Procissão de Nossa Senhora da Graça

Depois de mais de dois meses de férias, a Paróquia de Nossa Senhora da Graça iniciou, este fim-de-semana,  01 e 02 de Outubro, o novo ano catequético, com missas em várias comunidades e apresentação dos catequistas, assim como a distribuição dos kits.

Centenas de crianças, muitas que começam pela primeira vez, voltam a encher, todos os domingos, as salas de catequese para a formação catequética. Para elas é um nível de iniciação à vida de fé, fundada no evangelho de Jesus Cristo. As crianças são iniciadas também na riqueza da vasta Doutrina cristã de tradição Católica que constitui um elemento fundamental da nossa identidade que é preciso revalorizar. Por isso em muitos lugares a catequese é chamada  simplesmente ´Doutrina´, mas esta é um aspecto da Catequese.

CATEQUESE: GRANDE PRIORIDADE

Este ano, mais do que nunca, a catequese é uma das prioridades da Diocese de Santiago de Cabo Verde, segundo as instruções de D. Arlindo Furtado. Para este novo ano pastoral a Paróquia de Nossa Senhora da Graça continua a apostar na formação humana e cristã das crianças e dos adolescentes.

FESTA DO CREDO

Padre Joao Augusto

O Pároco, padre João Augusto, adianta que vai continuar o trabalho que, em conjunto com sua equipa, vem fazendo nos últimos dois anos, desde que assumiu a Paróquia. Para este novo ano pastoral o pároco avança algumas medidas que vão entrar em vigor. Ao contrário do que vem acontecendo ao longo dos anos, este ano não vai haver crisma, uma medida que segundo padre João Augusto, pretende ser uma forma de preparar os jovens para a vida cristã e mantê-los mais perto da igreja. “ É uma maneira de ver se conseguimos que este sacramento seja recebido num momento de  maior estabilidade, paz de espírito e sossego, para que os jovens continuem na Igreja”. Em vez de haver Crisma este ano, vai haver uma nova etapa de celebrativa: a Festa do Credo, que acontece pela primeira vez na Paróquia de Nossa Senhora da Graça.

APOSTA NA FAMÍLIA RECEM-CONSTITUÍDA
Outro desafio e prioridade desta paróquia é a família, com maior enfoque na família recém-constituída. Desde o ano passado está- se a trabalhar na criação de uma associação de casais, um grupo de promoção de crescimento espiritual dos casais, sobretudos os recém- casados. Um trabalho que tem contado com o empenho do Secretariado da Pastoral da Família.

Tem havido mais ordenaçoes nos últimos anos, mas ainda faltam padres para as comunidades

2011: UM BALANÇO

O Padre João Augusto aproveitou para falar do ano pastoral findo, um ano que avalia como sendo positivo. O destaque vai para  as muitas realizações a nível de sacramentos de baptismo, confirmação e matrimónio. Mas também um época que trouxe alguns desafios. “O grande desafio tem sido conseguir que os pais consigam acompanhar os filhos baptizados à igreja, que aqueles que foram crismados, na idade de turbulência, consigam passar a crise de adolescência e manter-se na Igreja”.

A FALTA DE SACERDOTES

A falta de sacerdotes foi no passado e continua a ser hoje uma das principais dificuldades na evangelização. “Temos 17 comunidades e celebrar missas em todas essas comunidades, todos os domingos não foi possível. Para que as comunidades não fiquem sem celebração semanal, a Paróquia formou cristãos para presidirem à celebração da Palavra, de tal modo, que em todas as comunidades, haja todos os domingos o encontro da comunidade. Assim, fica um domingo para missa e outro para a celebração da Palavra”.

Mais um ano pastoral que se inicia com a forte aposta na evangelização, o lema do ano passado que este ano continua a ser o foco de todo o trabalho pastoral.

Recorde-se que os três aspectos da prioridade diocesana para os próximos anos são a valorização da iniciação cristã para TODOS, a catequese para crianças e adolescentes (com uma componente forte de aplicação da fé à vida), e Educação para Amor, que inclui família e Juventude. Afinal, a Evangelização é um Corpo com muitos membros e eles interagem. a saúde de um membro ajuda na estabilidade de todo do Corpo que é a Igreja.

DS

Comments are closed.