• Celebração do 80º aniversário natalício do bispo Dom Paulino Livramento Évora e 36º aniversário da sua tomada de posse na Diocese de Santiago de Cabo Verde.

O refrão do salmo cantado na Eucaristia de ontem dizia: “Jerusalém, louva o teu Senhor”. Parafraseando este salmo podemos dizer: “Igreja Católica em Cabo Verde, louva o teu Senhor”.

Qual a ocasião para tanto louvor e regozijo?

Ontem, dia 22 de Junho, celebrámos dois aniversários de uma só pessoa: o nosso bispo emérito, Dom Paulino Livramento Évora que celebrou o seu 80º aniversário e o 36º aniversário da sua tomada de posse da Diocese de Cabo Verde.

A ocasião foi celebrada com uma Eucaristia festiva às 6h30 na Paróquia de Nossa Senhora do Socorro, Achada de Santo Ant’onio, onde ele próprio afirmou que a melhor maneira de dar graças a Deus é na Eucaristia. A celebração foi da missa vespertina da Solenidade do Corpo de Deus (que celebraremos no próximo domingo, dia 26). Presidiu a Eucaristia o próprio Dom Paulino e com ele, concelebraram o Bispo Dom Arlindo mais 12 sacerdotes entre religiosos e diocesanos de toda a ilha e também da ilha do Sal.

Durante a homilia, Dom Paulino focou a importância da vida em doação, de glorificar a Deus no serviço a Deus e aos irmãos:

“Só dando a vida é que a vida acontece.”

Ele referiu-se à sua idade como 40×2, ligando o nº a todo o simbolismo bíblico dos 40 dias de Jesus no deserto antes de iniciar a vida pública, de Moisés antes de receber os mandamentos, de Elias… os 40 dias que temos na Quaresma para preparar e entender o Mistério Pascal. Não +arou de dar graças por tudo o que recebeu das mãos de Deus, destacando o apoio familiar com que sempre contou.

A eucaristia terminou de forma emotiva com palavras do Pároco, o Padre José Constantina, que lembrou a todos aspectos muito importantes da história da Igreja e como estão profundamente ligadas à vida e vocação do Dom Paulino, como é o facto de a maior parte dos sacerdotes que temos terem sido ordenados por ele (sendo o próprio Pe. Constantina o primeiro), a Ordenação de dois Bispos, a criação de duas Dioceses. Realçou e deu graças pela robustez do Dom Paulino. Uniu-se a ele o Dom Arlindo que referiu-se com gratidão à graça de ter recebido das mãos do Dom Paulino a ordenação diaconal, presbiteral e episcopal.

Muitos foram os que fizeram questão de estar presentes e cantar os parabéns ao Bispo, prestando-lhe a sua homenagem. E foi tanta a emoção que se cantou parabéns por duas vezes.

Oitenta anos de vida e 36 de doação total à Igreja de Cabo Verde como Bispo: Demos graças ao Senhor pelo dom da vida e da vocação do nosso bispo emérito Dom Paulino Livramento ‘Evora.

3 Responses to “Louvado seja o Senhor pelo dom da VIDA e da VOCAÇÃO de D. Paulino”

• ausenda:

Longos anos de vida!
    Há 21 anos cantávamos, numa das visitas para nos confirmar na fé, as boas vindas à nossa Capelania, e hoje temos o prazer de desfrutar de um pouco da sua sabedoria todas as semanas.
    Que Deus o proteja!

• admin:

Parabens e muitas felicidades a DOm Paulino ‘Evora. Ele fez grandes coisas pela Igreja e pelo povo de Cabo Verde. Que o Senhor continue a dar-lhe luz, sabedoria, saude e PAZ.

• Flávio Borges:

O salmo foi Jerusalém louva o teu Senhor, e eu, Os Preceitos do Senhor alegram o Coração. Meus muito parabéns ao Nosso Querido Bispo Dom Paulino, que o Senhor lhe de cada dia mais força para continuar a espalhar o evangelho de Cristo. Também eu tenho um carinho muito especial a Ele, fiquei muito contente com a sua presença na nossa Paroquia em Santiago Maior no dia 29 de Junho.