Archive for August, 2014

  17 de Agosto de 2014. Data memorável para os Picos. Foi em meio a finas gotas de chuva que decorreu a primeira missa do Pe. Lisito, o primeiro padre dessa paróquia.  Sem a presença do pároco, Pe. Adérito, a comunidade organizou bem a celebração, com muito esmero e carinho, manifestado nos dísticos colocados perto do presbitério, no empenho em colaborar para tudo dar certo nesse grande dia de alegria e festa na comunidade cristã.  Além de tudo, era o dia da Primeira Missa Nova de um padre dessa localidade. Cerca das 10.40hrs, ao som de «ó Nhor Dés forti sabi é casa Nhó», teve início a procissão da Missa campal, se bem que a Igreja estava com dezenas de pessoas.

Muitos acólitos a o serviço da liturgia e dois sacerdotes acompanharam o Padre Lizito. Na homilia ele falou com simplicidade do seu percurso vocacional e da mensagem da liturgia, advertindo que o seu bispo o tinha aconselhado a «falar pouco».

PERCURSO VOCACIONAL

O «padre novo» começou por dizer que era o mesmo jovem que cresceu na comunidade como tantos outros, lembrou a experiência de infância, dos jogos e a passagem pela ´comunidade Nazaré´ em Assomada, sob orientação do Pe. Paulo Vaz,  e que foi caminho para a experiência de dois anos num mosteiro cisterciense em Espanha, para a formação monástica espiritual e a entrada no seminário para os estudos de Filosofia e Teologia. Esta última etapa já pertencente à diocese de Jaca a que está incardinado.

lisitoord 3LITURGIA

Com clareza abordou o tema da liturgia do Domingo desafiando os cristãos ao acolhimento do «outro» que é diferente, estrangeiro, com «simples gestos de convidar para entrar em casa, descansar um pouco e dar um copo de água». Fez um convite a experimentarmos a Igreja como povo diversificado e redimido por Jesus que a todos acolhe.

No fim da Missa, foram lidas mensagens por parte de representantes da Acção Católica e dos paroquianos em geral.

O grupo coral, bem preparado para a Liturgia, também animou o ambiente a seguir à Missa, enquanto o padre recebia cumprimentos dos paroquianos.Visível a alegria dos pais e familiares do Lizito, que tem um primo sacerdote ordenado no mês de Março pp.

Um almoço de confraternização foi servido na residência da Família, que abriu as portas a crianças, jovens e adultos.

SAUDAÇÃO DO BISPO DA DIOCESE

Durante o almoço apareceu o Bispo da Diocese, Dom Arlindo Furtado, que foi apresentar felicitações ao Padre Lizito e sua família. À saída, e depois de uma música entoada por elementos do coro paroquial, Dom Arlindo disse em jeito de votos e desafio, que na senda do P. Lizito muitos outros jovens dos Picos iriam seguir o caminhos do sacerdócio. Os Anjos digam Amen.lisitoord 4

Padre LIZITO, no dia da sua ordenação

PZB

Seul (RV) – O Papa Francisco já está na Coréia. Após 11 horas e 22 minutos de vôo, o Pontífice chegou à Base Aérea de Seul às 10h36min, hora local, onde foi recebido pela presidente Park Geun-hye. Logo após sua chegada, o Papa lançou um tweet na sua conta @Pontifex: “Deus abençoe a Coréia, de modo especial os seus anciãos e os seus jovens”.

O Pontífice foi acolhido calorosamente pelas autoridades e religiosos, confirmando o clima de entusiasmo vivido no país com a visita. Logo após, transferiu-se para a Nunciatura Apostólica onde celebrou a Missa de forma privada.

Às 15h40min, hora local, o Papa transferiu-se ao Palácio Presidencial onde foi realizada a cerimônia de boas-vindas e o colóquio privado com a Presidente. Após, encontrou o episcopado coreano na Nunciatura Apostólica, quando em seu discurso destacou dois aspectos centrais da guarda do povo de Deus no país:”ser guardiões da memória e guardiões da esperança”.

