SINTONIA ESPIRITUAL

Liturgia do dia
Deus de bondade, que pelos vossos dons maravilhosos nos fazeis participantes dos bens eternos ainda nesta vida mortal, guiai-nos de tal modo nos caminhos deste mundo que possamos chegar à luz eterna em que habitais. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

Quaresma 2014

Mensagem do Papa Francisco: Fez-Se pobre, para nos enriquecer com a sua pobreza (cf. 2 Cor 8, 9)

papa urbi orbiPapa Francisco

EVANGELII GAUDIUM

' A Alegria do Evangelho' é a primeira Exortação Apostólica do PAPA FRANCISCO sobre a transmissão do Evangelho no mundo actual.

quarsma

QUARESMA: Nem só de pao vive o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.

A FAMILIA EM PRIMEIRO LUGAR

Dom Arlindo Gomes Furtado Bispo de Santiago de Cabo Verde
Mensagem do nosso Bispo

Explicação do Brasão do Bispo

Entrevista de Dom Arlindo na TCV
(28 Dezembro 2010)

Vídeo Oração da família

Publicidade da Igreja Católica nos EUA

Fica aqui uma sugestão para a oração do ritual da coroa do Advento. Ela pode ser feita antes da Eucaristia  de cada um dos domingos, ou na Liturgia das horas ou em qualquer outro momento solene de oração, durante o Advento.

1º Domingo do Advento - Acende-se a  PRIMEIRA VELA

A luz nascente nos conclama a refletir e aprofundar a proximidade do Natal,  onde Cristo, Salvador e Luz do mundo brilhará para a  humanidade. Lembra ainda o perdão concedido a Adão e Eva. A cor roxa nos recorda  nossa atitude de vigilância diante da abertura e espera do Senhor que virá.

Oração:

A luz de Cristo, que esperamos neste Advento, enxugue todas as lágrimas, acabe com todas as trevas, consolem quem está triste e encha nossos corações da  alegria de preparar sua vinda neste novo ano de graça!

2º Domingo do Advento – Acende-se a  SEGUNDA VELA

A segunda vela acesa nos convida ao desejo de conversão, arrependimento dos nossos pecados e também o compromisso de prepararmos, assim como São João Batista, o caminho do Senhor que virá.  Esta vela lembra ainda a fé dos patriarcas e de São João Batista, que anuncia a salvação para todos os povos.

Oração:

3º Domingo do Advento – Acende-se a  TERCEIRA VELA (Rosa)

A terceira vela acesa nos convida à alegria e ao júbilo pela aproximação da chegada de Jesus.  A cor litúrgica de hoje, o rosa,  indica justamente o Domingo da Alegria, ou o Domingo Gaudette,  onde transborda nosso coração de alegria pela proximidade da chegada do Senhor. Esta vela lembra ainda a alegria celebrada pelo rei Davi e sua promessa que, agora, está se cumprindo em Maria.

Oração:

Alegrai-vos sempre no Senhor! De novo vos digo: Alegrai-vos! O Senhor está perto”

4º Domingo do Advento – Acende-se a  QUARTA VELA

A quarta vela marca os passos de preparação para acolher o Salvador,  nossa expectativa da chegada definitiva da Luz ao mundo. Simboliza ainda nossa fé em Jesus Cristo, que ilumina todo homem que vêm a este mundo e  também os ensinamentos dos profetas, que anunciaram a chegada do Salvador.

Oração:

Céus, deixai cair o orvalho, nuvens, chovei o justo;  abra-se a terra, e brote o Salvador!

Pastoral da Comunicação (Pascom)

Telefones:
(238) 2619788

Email: pascomdscv@gmail.com

Secretaria do Bispado:
Tel: (238) 2611119
Fax: (238) 2612126

Secretaria da Cúria Diocesana
Tel: (238) 9188983
Fax: (238) 2612126

Seminário de S. José:
Tel: (238) 2613576