A Igreja Católica na Guiné Bissau está em Júbilo com a ordenação de mais um bispo guineense. Trata-se do Padre José Lampra Cá, de 47 anos, na Sé Catedral de Bissau. O Sagrante principal foi Dom José Camnaté Na Bissign, bispo de Bissau e os co-sagrantes foram Dom Pedro Carlos Zilli e o Núncio Apostólico, Dom Luís Mariano Montemayor, representante do Papa Bento XVI para a Guiné-Bissau, Cabo Verde, Senegal e Mauritânia.

De Cabo Verde deslocaram-se os dois bispos, Dom Arlindo Furtado, Bispo de Santiago e Dom Ildo Fortes, bispo de Mindelo. Trata-se de um gesto de comunhão da Igreja Africana na região da África Ocidental, que está dando sinais de vitalidade. É também um gesto simbólico pois representam a Diocese-Mãe de onde foi desmembrada a Diocese de Bissau.

Na cerimónia participaram representantes das Dioceses vizinhas, da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), autoridades nacionais e o corpo diplomático acreditado no país.

D. José Lampra Cá, nomeado pelo Papa Bento XVI, a 13 de Maio, junta-se a D. José Câmnate, bispo de Bissau, e a D. Carlos Pedro Zilli, bispo de Bafatá. Ele escolheu como lema episcopal: procurai primeiro o reino de Deus e a sua justiça.

Biografia de Dom Lampra Cá

Natural de Blom, região de Biombo, norte da Guiné-Bissau, José Lampra Cá nasceu a 5 de Janeiro de 1964. Frequentou estudos filosóficos em Ziguinchor, e Teológicos em Dakar (Senegal) entre os anos 1990 e 1995. Em 1997 foi ordenado padre e recebeu a missão de Vice-reitor do Seminário São Kizigto, em Bissau.

Entre 2000 e 2005 esteve em Itália, onde se Doutorou em Filosofia pela Pontifícia Universidade Urbaniana. De volta ao país, ao actual bispo auxiliar de Bissau foi confiado o cargo de Reitor do Seminário Maior, em Bissau, e Pároco da Paroquia de Cristo redentor, assim como ao exercício das funções de Professor de Filosofia, no Seminário maior Dom Settimio Arturo Ferrazeta, em Bissau.

PZ com dados de: Radio Vaticano e Jornal Digital (notícias em tempo real)

3 Responses to “Ordenado hoje, 12, Dom José Lampra Cá, Bispo auxiliar da Diocese de Bissau”

• Francisco Brito:

Parabénssssssssssssssss,A Igreja de Guiné Bissau, regozija – se com o seu novo bispo.
    Que o Espírito Santo ilumine aquela diocese.
    Um abraço a todos os seminaristas daquela diocese.

• Limacedo Antonio da Silva:

Desejo parabenizar o amigo D. Lampra Cá pela sua ordenação episcopal. Estudamos juntos em Roma e vivemos no Colégio Pio Brasileiro. Dou meu testemunho de seu exemplo de vida simples, estudante dedicado e fervoroso sacerdote. Fico honrado por esse designio divino. Parabés e minhas orações. Pe. Limacedo Antonio da Silva- Brasil.

• osvaldino:

Parabéns, que Deus vos ajude . Isto é motivo de festa para a Igreja Cátolica principalmente quando é em África. Peço a Deus que continue a derramar o Espirito Santo sobre a sua Igreja. Um braço a todos os seminaristas de lá de quem fomos colegas. Parabéns a todos.