A Dalmática, veste litúrgica próprio do diácono

A ordenação diaconal que vai acontecer em breve em Cabo Verde é uma oportunidade para  as pessoas conhecerem a vocação do diácono na Igreja Católica, sua identidade e sua missão.

Diácono, em grego, significa «servidor».

Nos textos do NT e dos primeiros séculos já são mencionados os diáconos, entre os pastores da comunidade cristã, colaborando com os bispos e presbíteros. Estes diáconos eram tidos em grande consideração. O livro dos Actos (cf. Act 6) fala da eleição dos primeiros sete, entre eles Santo Estêvão.

Os campos do serviço diaconal, na comunidade cristã:

a) a liturgia, na qual assistem ao presbítero ou ao bispo na proclamação do Evangelho, na distribuição da Eucaristia e na direcção da oração comunitária; podem presidir ao sacramento do Baptismo e assistir e abençoar o Matrimónio;

b) a Palavra, que proclamam e às vezes comentam na homilia, sendo também os coordenadores da catequese e da evangelização;

c) a caridade, cuidando da beneficência e da administração comunitária.

A ordenação dos diáconos tem como características os seguintes elementos: o diálogo sobre o celibato e a oração da Liturgia das Horas, as ladainhas dos Santos, a imposição das mãos por parte do bispo, a oração consacratória, a imposição da estola e da dalmática, a entrega do livro dos Evangelhos e o beijo da Paz, por parte do bispo e dos diáconos presentes.

A parte central da oração consecratória diz assim: «Enviai sobre eles, Senhor, nós Vos pedimos, o Espírito Santo, que os fortaleça com os sete dons da vossa graça, a fim de exercerem com fidelidade o seu ministério» (OBPD 207). A ordenação «configura [os diáconos] com Cristo, que se fez “diácono”, isto é, o servo de todos» (CIC 1570).

A sua veste própria é a túnica, com a estola cruzada do ombro esquerdo, e a dalmática, sobretudo em celebrações mais solenes.

O diaconado é primeiro grau do sacramento da ordem, e homens celibatários o recebem antes da ordenaçao sacerdotal. Entretanto, a Igreja Católica ordena também homens casados idóneos, convenientemente preparados para o exercício do diaconado de forma permanente.

Em Cabo Verde , na Diocese de Mindelo, há 8 homens casados depois da preparaçao teolóica, estão em fase de estágio pastoral nas paróquias para depois virem a ser ordenados. É algo inédito na centenária Igreja Católica em Cabo Verde.

Estas imagens ajudam a perceber a figura do Diácono na Liturgia.