Hoje, solenidade de S. Pedro e S. Paulo, o Papa Bento XVI também celebra os 60 anos da sua ordenação sacerdotal: “momento mais importante da minha vida” – segundo ele mesmo descreve -, a sua ordenação sacerdotal, recebida da catedral de Frisinga, perto de Munique.

Ele recebeu o sacramento juntamente com o seu irmão mais velho, Georg, das mãos do Cardeal Michael von Faulhaber, conhecido como grande opositor do nazismo. “Adsum”, “estou aqui”, foram as palavras que pronunciou em latim, diante de Deus e do povo, o jovem Joseph Ratzinger, aos 24 anos.

Nesta quarta-feira, a Igreja universal revive esse dia, mas o Papa não quer que seja um momento de exaltação da sua pessoa; ele espera que sirva para promover na Igreja o agradecimento a Deus pelo dom do sacerdócio e para pedir-lhe que suscite novas vocações.

Daquele esplêndido dia de verão, Joseph Ratzinger recorda um detalhe que para outros passou despercebido e que ele compartilha no livro “Minha vida” (Ed. Encuentro, 1997).

“Não se deve ser supersticioso – escreve em suas memórias –, mas, no momento em que o ancião arcebispo impôs as suas mãos sobre as minhas, um passarinho se elevou do altar maior da catedral e entoou um breve canto gozoso; para mim, foi como se uma voz do alto me dissesse: ‘Está bem assim, estás no caminho justo’.”

Foi nesses dias que Joseph Ratzinger descobriu o que o sacerdote significa para as pessoas.

“No dia da primeira Missa, fomos acolhidos em todos os lugares – também entre pessoas completamente desconhecidas –, com uma cordialidade que até aquele momento eu não poderia ter imaginado”, prossegue o Papa nas suas memórias.

“Experimentei, assim, muito directamente, quão grandes esperanças os homens colocavam nas suas relações com o sacerdote, quanto esperavam a sua bênção, que vem da força do sacramento. Não se tratava da minha pessoa nem da do meu irmão: o que poderiam significar, por si mesmos, dois irmãos como nós, para tanta gente que encontrávamos? Viam em nós pessoas às quais Cristo havia confiado uma tarefa para levar a Sua presença entre os homens; assim, justamente porque não éramos nós que estávamos no centro, nasciam tão rapidamente relações de amizade.”

(Re)descoberta do sacerdócio

Esta mesma (re)descoberta do sacerdócio, no âmbito universal, é o objectivo que Bento XVI apresenta ao celebrar seu aniversário de ordenação.

Neste contexto, o prefeito da Congregação para o Clero, Cardeal Mauro Piacenza, enviou uma carta aos bispos do mundo para promover 60 horas de adoração eucarística pela santificação dos sacerdotes, pelas novas vocações e por Bento XVI.

No texto, assinado também pelo secretário da Congregação para o Clero, Dom Celso Morga Iruzubieta, explica-se que as horas de adoração eucarística dedicadas a esta intenção podem ser contínuas ou distribuir-se durante o mês de Junho, e devem comprometer “especialmente os sacerdotes”.

“O cume deste percurso de oração poderia coincidir com a solenidade do Sagrado Coração de Jesus – dia de santificação sacerdotal – no próximo dia 1º de julho”, acrescenta a carta.

Com esta iniciativa, a Igreja pretende homenagear “o Pontífice com uma extraordinária coroa de orações e de unidade sobrenatural, capaz de mostrar o centro real da nossa vida, do qual surge todo esforço missionário e pastoral, assim como o autêntico rosto da Igreja e dos seus sacerdotes”.

2 Responses to “60º aniversário de vida sacerdotal de Bento XVI”

• Maria:

Ao Pontifíce da nossa fé a nossa incansável Oração, amor e adesão ao seu magistério e Programa.É ele o vigário de Cristo, chamado e enviado para nos confirmar na fé em meio ás nossas lutas diárias.Quantas luzes nos seus ensinamentos! A nós que muitas vezes nos apegamos às evidencias,à materialidade das coisas e dos factos,que perdemos a esperança, que temos medo das exigências do amor e no mundo em que as pessoas têm cada vez mais dificuldades de perspectivar a sua vida, os seus afazeres no horizonte de Deus ele nos diz: “Deus é Amor” e que somos “Salvos pela Esperança”.Para o novo cenário económico, político e social ele nos orienta: “A sociedade cada vez mais globalizada torna-nos vizinhos, mas não nos faz irmãos”, por isso é necessário a “Caridade na Verdade”
    Tu que ainda não fizeste uma hora de adoração nas intenções do nosso pastor, do pastor dos nossos pastores, tens ainda hoje e amanhã(Festa do Sagrado Coração) para rezares pela sua santificação. Que a tua oração seja extensiva ao nosso Bispo, a todos os nossos sacerdotes que em comunhão com o Papa e o Bispo nos guiam,ensinam e animam nossa fé, e aos seminaristas.
    “Coração de Jesus, fonte de vida e Santidade”, dai-nos santos Sacerdotes.

• audilio de pina:

Como vigário de Cristo junta-se em oração com Deus interceda sem poupar esfoços apelando sempre para a paz no mundo.

Feliz aniversário sacerdotal

Conta com aminha oração.