Familias saindo de um encontro (Paroquia de NSra Socorro, Achada s. António)

 

Encontro Mundial das Famílias já tem catequese preparatória. Documento «A família: o trabalho e a festa» ajuda os fiéis a reflectirem sobre a sua vivência em casa, no trabalho e nos tempos de descanso

(24/5/2011) A Santa Sé apresentou esta terça-feira, em Roma, a catequese preparatória do VII Encontro Mundial das Famílias, evento que se realizará no próximo ano em Milão, entre 30 de Maio e 3 de Junho.

Subordinado ao tema “A família: o trabalho e a festa”, o documento aborda a forma como a família habita o “espaço” social e vive o “tempo” humano de hoje, na intimidade da casa, no trabalho diário e no descanso, através de um conjunto de 10 reflexões distintas.
Para o coordenador do grupo de trabalho que elaborou esta catequese preparatória, D. Franco Brambilla, “é preciso converter as casas em espaços de profunda intimidade entre casais, entre pais e filhos”.

Aquele responsável, bispo auxiliar de Milão, chamou ainda a atenção para o facto de, hoje em dia, “o trabalho estar a marcar profundamente o estilo de vida das famílias”, transformando-as em “sujeitos de necessidades”, onde falta o “sentido da festa”.
Este conjunto de textos está actualmente apenas disponível em italiano, mas será traduzido em inglês, espanhol, francês, alemão, polaco e português.

Na conferência de imprensa de apresentação, o arcebispo de Milão manifestou a esperança de que este conjunto de textos “anime o caminho de todas as dioceses do mundo, e se torne uma referência útil, não só para a pastoral familiar”.

“É preciso realizar um grande trabalho de comunicação, para que estes conteúdos não fiquem restringidos a alguns e não sejam apenas património intra-eclesial” sublinhou o cardeal Dionigi Tettamanzi.

Este ano celebra-se o trigésimo aniversário da criação do Conselho Pontifício para a Família (CPF), facto lembrado pelo presidente daquele dicastério , cardeal Ennio Antonelli.

Deixe um comentario

Categories