Nos domingos de Advento, é de costume que as famílias e as comunidades católicas se reúnam em torno à coroa para rezar.
A forma circular: O círculo não tem princípio, nem fim. É sinal do amor de Deus que é eterno, sem princípio e nem fim, e também do nosso amor a Deus e ao próximo que nunca se deve terminar.
As ramas verdes: Verde é a cor da esperança e da vida.
As quatro velas: simbolizam, cada uma delas, uma das quatro semanas do Advento.
OBS: Se houver uma vela cor de rosa, é pra ser acesa no terceiro Domingo, Domingo da alegria, mais próxima do Natal.
 
 

Sugestões:

a) Recomenda-se fazer a coroa de Advento em família, aproveitando a ocasião para ensinar às crianças o sentido e o significado de tal símbolo de natal.
 
b) A coroa deverá estar em um lugar privilegiado da casa, onde seja facil-mente visível a todos …
 
c) É conveniente fixar um horário para se fazer a liturgia da coroa de Advento …
 
d) Recomenda-se repartir as funções de cada membro da família durante a litur-gia. Um pode ser o que acende a vela, outro o que lê a passagem bíblica, outro que faz algumas preces…
 

Oração para o acender da 1ª Vela

Deus nosso Pai, ao começar este Advento, queremos acender a primeira vela desta coroa. É um sinal da luz que ilumina a nossa esperança. Queremos que esta vela seja um sinal do nosso permanecer desperto e com os olhos do coração abertos para ler os sinais e vestígios da tua vinda e da tua pre-sença entre nós. Que não deixemos de ver nada do que nos fala de ti. Que não perca-mos nunca a sensibilidade para sintonizar contigo onde quer que estejas.
 
 
 
O que é Tempo do Advento ?
 
Denomina-se de Advento o tempo correspondente aos 4 domingos, às 4 semanas antes do Natal. Muitas tradições e conteúdos estão relacionados com esse tempo.
  
Início do Ano Litúrgico:  Para a Igreja Cristã no Advento inicia-se o novo ano.
O primeiro Domingo de Advento é o início do calendário litúrgico da Igreja que organiza e determina as comemorações, as celebrações e os principais conteúdos da vida comunitária dos cristãos; por exemplo: Advento, Natal, Epifania, Paixão, Páscoa, Ascensão, Pentecostes, Trindade etc. 
 
Espera e Vigília: Advento significa “vinda”, “chegada”. Está relacionado à chegada de Deus ao mundo.
 
- TEM A VER COM A PREPARAÇÃO da festa do nascimento de Jesus.
- Ao mesmo tempo, esta “espera” recebe os traços litúrgicos e de comportamento próprios de uma “vigília”, a partir do impacto da expectativa das comunidades cristãs (venha o teu reino) RELACIONADA COM A SEGUNDA VINDA DE CRISTO, à chegada do “novo Céu e a nova terra”.
 
Temos nesta época conteúdos de fé e tradições cristãs que promovem a alegria, causada pelas dádivas de Deus relacionadas ao nascimento de Jesus e pela expectativa de uma ação salvadora plena que ainda vai chegar, neste caso uma antecipação da grande alegria vindoura.
 
 
Esperança: advento é um tempo apropriado para fomentar a construção da esperança, uma esperança que transcende os limites das necessidades materiais e imediatas, uma espe-rança que inclui uma visão de mundo, de tempo e espaço onde é possível a dignidade, a justiça, a paz e o amor, o equilíbrio da vida e da Criação de Deus. Para a construção desta esperança necessário se faz re-elaborar e resistir aos apelos do consumo, próprios desta época em que o comer-cio e outras ações típicas da sociedade de consumo propõe, subvertendo os conteúdos e as tradições criadas em torno do Natal de Deus no mundo.
 
 
Arrependimento e Limpeza:  Já o profeta João Batista cha-mava o povo para o arrependimento e ao batismo: “Arrependam-se dos seus pecados porque o Reino do céu está perto! … e João os batizava no rio Jordão” (Mateus 3.2 e 6). Não se sabe determinar quando iniciou, mas até hoje em certas regiões na época do advento as pessoas e famílias fazem uma limpeza interior e externa: avaliam a sua vida e constroem esperanças novas para o futuro etc.
 

One Response to “A coroa de Advento nas casas: oportunidade para oração familiar e catequese”

  • Carlos e Odete Salomao:

    Obrigado aos homens de boa vontade, por nos lembrarem deste momento, que nos torna confiantes na palavra e esperançosos pela vinda do Filho que nos rege/
    É MUITO BOM APRENDER

    “DEUS ABENÇOE A TODOS”

Deixe um comentario

Categories