Os candidatos ao Diaconado Permanente para a Diocese de Mindelo vão ser instituídos leitores no próximo sábado, dia 16 de Julho, na Pró-Catedral de N. S. da Luz, Mindelo, pelas 11h.

A Diocese convida todos a estarem presentes neste acontecimento historico da Diocese de Mindelo e de Cabo Verde. Que se saiba, é a primeira vez que leigos casados recebem o ministério de Leitor em vista ao Diaconado Permanente.

Os candidatos ao Diaconado Permanente estão agora na fase de estágio nas suas paróquias de origem.

Rezemos pelo florescimento de todas as vocações na Igreja. Foi depois do Concilio Vaticano II, (1962-1965) que o ministério do diaconado foi restabelecido e em muitas dioceses do mundo trouxe algum dinamismo na acção pastoral. E não se trata de “ajudar” o padre, mas fundamentalmente fazer resplandecer claramente na Igreja a complementariedade de todos os ministérios e vocações na Igreja de Cristo.

10 Responses to “Diocese de Mindelo: Candidatos ao Diaconado permanente vão ser instituídos leitores”

• Muito bem . O senhor não cansa de enviar trabalhadores para sua messe. Deus vos abencoe.

• audilio de pina:

É MOTIVO DE STISFAÇAO PARA A IGREJA CATÓLICA NO MUNDO EM ESPECIAL ÁS DIOCESES DE CABO VERDE PELOS EMPENHAMENTOS E NO ACREDITAR NOS LEIGOS CASADOS DAS MESMAS EM PARTICULAR DA DO MINDELO, ESTAVA NA HORA QUE ESSE FACTO VINHAM A REALIZAR CLARAMENTE AS NOSSAS IGREJAS BEM QUE PRECISAM DOS HOMENS DE BOA VONTADE PARA PARTILHAR E PARTICIPAR NA EVANGELIZAÇAO E BAPTIZAR SEMPRE EM NOME DO PAI DO FILHO E DO ESPIRITO SANTO.GOSTARIA QUE APOSTASSEM MAIS NOS JOVENS CASADOS A CONTINUAREM A DAR OS SEUS TESTEMUNHOS.O MEU CASO, AINDA NÃO PERCO A ESPERANÇA DE SER UM DIÁCONO PERMANENTE DESTA DIOCESE DE SANTIAGO NO SENTIDO DE PARTILHAR A MINHA ESPERIENCIA E CONTINUAR A PRENDER COM A IGREJA E NAS PESSOAS DOS SENHORES PADRES E DOS BISPOS.QUE DEUS ABENÇOE A TODOS AQUELES NO PROXIMO DIAS IRÃO RECEBER O MINISTÉRIO DE LEITOR QUE CONTINUA A VIVER AS SUAS VIDAS COM MUITA FÉ PORQUE QUEM DISPONIBILIZA A SUA VONTADE POR DEUS NUNCA PERDERÁ POR ACONTRÁRIO SAÍRAO TUDOS A GANHAR, POR DEUS E PARA DEUS SOMOS FELIZES.
    SEJA LOUVADO NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.

• admin:

Sim, Audilio, isto é motivo de satisfaçao. Quanto a apostar nos jovens casados para o minstério diaconal, claro que é possivel, e já existem jovens diáconos permanentes, mas nao sao tao jovens. Devem ter dado antes prova de maduridade e de estabilidade na vida matromonial, bem como serem exemplares na vivencia da vida familiar/cristã. Se o Senhor te chamar, no seu tempo devido isso se realizará.
      Agradeço-te pelo comentário enviado e peço-te que divulgues o nosso site entre colegas e amigos. Explore mais o nosso site. Obrigado. Juntos, como Igreja.

• djery:

sou djery mascap tenho 27 anos,fui seminarista no seminario deocesano de s.josé,o q marcou aminha adolescencia.Agora tenho 2 filhos. Eu acredito q muitos sao chamados e q poucos sao escolhidos,acredito que fui chamado mas não acredito q não fui escolhido,agora n posso ser padre mas o meu desejo de ser um ministro ordenado ainda vive em mim,a vocaçao perturba,irrita,inquieta mas também fascina,maravilha,e é a mesma vocaçáo q me fascinou a querer ser padre por acreditar q ser padre é a vocação mais bonita q exista,é essa mesma vocação q me esta a fascinar com sse desejo de ser um ministro ordenado de Ser um diacono permanente,sei q ainda sou jovem,mas essa é a minha meta,ku kristo ka tem tadju

• Benedito Antonio Lima:

Obrigado, Senhor Audílio.
    Nós os candidatos ao diaconado permanente, agradecemos as suas palavras.
    Olhe, somos um grupo de 10 candidatos que ao longo de 3 anos, estivemos a preparar para esse dia que será uma das etapas até a nossa ordenação se assim Deus o entender.
    Até lá, contamos com a oração de todos, pois o nosso lema é SERVIR.
    Um abraço em Cristo,
    Benedito Lima

• admin:

Caro Benedito, obrigado pela sua participaçao. Fica aqui o desafio para que os candidatos ao diaconado permanente venham ao nosso site partilhar algo com os internautas: sua experincia, a formação, o estágio. Uma pergunta: como é que os paroquianos estao reagindo perante a possibilidade de terem diáconos casados na comunidade?

• Benedito Antonio Lima:

Bom dia.
    Só agora consigo responder a vossa pergunta quanto a aceitação dos paroquianos sobre o diaconado permanente.
    Garanto-vos que tem sido aceite com carinho visto que eles acreditam nos ensinamentos da Igreja.
    Começamos com um grupo de treze candidatos mas infelizmente só conseguimos chegar até ao Leitorado, dez (sendo 7 da ilha de Santo Antão, 2 de São Vicente e 1 do Sal, embora sendo natural da ilha de Santiago).
    Esse projecto de diaconado teve o seu inicio no ano 2008 e foi fruto do trabalho do então Bispo de Mindelo Dom Arlindo, tendo como director o Padre José Mário.
    Neste momento estamos cada um numa paróquia a fazer estágio pastoral, onde que fazemos a celebração da Palavra na ausência do padre,homilias, distribuição de Comunhão e serviço de acolitado.
    Temos a consciencia que essa tarefa não é facil mas temos em mente as palavras dos apóstolos em Lucas 5,5: POR CAUSA DA TUA PALAVRA, LANÇAREMOS AS REDES.
    Um abraço em CRISTO.
    Benedito lima (benlima66@yahoo.com.br)

• djery:

-leigo
    -vida sacerdotal
    -vida consagrada
    -leigos consagrado e outros

• Edson Aniceto:

É uma Alegria vera a nossa Igreja a crescer. Jesus que prometeu estar connosco até o fim dos tempos, dará sempre cristãos bem dispostos e disponiveis para o serviço da Igreja e do REINO.

• Francisco:

O amor de Deus não tem limite,por isso força meus irmãos, que seja um tempo de encontro profundo com Ele.

“Vai vende tudo o que tens, dá aos pobres e depois vem e segue-me.”
    Abc