É justo dar graças a DeusAs três comunidades linguísticas da paróquia reunida pra a Missa de hoje

Mais de 250 membros da comunidade paroquial de St. Patrick, em Roxbury (Boston) reuniram-se hoje, 25 de Novembro, Dia de ´Thanksgiving` – Acção de Graças –  nos EUA, para celebrar a Eucaristia trilingue, como vem sendo costume há décadas. Os cabo-verdianos, como sempre, eram a maioria, e por isso, com mais responsabilidade de dar vida a esta celebração paroquial.

Presidida pelo Padre Wadron, Pároco e concelebrada pelo Pe. Carlos e P. Zé, a Santa Missa foi muito bem participada, com cânticos e orações em português, espanhol e inglês. Um sinal da unidade da Igreja que louva o mesmo Senhor pela inspiração do mesmo Espírito Santo.

AGRADECER SEMPRE
A acção de graças a Deus pela vida, pela fé, pela sua Igreja reunidos e por todos os seus benefícios foi a tónica da Homilia, partilhada pelos 3 sacerdotes, em 3 línguas. Deus sempre merece a nossa gratidão, a exemplo do samaritano que ´voltou´para agradecer pela cura (evangelho de hoje). O Pároco, Pe. Waldron, lembrou quão importante e bela é a reunião e a união das 3 comunidades linguísticas que formam a paróquia que completou há uns meses 175 anos de existência, sempre voltada para o serviço e o acolhimento dos emigrantes. Ele aproveitou pra agradecer o apoio de todos durante o tempo em que esteve muito doente.

A BÊNÇÃO

No fim da Missa, com a ´igreja de baixo´cheia, os 3 padres fizeram em conjunto a tradicional bênção do  pão, simbolizando a bênção de toda os frutos da terra, da refeição de hoje e dos bens que Deus concede ao seu povo.

Foram lembrados os padres e irmãs que passaram pela paróquia, com destaque hoje pelo padre Bernardo Vaschetto, capuchinho, que se encontra numa situação delicada de saúde, especialmente nos últimos dias. Fez-se uma oração por ele.

CONVÍVIO NA IGREJA E NAS CASAS

Depois da Missa os padres, irmãs e membros das 3 comunidades reuniram-se no salão para um refresco e um breve convívio.

Nas famílias vai-se continuar a festa da acção de graças ao Senhor, Fonte de todas as bênçãos materiais e espirituais. Costuma haver quem uma breve oração de acção de graças a Deus antes da refeição, que começa em horas variadas: das 13 às 17 horas, ou até mais tarde. Nalguns casos, há quem passe por várias casas para saudar os amigos ou familiares

Nas casas encontra-se toda a espécie de comida ´própria´ para a ocasião. Não pode faltar o peru, símbolo da refeição do Dia de Acção de graças. A Igreja e muitas instituições providenciam para que a mingém falte uma mesa farta nesse dia.

O Dia da acção de graças é sempre na última quinta feira de Novembro. Feliz coincidência do dia, quinta feira, dia em que o Senhor instituiu a Eucaristia. Esta significa precisamente ´Acção de graças´. Dar graças a Deus nesse dia, além de simbólico, é bom e é mais do que justo, pois são muitas as graças recebidas por todos a cada hora.  Uma simples coincidência? Como dizem os americanos: É preciso que cada um conte bem as bênçãos recebidas.

Para além do Natal, é hoje o dia em que as famílias ou grupos de famílias e amigos mais se juntam pra um momento intenso de convivência e refeição comum.

Tomara que Deus seja lembrado, louvado e lhe sejam dadas muitas graças. Hoje e sempre. Por tudo. Amen.

PZB

2 Responses to “Comunidade cabo-verdiana em Boston (EUA) celebra Dia de Acção de graças”

• Laura:

Chamo-me Laura recharto
    Venho por este meio pedir incarecidamente o vosso apoio numa questão de garante sensibilidade, procuro uma prima de nome gete, a mãe chama-se Eva quilombo ngola;é angolana e vive no cazenga e gémea, o pai e cabo verdiano e vivem aí em Boston.
    Já nao avejo a 15anos, ela deixou 2filhas em angola uma dela e a nelma é a mais velha, teve com o djone também cabo verdiano que foi expulso de Boston por agredir a minha prima, sei que ela tem mais 2 filho ai nao sei o nome, mais o meu motivo de aflição e a minha tia Eva gémea da minha mãe são; ela também nao sabe nada até hoje da filha e vive angustiada triste por isso, ela esta muito mal e gostaria que alguém de boa fé me podasse ajudar pelomenos entrar em contacto com a minha prima com urgência, agradecia de coração.

• admin:

Salve, vou encaminhar este comentário à comunidade de Boston, a ver se alguém dá umas pistas para ajudar. Precisamos de mias elementos: endereço onde viveu, por exemplo. Boston é muito grande.