Todos os principais jornais dedicaram as primeiras páginas à visita e convidaram os seus leitores a viverem intensamente estes momentos. “O Santo Padre dos Pobres chega em uma terra dividida e a luz da reconciliação brilha sobre toda a Coreia”: uma mensagem que ecoa de uma parte a outra da península coreana, 25 anos após a visita do último pontífice, João Paulo II, em 1989.

A Igreja local está em festa por um ano de graça. Inicialmente, devido à criação do Cardeal Yeom Soo-Jung, Arcebispo de Seul. Após, o anúncio da Beatificação dos 124 mártires e da visita do Papa Francisco por ocasião da Jornada da Juventude Asiática.

A Corea e a Ásia aguardam com expectativa as palavras do Pontífice, nesta que é a sua terceira viagem internacional. (JE)

 

Texto proveniente da página http://pt.radiovaticana.va/news/2014/08/14/francisco_chega_a_seul:_deus_abençoe_a_coreia/bra-819308
do site da Rádio Vaticano

DSCF2731 DSCF2734 DSCF2735 DSCF2736 DSCF2738 DSCF2739 DSCF2740 DSCF2743 DSCF2744 DSCF2746 DSCF2748 DSCF2752 DSCF2754 DSCF2755 DSCF2756 DSCF2757 DSCF2887 DSCF2888 DSCF2889 DSCF2890 DSCF2891 DSCF2896 DSCF2901 DSCF2903 DSCF2904 DSCF2905 DSCF2907 DSCF2908 DSCF2913 DSCF2915 DSCF2922 DSCF2927 DSCF2930 DSCF2931 DSCF2936

DSCF2704O Seminarista Eliseu Gonçalves, seminarista natural da paróquia de S. Domingos e S. Nicolau Tolentino (Santiago), foi hoje, dia 4 de Agosto, instituído no ministério, no Seminário de S. José. A celebração foi presidida por Dom Arlindo e contou com a participação de colegas e alguns sacerdotes. Dom Arlindo lembrou a figura de S. João Maria Vianney , patrono dos párocos e modelo dos sacerdotes, apelando os seminaristas a aprofundarem o sentido da humildade e do serviço, imitando o Cura de Ars (França). Read the rest of this entry »

DSCF2526 DSCF2726 DSCF2661 DSCF2508 DSCF2379 DSCF2424DSCF252421 seminaristas da diocese de Santiago, sendo 13 maiores e 8 menores, participaram no encontro das férias que terminou hoje no Seminário de S. José. Os 3 que não participaram encontram-se em Roma-Itália, preparando-se para o novo ano de formação.

Na avaliação os rapazes destacaram alguns momentos: a ida à Cidade Velha e o encontro com o Pe. Campos, o encontro com o Bispo diocesano, que falou sobre os desafios à Igreja de cabo Verde à luz da Exortação do Papa Francisco, e o encontro Dom Paulino Évora, bispo emérito, que discorreu sobre a generosidade no sacerdócio. Read the rest of this entry »

O Seminarista Eliseu Gonçalves, natural de S. Domingos e S. Nicolau Tolentino, que frequenta o Seminário dos Olivais no Patriarcado de Lisboa, será amanhã instituído no ministério de LEITOR pelo Bispo Dom Arlindo Furtado no Seminário de S. José, ao meio dia.

O Eliseu passou para o 5 ano do mestrado Integrado em Teologia.

MAIS..

– Ontem Seis seminaristas da Diocese de Santiago foram admitidos às Ordens sacras, sinal de um compromisso mais sério e uma maior afirmação da caminhada para o sacerdócio ministerial.

– Termina amanhã, dia de S. João Maria Vianney, padroeiro dos sacerdotes o encontro anual entre os seminaristas maiores e os menores, que decorre desde o dia 31 de Julho.

Categories