for familia 5 For familia 2 for familia 6for familia 4Para os participantes no 2º forum sobre a família, que decorreu de 18 a 20 deste mês, na paróquia de Santa Catarina Santiago, esta foi mais uma experiência enriquecedora por varias razões. Pra uns foi o tema, para outros reflexões e troca de experiências e para outros ainda, pela oração.

Uma iniciativa dessas permite aos casais renovarem a certeza da centralidade da família no plano de Deus e para a uma vida humana saudável e equilibrada.

Família, torna-te o que és –  comunidade de vida e de amor – continua a ser o apelo constante da Igreja que acredita na ação de Deus e na colaboração de homens e mulheres para eu a família seja o foco e o fundamento da sociedade.

A Igreja evangeliza a família, que por sua vez deve evangelizar. O Forum foi uma experiência do receber para poder dar, melhor, evangelizar com mais qualidade. Esta passa pelo real testemunho de vida dos casais, dos pais, para que os filhos bebam em casa aquilo que a família é chamada a ser. Assim se vai passando de pais para filhos a verdade sobre a família conforme Deus a quer: comunidade de vida e de amor, fundada do amor sólido de um homem e de uma mulher, unidos em matrimónio.

Uma família em que porventura estas condições não existam não é PROVA contrária à realidade ideal ou à verdade de uma família com que a Igreja sonha e por que luta, seguindo as instruções do Senhor e da Tradição da Igreja. As famílias formadas com limitações de uma ou outra natureza continuam a ser famílias amadas por Deus e pela Igreja e por isso, também chamadas a buscar cada dia o ideal de uma comunidade de amor e fé, fundamentada na unidade e no amor entre pais e filhos e destes com Deus.

Pergunte a alguém se não gostaria de ter na sua vida uma família que fosse comunidade estável de vida e de amor? Decerto que a resposta seria «sim». Cremos que isso seja reflexo desse anseio no coração de cada pessoa. Os filhos que o digam.

Dom Arlindo, que esteve nos três dias no evento, elogiou a participação dos diocesanos nesta iniciativa do Secretariado diocesano da Família, que contou com delegados de todas as paróquias da diocese de santiago. O Fórum correu de forma “extraordinariamente bem” , disse Dom Arlindo. Os que participaram pela primeira vez “descobriram uma ocasião extraordinária de aprofundamento de temas que estão relacionados com a vida de casal e com a vida da família e da sociedade”.