Dom Arlindo tem procurado dar atenção à diáspora caboverdiana

 

A peregrinação anual dos Migrantes e Refugiados ao Santuário de Fátima, Portugal, é presidida por o bispo de Santiago, Arlindo Furtado. Inserida na 39ª Semana Nacional das Migrações, iniciativa da Obra Católica Portuguesa das Migrações (OCPM), acontece nos dias 12 e 13 deste mês sob o tema “Uma só família humana”

 A página oficial na internet da Obra Católica Portuguesa de Migrações (OCPM), apela a todas as comunidades para participarem na peregrinação, e em especial à cabo-verdiana, uma vez que, este ano, quem preside às cerimónias é o bispo de Santiago, Arlindo Furtado.

“Em cada ano uma comunidade específica de imigrantes ou as comunidades portuguesas de determinado país são colocadas como intenção especial da peregrinação. Este ano, queremos realçar a comunidade imigrante de Cabo Verde que tem uma forte presença em Portugal. Porisso, apelamos a uma participação massiva de todos os imigrantes cabo-verdianos na Peregrinação”, refere o site.

No dia 12, está marcada a missa da vigília, celebrada no altar do recinto, logo após o rosário das 21h30, e é presidida pelo Bispo de Beja, Portugal, António Vitalino Dantas, que é também presidente da Comissão Episcopal da Mobilidade Humana.

No sábado, 13, é a celebração da Eucaristia, às 10 horas, que inclui também a bênção dos doentes e a Procissão do Adeus. Estas cerimónias são presididas por dom Arlindo Furtado.

 A peregrinação dos Migrantes está integrado na Semana das Migrações que tem como tema, este ano “Uma só família humana”, o mesmo da mensagem do Papa Bento XVI para o 97º Dia Mundial do Migrante e do Refugiado.

“Todos, tanto os migrantes como as populações locais que os acolhem, fazem parte de uma só família e todos têm o mesmo direito de usufruir dos bens da terra, cujo destino é universal, como ensina a Doutrina Social da Igreja”, refere Bento XVI na sua mensagem.

http://www.asemana.publ.cv/spip.php?article67040&ak=1

One Response to “Dom Arlindo Furtado preside cerimónias religiosas de Fátima”

  • Mª de Fátima Sanches:

    Estou confiante que D. Arlindo, Homem anunciador da Paz e da fraternidade levará aos perigrinos a esperança que tanto precisam para uma sã convivencia neste mundo de injustiça e discriminação,independentemente da fé que professam e da raça a que pertencem.
    Que N. S. de Fátima abençõe a todos.

Deixe um comentario

Categories