A Paróquia de Santa Catarina na ilha de Santiago prepara para celebrar mais uma festa da Santa Padroeira a ter lugar no próximo dia 25 de Novembro. Este ano, de acordo com o padre Angelino Coelho, pároco, a eucaristia em honra de Santa Catarina vai ser presidida pelo padre Irineu Correia, pároco da Paroquia de Santo Amaro, Tarrafal.

A celebração começa com a procissão que tem início na Igreja Matriz (conhecida por Igreja de Baixo) e, vai percorrer a estrada principal e a estrada nova que liga Igreja e a comunidade de Cabeça Carreira, esta constitui uma das novidades para a festa deste ano. A estrada está a ser preparada para ser asfaltada brevemente, no entanto, não estará pronta para a festa, mas vai permitir o acesso da população ao Centro Social do Calvário e da Igreja Matriz.

Imagem de Santa Catarina, Virgem e mártir. Filósofa, ela é Padroeira dos Estudantes

Outra novidade é que este ano, para além da imagem de Santa Catarina, a celebração conta também as imagens dos outros Santos Padroeiros das 12 capelanias que compõem a Paróquia. Uma iniciativa que, de acordo com o pároco “é uma forma de vincar a unidade/comunhão da família paroquial e é também uma forma de mobilizar todos os recantos da Paróquia a participarem nesta festa. Ninguém fica de fora”.

A festa vai contar a participação de membros do Governo, Representantes de Cooperações Estrangeiras, autoridades locais, fiéis de todas as paróquias de Santiago e emigrantes.

Depois da missa, haverá uma visita guiada às obras do Centro Social do Calvário – CSC, que está em fase de acabamento, com exibição de imagens 3D do CSC.

DS