programa radiofónico A VINDA DO SENHOR. Pra muita gente fora de Cabo Verde deve ser uma vitamina para a alma, que vai destas ilhas atlânticas.