Os estagiários receberam dos colegas um diploma da amizade

No s«final da tarde de sábado, 10 de Dezembro, a capela de Nossa Senhora Rainha do Universo, em Ponta D´água, abriu as portas para receber dezenas de pessoas, na maioria jovens, que quiseram realizar uma vigília de oração a favor dos jovens seminaristas que no próximo dia 18 de Dezembro serão ordenados diáconos.

A iniciativa partiu do grupo Mensageiros de Deus que quiseram, também, louvar a Deus por mais uma vez chamar um filho daquela comunidade para servi-lo na sua obra como sacerdote. É que António Leal um dos quatro futuros sacerdotes é da comunidade de Ponta d’Água, somando assim, ao todo três padres a sair desta zona. Um motivo de orgulho e razões para dar graças a Deus por esta bênção.

“São quatros seminaristas que vão ser ordenados sendo um deles da nossa comunidade, o António. Queremos ajudá-los através da oração, a crescerem na fé e a seguirem o caminho que escolheram. Vamos rezar por eles mas, também, por todos os seminaristas e pela vocação. Esperamos que estes quatros seminaristas venham dar o seu contributo na Igreja e que a partir deles venham muito mais”, disse Ângela Barbosa um dos elementos do Grupo Mensageiro de Deus e um das organizadoras da vigília de oração.

“O seminarista António conhece este grupo e pediu que rezemos sempre por ele na sua caminhada como seminarista, estamos a rezar e a pedir a Deus por ele e por todos. São quatro seminaristas, é um momento histórico e é de louvar porque estamos a ver há cada vez mais jovens a ingressar por este caminho, o que é muito bom. É também um momento especial porque é mais um jovem de Ponta d’Água que esta a dar o sim. Acrescenta Mário Vaz membro do grupo e colega de escola do seminarista António.

A actividade que durou cerca de uma hora foi preenchida com cânticos de louvor, oração pela intenção das vocações e alguma emoção. Para além da comunidade, participou na vigília de oração os seminaristas António Leal e seu colega e “irmão” da caminhada, Samuel da Costa. Ambos deram o seu testemunho aos presentes e promoveram momentos emocionantes e ao mesmo tempo divertido.

De uma forma descontraída, António recordou o dia que decidiu ir para o Seminário, conta que a sua decisão fora tomada na mesma capela e no mesmo lugar onde estava a participar na vigília. O jovem futuro padre recordou a infância vivida na comunidade onde muito dos presentes fizeram parte. Aproveitou para agradecer todos que de uma forma ou de outra contribuíram para o seu despertar na decisão de servir Deus e a Igreja como padre.

Ambos os seminaristas, António e Samuel, que vão entrar em retiro no domingo, 11 de Dezembro, no Centro da Cáritas, Picos, quiseram chamar a atenção dos jovens presentes no sentido de estarem mais alertas ao chamamento de Deus.

No final da oração pelos seminaristas e pela vocação todos quiseram cumprimentar os futuros padres dando-lhes força e alguns até se emocionaram como é o caso da Dona Odete Monteiro “É um momento de satisfação e de alegria que estamos a viver tendo em conta que um deles é o filho da nossa comunidade, um jovem que cresceu e viveu no nosso meio, sentimos um motivo de alegria enorme neste momento. Por isso queremos acompanhá-lo na sua caminhada com oração”, diz emocionada Odete Monteiro.