Notícias e informações das folhas paroquiais das duas dioceses de Cabo Verde vão dando sinais de um dinamismo crescente para a pastoral das famílias. Santiago e Mindelo colocaram a Família no centro da atenção pastoral, embora tomando em cada realidade diocesana aspectos próprios, de acordo com as necessidades e o plano estabelecido em cada lugar. A Diocese de Minde

Na paróquia de Nossa Senhora do Livramento, S. Antão, o pároco, Pe. Adriano tem vindo a realizar visita às famílias, o que ele considera «uma oportunidade simples e bonita de conhecer e estar com as famílias da paróquia. Entramos, conversamos um pouco e rezamos em todas as casas, com as pessoas. O Pároco qualificou de excelente o acolhimento das pessoas!  Está assente o « compromisso de uma presença e missa mais regular» do padre, que pede ao Espírito Santo que continue a animar e fortalecer os fieis e as famílias, especialmente de Fontainhas, que ele visitou recentemente .

“Família, torna-te aquilo que és! “ é o Lema Paroquial 2011/2012, expressão local do lema diocesano que aponta para a dimensão missionária da família cristã.

O Boletim das paróquias Nossa Sra do Livramento, de Santo António das Pombas, bem como de S. Vicente têm destacado frases célebres sobre a família, extraídas da Bíblia, de encíclicas ou outros documentos da Igreja e de autores antigos célebres. Afinal, família diz respeito a todos.

Na diocese de Santiago, tem havido iniciativas paroquias, aqui e ali. Na paróquia de Nossa Senhora da Graça realizam-se encontro de famílias nas diversas comunidades, sob a animação do secretariado paroquial da Família. Há também outras inicaitivas que visam apostar na formação dos recém casados, de modo a consolidar a formaçao anterior ao casamento

Casais da paróquia da Imaculada Conceição da Virgem Maria apostam nos mensais de Encontros de Casais, em pequenos grupos, com apresença de um sacerdote, seguindo o modelo das Equipes de Nossa Senhora. .

Na paróquia de santa Catarina, por exemplo, a Associação Jesus, Maria e José vai se apresentar no dia proximo Domingo, dia 27, para dar divulgar o espírito e a abrangência do trabalho que desenvolve. A pastoral familiar que essa associação promove procura ajudar espiritualmente todas as famílias (baseada ou não casamento). Este detalhe é muito importante no contexto cabo-verdiano onde tem vindo a diminuir o sacramento do matrimõnio. É uma forma de proporcionar a todas as as famílias a formaçáo que precisam neste tempo difícil pra a vida em família.

PZB e Folhas paroquiais