A Igreja em Cabo Verde, a aposta na evangelização

Dar a conhecer o lema do ano pastoral e lançar as bases para o desenvolvimento de um projecto pastoral comum nas dioceses de Santiago de Cabo Verde e de Mindelo, são os principais objectivos da Circular do Bispo da Diocese de Santiago de Cabo Verde e Administrador Apostólico da Diocese de Mindelo, Dom Arlindo Gomes Furtado. Enviada a todos os cristãos católicos e Agentes pastorais de Cabo Verde em Outubro pp, essa carta anuncia o lema: A Igreja em Cabo Verde, a aposta na evangelização, escolhido para orientar as duas dioceses numa perspectiva de sintonia e colaboração.

O Senhor Bispo, na perspectiva de maior colaboração entre as dioceses, apela ao desenvolvimento de um espírito de unidade e manifesta o desejo de se criar “ as melhores condições” para que já no próximo ano haver “programas preparados em comum nas duas dioceses”. Tudo isso é “em ordem a uma evangelização mais profunda e mais adequada” de todos. O pastor diocesano ressalta a renovação “no ardor, na linguagem e nos métodos”, pontos sobre os quais os documentos recentes da Santa Sé têm feito referência insistente.

Em sintonia com o LEMA “a aposta na evangelização”, o Prelado anunciou a sua motivação em criar para breve uma Escola de Catequistas e paulatinamente um curso de Ética e Ciências Religiosas.

O documento que ora se divulga situa-se “numa fase de transição” e faz eco a uma preocupação da Igreja que remonta ao Concilio Vaticano II (1962-1965), com forte ressonância nos pontificados do Papa João Paulo II e de Bento XVI. O primeiro, foi o que mais falou e escreveu sobre a nova evangelização, e o Sumo Pontífice, Papa Bento XVI, está tão decidido a levar avante a missão de re-evangelizar, que criou há pouco tempo o pontifício Conselho para a Nova Evangelização.

Leia aqui a circular e, por favor, mande-nos a deixe a sua opinião usando o “CONTACTO” da nossa página.

(Pe. Zé A. Borja)

DS Circular N.º 05/10 27/10/2010 Comunicação do Lema Pastoral