Frei António Andrade

Frei Andrade, pároco de S. João Baptista (Ilha de Santiago)

Dois frades franciscanos estão em Cabo Verde a trabalhar na paróquia de João Baptista, ilha de Santiago, para uma colaboração com a Diocese de Santiago de Cabo Verde e a implantação da ordem no nosso país. Trata-se, em certo modo, de uma volta às origens, pois os franciscanos foram os pioneiros da evangelização nestas ilhas, com uma presença “ marcada inclusive pelo testemunho heróico de dois frades, frei Rogério e Frei Jaime, naturais de Catalunha”, como escreve o jornal Terra Nova, de que tiramos dados para esta informação.

A comunidade franciscana é formada por enquanto, pelo frei António Andrade, de nacionalidade cabo-verdiana, e Frei Fernando Augusto de Sousa da Fonseca, de nacionalidade portuguesa, sendo pároco o frei Andrade,  que tomou posse no dia 8 de Dezembro passado. O Frei Andrade, compositor com muitas músicas liturgicas e de animação gravadas em Cd, e o frei Fernando têm andado por todas as localidades da paróquias celebrando a Eucaristia, e promovendo a animação na catequese, e conhecendo as pessoas e suas necessidades. Os dois frades estão numa fase de adaptação a esta realidade pastoral, e residem, por enquanto, na Cidade Velha.

A animação pastoral da referida Paroquia esteve por longos anos sob a responsabilidade do Padre Joaquim Campos, dos Missionários do Espírito Santo.

Segundo indica o jornal “Terra Nova”, a vinda para Cabo Verde dos Franciscanos foi precedida da visita ao pais em Julho de 2009 de uma delegação de frades composta pelos Freis Armindo Carvalho, Moisés Semedo (cabo-verdiano) e Victor Rafael que se encontrou com o Bispo D. Arlindo Furtado então nomeado Bispo titular da Diocese de Santiago de Cabo Verde e Administrador Apostólico do Mindelo.

A partir de agora passam a trabalhar em Cabo Verde duas famílias religiosas franciscanas masculinas: a Ordem dos Frades Menores Capuchinhos presentes em Cabo Verde desde 1947, e a Ordem dos Frades Menores, mais popularmente conhecidos por Franciscanos. No ramo feminino, estão as Irmãs Franciscanas da Imaculada Conceição, fundadas em Cabo Verde pelo Padre Pio Gottin, capuchinho italiano que por mais de 50 anos trabalhou com os cabo-verdianos no Fogo, na Brava e nos Estados Unidos da América.

A Paróquia de S. João Baptista na ilha de Santiago, já existia, como tal, desde o séc. XVI, e já então fazia parte do grupo das oito freguesias existentes na ilha.

Recorde-se que os primeiros franciscanos “tinham vindo com Bartolomeu de Noli que teria iniciado a colonização com uma vida escandalosa, pelo que o Frei Rogério, por o ter levado a razão a amante do italiano, foi por ele assassinado. O mesmo Bartolomeu mandou encarcerar o Frei Rogério, mas temendo a ira popular mandou-o libertar. “ (cfr. Bernardo P. Vaschetto, ilhas de Cabo Verde, Origem do povo cabo-verdiano, p.230).

(*)

Com base no Jornal Terra Nova (Dez. 2010)

10 Responses to “Franciscanos de Portugal novamente em Cabo Verde (*)”

• BENVINDO:

Estive presencialmente na tomada de posse do Frei Andrade como novo Pároco de S. João Baptista.
    Era a primeira vez que ia ao local, mas para mim ´e sempre surpresa, local agradável parecido com determinados lugares da ilha De S. Antão donde sou natural.
    Desejo à ele e ao frei Fernando boa sorte, como diz o caboverdiano,que tenham e façam um bom trabalho tanto a nivel espiriutual como social.
    È bom saber também que os Franciscanos já teriam estado nos primeiros anos da igreja em Cabo Verde e que agora vieram para ficar.
    Aprecio bastante a forma como O Sr. Bispo de Santiago vem trazendo de longe Padres e missionários para o serviço da igreja e que a seu tempo produzirá os frutos desejados.
    Um bem haja aos Freis Andrade e Fernando e também à Comunidade Franciscana que os dispensou pra trabalharem em Cabo Verde.
    Ao Senhor Dom Arlindo muito obrigado também por me ter levado e pela primeira vez a um local que gostei e irei lá mais vezes se Deus quizer.

Abraço
    José Benvindo Lopes

• Ana Lopes:

Sejam bem vindos!

Que a comunidade saiba acolher e os novos Freis saibam receber a sua nova missão, com a certeza de que juntos poderão crescer e dar muuuuuitos frutos, com a graça de Deus.

É uma força para toda igreja cabo-verdiana.

Que assim seja!
    Ana Lopes.

• Tyenne:

Sejam bem vindo de novo a origem de onde tudo começou e que Deus vos abencoe hoje e sempre, e que levem a paz, a harmonia e principalmente a palavra de Deus a todos e principalmente aos que não o conhecem. Seja louvado nosso senhor Jesus Cristo.

• Carla:

Bendito sejas Deus, pelo dom da vocação. Bendito seja. Que grande alegria que felicidade saber que temos um novo bispo em mindelo que Deus o abençoe hoje e sempre se que Ele seja sempre iluminado e fortalecido com a sua graça. Estamos unidas na oração e no grande amor de Deus. Seja louvado e glorificado para sempre.

Meus queridos irmãos jovens que sejam fortalecidos no vosso trabalho para o Reino de Deus..
    Bem Haja…

• Elisabete:

Olá,Frei Andrade! Espero que tudo esteja a correr bem na sua nova Missão em Cabo Verde. Desejo-lhe tudo de bom. Um Abraço

• Elisabete:

• fernando Santos:

Olá Frei Andrade! envio-lhe um forte abraço de todos os amigos de leça da palmeira, e que Deus o ajude a desempenhar com sucesso as tarefas na sua nova missão. quando puder ligue-me que eu gostaria imenso de falar consigo.
    Saudações de paz e bem.

• nataly:

olá frei Andrade que Deus te ilumine e te de forças suficiente para continuar essa caminhada que Deus te proteje um abraço

• Armando Moreira:

Andrade… ando eu a pesquisar na net e quem encontro? Tú, meu bom amigo.
    de todos nós aqui de Portugal, um grande abraço na Santa paz de DEus.
    Um bem haja para ti e felicidades na tua patóquia.

• lena:

ola frei Andrade. em nome dos jovens de I’bane uma grande abaço que Deus te ilumine nas tuas caminhadas. abraço.maninho