DSCF2526 DSCF2726 DSCF2661 DSCF2508 DSCF2379 DSCF2424DSCF252421 seminaristas da diocese de Santiago, sendo 13 maiores e 8 menores, participaram no encontro das férias que terminou hoje no Seminário de S. José. Os 3 que não participaram encontram-se em Roma-Itália, preparando-se para o novo ano de formação.

Na avaliação os rapazes destacaram alguns momentos: a ida à Cidade Velha e o encontro com o Pe. Campos, o encontro com o Bispo diocesano, que falou sobre os desafios à Igreja de cabo Verde à luz da Exortação do Papa Francisco, e o encontro Dom Paulino Évora, bispo emérito, que discorreu sobre a generosidade no sacerdócio.

Na cidade da Ribeira Grande a visita guiada pelo senhor Francisco Moreira deixou os seminaristas entusiasmados pelas ricas informações sobre o percurso histórico da cidade que agora é Património da Humanidade. Nesse dia experimentamos um mergulho na história voltando às origens que nos lançam desafios sociais e da vivência da fé. Celebrar a Eucaristia na Igreja de N. Sra do Rosário teve um sabor especial. Mais do que memória, foi um envio à Missão presente e futura.

O encontro com o padre Custódio de Campos deixou marcas também seja pelo seu conhecimento a nível de história, seja sobretudo pela partilha da sua vivência como padre que em Outubro completa 60 anos em Cabo Verde. Falou da chegada dos missionários e das transformações eclesiais ocorridas desde a sua chegada. Tudo isso lançou desafios aos jovens seminaristas, ávidos de beber as palavras que serenamente brotavam da boca e do coração do sacerdote espiritano que é hoje o missionário mais antigo nas nossas ilhas.

MARCOS INÉDITOS

Neste encontro aconteceram dois marcos inéditos: Pela primeira vez num encontro destes 6 seminaristas foram admitidos às ordens sacras e 1 foi instituído no ministério de leitor. Nas duas ocasiões, Dom Arlindo sublinhou o facto de os rapazes estarem a caminho e agora iniciarem uma nova etapa do percurso vocacional. Falei da necessidade de se estar disponível para corresponder com generosidade ao Senhor.

Nestas celebrações todos os colegas puderam estar presentes, o que não acontece quando a celebração é nas paróquias. Apesar disso, sugeriram que deveria acontecer na paróquia como estímulo à pastoral vocacional.

Este encontro superou os anteriores quanto à organização, pontualidade, sentido de responsabilidade. Particular destaque merece a serenidade e a solenidade dos momentos de oração (Liturgia das horas e Eucaristia). Pela partilha de todos se pode ver que este tipo de encontro vale sempre a pena por ser momento de encontro e partilha que fortalece a amizade a caminhada vocacional.

Comentários em primeira pessoa

– É um momento de partilha de experiências vividas em seminarios diversos. Valorizo sobretudo os momentos de convivencia e troca de ideias o que nos ajuda a continuar com mais esperança rumo àquilo que todos nós queremos e estamos à procura .Gostei muito e tive um ideia da etapa do Seminário Maior.(Ivandro)

– É um tempo de estabelecer uma verdadeira amizade entre nós. De facto, o nosso encontro é um tempo de troca de experiências vividas nos diversos seminários. ( Janilson).

– É um tempo onde vivemos a experiência do cenáculo, juntos com Maria nossa mãe e com a presença do Espírito Santo. Partilhamos a nossa caminhada com Cristo e com a Igreja para juntos saírmos para partilhar a alegria do encontro com Jesus Cristo. Ele que cuida da sua Igreja-Esposa enviando homens segundo o seu Coração. (Cesandro)

– Este encontro para mim é importante porque cada vez que nos encontramos temo um tempo para fazer troca de experiências vividas durante o ano de formação, as dificuldades que passamos e entre outros aspectos da convivencia durante o ano. (Emanuel)

– Avalio o encontro de forma positiva porque foi um tempo de partilha e convívio com os meus colegas seminaristas maiores, desde o inicio do encontro estive perante varios tetemunhas dos meus colegas quer ser maior ou menor. Os rapazes tiveram a preocupação de nos mostrar como é a vida no seminário maior e na universidade. (Evandro)

PZB