P. Bernardo (1º Esq) no funeral do saudoso Padre Pio em 1999, igreja de St. Patrick, Boston

O Padre Bernardo Vaschetto, Capuchinho, que morreu no dia 24 (pp) em Torino, e serviu a comunidade por dezenas de anos, gostaria de ser enterrado em Boston, USA, perto de um confrade com quem trabalhou longos anos em CaboVerde e mais ainda nos EUA.

ESTE ERA O SEU grande desejo, diz com tristeza o Sr João Ribeiro Djondjon) de Scituate, que o acompanhou em 2004, quando regressava doente à Itália, depois de os Capuchinhos terem cessado o serviço a St. Patrick. «Ora ki´n morrê n ta gostaba di ser interrado perto di Nho Padri Pio, na Boston», Nho Djondjon, seu grande amigo, atesta que estas são palavras de Nho Padre Bernardo, repetidas muitas vezes em Scituate, comunidade por que ele tinha especial predilecção, o que é bem sabido em todas as comunidades.

SERIA UM GRANDE ALEGRIA E CONFORTO: ´Ta serba nos grande alegria recebe corpo di Nho Padre Bernardo pa ser lavado para tudo comunidadi´, diz com serenidade o Sr Ribeiro que acrescenta: » Se ele ficasse em Boston, junto do Padre Pio, todos poderiam ir e rezar perto da sua sepultura entre os cabverdianos que ele tanto amou».

Aos 75 anos, depois de 31 anos de apostolado entre os cabo-verdianos nas ilhas e na diáspora americana, o padre Bernardo sentia-se um caboverdiano e testemunhava essa ligação no conhecimento e uso da nossa lingua e costumes.

UMA  MISSA DE SUFRÀGIO foi ontem celebrada em S. Patrick, Boston e a Igreja de Baixo estava quase cheia. Antigos acólitos dos primeiros temos do P. Bernardo em Boston fizeram questão de ajudar a Missa, lembrando os velhos tempos da instrução de como ajudar bem a Missa e servir com devoção o altar do Senhor.

No fim da missa as Irmãs franciscanas deixaram que outros dessem testemunhos sobre o P. Bernardo. Foi destaca a contribuição espiritual e o grande presente para as comunidades que foi o Pe. Bernardo, que instruiu na fé e aumentou em todos a devoção a Nossa Senhora e o amor aos sacramentos da Eucaristia e Confissão.

UM CÂNTIGO MARIANO FOI ENTOADO no fim da Missa, bem ao jeito daquele que amava muito a Virgem Maria e saudava as pessoas muitas vezes dizendo: ´Ave Maria´.

Saudosos, semblantes de tristeza, mas com fé, todos se animam com a esperança de que junto de Deus o Pe. Bernardo recebe a coroa da glória. Alguém dizia num comentário no facebook que Deus dirá ao Pe. Bernardo: servo bom, entra na glória do teu Senhor.

O Pe. Bernardo chegou a Cabo Verde em 1970. Trabalhou na ilha do Fogo e foi transferido 3 anos depois para S. Nicolau onde esteve até 1978. De volta à Itália, permaneceu aí uns anos e veio para os EUA em 15 de Julho de 1981.

DESCANSE EM PAZ A SUA ALMA.

PZB