DSCF4128 DSCF4127DSCF4111 DSCF4126      DSCF4120 DSCF4119 DSCF4117 DSCF4115DSCF4125 DSCF4114 DSCF4113 Ontem foi um dia histórico na diocese de santiago de Cabo Verde: foi oficialmente criada a mais nova paróquia da diocese, a paróquia de S. Paulo, em Palmarejo, Praia, e foi empossado o seu primeiro pároco, o Padre João Augusto Martins.

Também ontem, na Igreja de N. Sra da Graça, foram oficialmente investidos na nova missão durante a Missa das 18 horas, o novo pároco, Pe. António Manuel Silves Ferreira (P, IMA) e o novo vigário paroquial, o Pe. Edson Bettencourt. Os dois sacerdotes nasceram e foram criados na Praia e têm com a paróquia de N. Senhora da Graça uma relação muito antiga e profunda.

DSCF4122

O Pe. Ima, novo pároco, na hora em que fazia a profissão de fé, antes de ser empossado como pároco.

Às duas celebrações da tomada de posse presidiu o Senhor Dom Arlindo Furtado que, na missa das 18 horas disse que se tratava de um dia especial.

Lembrou que se trata de um dia cheio de muitas realizações: mencionou os mais de duzentos crismados em S. Salvador do Mundo a que se seguiu a Missa em que o Padre João Augusto foi empossado o Pe João Augusto. A paróquia de S. Paulo abrange uma região muito complexa socialmente, exigente. Entre os novos desafios pastorais está o do anonimato das pessoas nessa comunidade que revela muita disparidade socio-económica. « A igreja é a única entidade capaz de unificar essa realidade», disse o bispo.

Nossa Senhora da Graça  PRAIA
Nossa Senhora da Graça é uma Paróquia muito exigente, lembrou o Bispo, que já foi pároco da Praia ainda antes do desmembramento de 4 paróquias. Ele incentivou à continuação d missão enfrentando os novos desafios. A coadjuvar o Pe. Ima vai estar o Pe. Edson, que «dentro de pouco tempo vai ser chanceler da Diocese», revelou dom Arlindo.

No fim da Misssa, o Pe. João despediu-se dos paroquianos agradecendo pelo empenho das comunidades e pedindo perdão pelo que não foi tão bem ou não pôde ser feito de 2009 a esta parte. Desejou bom trabalho aos que entram na paróquia. O novo pároco de N. Senhora da Graça, Pe. Ima, saudou os presidentes das comunidades e convocou a todos para a missão, ligando o desafio ao lema Ide e fazer discípulos. Falou na necessidade de se aproximar das pessoas «para além de missas, missas e missas…». «Não fui enviado para mandar em ninguém, mas para coordenar as actividades…» disse bem ao seu jeito descontraído sério ao mesmo tempo. Lembrou que a Igreja de N.Sra da Graça é pro-Catedral há uns 190 anos e «que é a Igreja do Bispo e de todos. «Esta é a sua Igreja, senhor bispo», «esta é a vossa Igreja, senhores padres» disse, acrescentando que espera a colaboração de todos.

9 sacerdotes participaram na Eucaristia das 18 horas em que se contava ver um maior numero de paroquianos de Na. Sra da Graça, a juntar-se aos das paróquias vizinhas que foram de saudar o Padre Ima e o Padre Edson, além de agradecerem e se desdepirem do P. João e do Pe. Alexandre que estiveram a servir a paróquia até agora. É assim a missão!

PZB