253 jovens vão receber o crisma

No fim-de-semana que aí vem, 253 de jovens da Paróquia de Santo Amaro Abade, na Ilha de Santiago, vão receber o crisma das mãos do Senhor Bispo da Diocese, Dom Arlindo Furtado. No dia 6, Sábado às 16h00, serão 135 jovens das Capelanias de Vila, Chão Bom e S. José e no dia 7, Domingo, às 10h00 serão 118 jovens das Capelanias de Nossa Sra. de Fátima, Santa Rita, S. Agostinho, Nossa Sra. de Boa Esperança e Santo António.

Uma intensa preparação final incluiu cinco sessões presenciais, contando com um programa que permitirá os crismandos estar em condições de professar a fé (saber rezar o CREDO), conhecer os SACRAMENTOS DA SANTA IGREJA, os MANDAMENTOS DA LEI DEUS, os MANDAMENTOS DA SANTA IGREJA, as CONDIÇÕES PARA BEM CONFESSAR, as CONDIÇÕES PARA BEM COMUNGAR, saber as orações básicas de cristãos, conhecer os PECADOS CAPITAIS, os DONS DO ESPÍRITO SANTO, os FRUTOS DO ESPÍRITO SANTO, saber as respostas da Missa e conhecer as OBRAS DE MISERICÓRDIA, corporais e espirituais.

D. Dina: Valeu o esforço

Conforme a D. Guilhermina de Pina Correia (D. Dina), membro do Secretariado da Catequese e responsável pela formação do catecumenato, a preparação decorreu com muita intensidade, contando com algumas pequenas dificuldades mas, os crismandos se esforçaram muito contribuindo para que tudo corresse sem grandes sobressaltos. Ela realça que, para o Secretariado da Catequese, valeu o esforço sabendo que existe muita gente na paróquia, adulta e engajada que ainda não recebeu o sacramento do crisma.

Pe. Irineu: Depois disto, a celebração do crisma voltará à perfeita normalidade

Pe. Irineu Correia

Para o pároco, Pe. Irineu Correia, que conta já com três anos à frente da paróquia, esta segunda vaga de celebração do sacramento do crisma, depois da do ano passado, vem completar um ciclo depois do qual a celebração do crisma na paróquia voltará à perfeita normalidade e acontecerá de forma regular ao longo dos anos, conforme as instruções pastorais da diocese. Basicamente, os últimos dois anos têm sido de recuperação de quase 17 anos sem realização do crisma nessa paróquia o que tem trazido inúmeros problemas à participação dos fiéis leigos em algumas as actividades do seu “ministério” de leigo, nomeadamente no serviço de padrinhos e madrinhas, mesmo alguns dos actuais mais activos agentes das pastorais na paróquia. Por isso, nesses dois anos, visou-se sobretudo os catequistas, grupos de jovens, os legionários e casais com até um ano de casamento, pessoas já com algum engajamento eclesial que ainda não tinham tido a oportunidade de receber o sacramento de confirmação.

Para saber mais sobre o sacramento do crisma consultar o link a seguir:

2 Responses to “Jovens da Paróquia de Santo Amaro Abade recebem o Crisma”

• Padre Ze:

Foi com grande alegria e surpresa que encontrei esta noticia sobre o crisma na Paroquia. Estando ainda em circuito limitado, fico antecipando o momento em que todos se envolval mandando noticias e comentando os conteudos do website.
    Deus abencoa a Dona Dina, do Secretariado da Catequese, que colaboraou nesse processo de comunicacao.
    Um abraco ao paroco a quem agradecemos pela entrevista concedida. Contamos sempre com todos os padres irmas e fieisleigos.
    Juntos, pela nova evangelizacao.
    Padre Ze

• Pedro Moreira:

É com alegria receber essa notícia. Nunca me esquecerei de o desabafo de um jovem na altura que o Pe. Irineu era empossado na paróquia. Ela lamentava que agora com os seus trinta e poucos anos era para ser crismada ainda teenager mas tal não aconteceu e desde essa data nunca mais houve crisma nessa paróquia. Bem haja, Pe. Irineu! O Senhor te ilumine, sempre!