Archive for April, 2014

DSC00143

1991: O Papa João Paulo II chega à cidade da Praia

Dom Arlindo Furtado celebrou ontem, Domingo, 27 de Abril, ao lado do bispo emérito Dom Paulino Évora, a missa de ação de graças pela canonização dos papas João Paulo II e João XXIII, que teve lugar a no Salão Paroquial da Paróquia de Nossa Senhora do Socorro, na Praia. Centenas, senão milhares de fiéis tomaram parte na cerimónia em agradecimento ao Senhor por esta graça. Read the rest of this entry »

IMG_5056IMG_5053O Papa Francisco canonizou no Domingo passado dois dos seus predecessores: O Papa João XXIII (1958-63), que ele chamou Papa da abertura ao Espírito Santo e o Papa João Paulo II (1978-2005), intitulado ´Papa da família´ foram padres, bispos e papas do seculo XX que ´não tiveram medo de olhar para as feridas de Jesus, tocar as suas mãos pregadas e o seu lado aberto´, disse o Papa Francisco. Read the rest of this entry »

Cidade do Vaticano (RV) – “S. João Paulo II, reze pela Igreja que você tanto amou e impulsionou corajosamente na senda da fidelidade heroica a Jesus”: palavras do Arcipreste da Basílica Vaticana, Card. Angelo Comastri, na missa de ação de graças presidida esta manhã, na Praça S. Pedro, com a participação de cerca de 80 mil fiéis e peregrinos, sobretudo oriundos da Polônia. Read the rest of this entry »

DSC00142IMG_5053IMG_5055IMG_5056 DSC00143

Hoje, dia 27, Domingo da misericórdia, a Igreja viveu um grande momento, ímpar, esperado por muitos: A canonização de dois papas que, movidos pelo Espírito Santo, mudaram o rosto da Igreja de Cristo no fim do seculo XX e no início do Sec. XXI.

Nessa ocasião, o Papa Francisco destacou a renovação da Igreja promovida pelo futuro santo João XXIII, que convocou o Concílio Vaticano II (1962-1965) e o papa João Paulo II, que continuou esse caminho de abertura da Igreja que passou a ler os ´sinais dos Tempos´ e abriu a porta Santa do Grande Jubileu do ANO 2000, introduzindo a Igreja no terceiro milénio. A Praça de S. Pedro encheu-se literalmente. centenas de milhar de fiéis leigos e sacerdotes, centenas de bispos e cardeais e dezenas de representações de governos. Read the rest of this entry »

Vaticano ultima os preparativos para a cerimónia de canonização dos papas João XXIII e João Paulo II, que decorre amanhã, Domingo, 27 de Abril. Os dois antigos pontífices serão proclamados santos pelo papa Francisco, numa cerimónia que decorre no átrio da Basílica de São Pedro e que vai ser concelebrada por cerca de mil cardeais e bispos.

De acordo com as autoridades de Roma, são esperados pelo menos 800 mil peregrinos.

Pela primeira vez na história da Roma, dois papas vivos vão celebrar, juntos, a missa em que outros dois papas, João XIII e João Paulo II, serão canonizados. Isto porque o papa emérito, Bento XVI vai, juntamente com o Papa Francisco celebrar a cerimónia eucarística de canonização.

A Praça de São Pedro, no Vaticano encheu-se já este sábado com milhares de fiéis, vindos dos quatro cantos do mundo para assistir à cerimónia de canonização dos antigos papas João XXIII e João Paulo II. Com cânticos e oração todos querem estar o mais próximo que possível do local da canonização dois Santo Padres. A noite é de oração em várias paróquias.

Num momento em que se está em contagem decrescente para a canonização dos dois papas, 11 igrejas de Roma abrem as portas aos católicos de todo o mundo.

Várias personalidades mundiais estarão presentes na Cerimónia de amanhã. A representar o Estado de Cabo Verde, Antero Veiga, o embaixador cabo-verdiano no Vaticano, far-se-á presente.

Em Cabo Verde, este acontecimento não passa despercebido, por exemplo, na Diocese de Santiago, a Paróquia de Nossa Senhora do Socorro realiza, amanhã, uma missa de Acção de graças pela santificação dos papas João XXIII e João Paulo II. A cerimónia eucarística tem lugar pelas 17H00 no Salão Paroquial da Paróquia.

 

DSCF2082DSCF2138Os seminaristas maiores das duas dioceses de Cabo Verde, Mindelo e Santiago, que fazem os seus estudos filosóficos e teológicos em vários seminários diocesanos em Portugal (Évora, Faro e Lisboa), estiveram reunidos de 22 a 25 de Abril para o habitual encontro de Páscoa. Este ano foi a vez do seminário de Évora receber os seminaristas vindos dos outros seminários para uma jornada que decorreu sob o lema : «Vos sereis meus amigos…»

O encontro teve início com o Jantar do dia 22 de Abril, estando presentes 20 seminaristas, sendo que 14 são da diocese de Santiago e 6 da diocese de Mindelo. Foi ressaltada a presença do Pe. José Álvaro Borja, Reitor do Seminário de São José, na Praia e delegado da Diocese de Santiago, que traz notícias e informações sobre aspectos da Igreja e da pastoral em Cabo Verde.

«Para o encontro foram programadas muitas actividades preparadas pela equipa coordenadora: conferências, partilha de experiências, encontro com a comunidade Cabo-verdiana, o jogo de futebol entre seminaristas de Mindelo e Santiago, tempos fortes de oração, passeio, entre outros», disse o José Spínola, da Diocese de Santiago.

Há várias décadas que a diocese de Cabo Verde envia os seus seminaristas em Portugal. Depois veio a de Mindelo, que fe o mesmo. O aumento de seminaristas fez com que os lugares de estudo dos seminaristas passassem a ser diversificados, e hoje eles estão em 4 seminários diferentes: em Faro, Évora, Caparide e Olivais. Para o ano até se prevê o envio para Itália.

«A distância entre os seminários, o estudo intensivo e outras atividades formativas próprias do Seminário dificultam o encontro e o convívio entre os mesmos. Daí a feliz ideia do encontro anual de 4 dias durante as férias da páscoa, que já vai na sua sexta edição. Assim, já pesa sobre os ombros da Organização liderada pelo Eliseu a preparação de uma edição numericamente simbólica, a 7ª edição, que aponta para a perfeição, neste caso, um passo a mais, coo almejam os organizadores deste ano, liderados pelo Manuel (Mindelo) e coadjuvado de perto pelo Gil (Santiago).

Neste encontro foram mais uma vez lembrados os primeiros participantes, que hoje são sacerdotes a evangelizar em Cabo Verde e as pessoas que têm apoiado a iniciativa: Os formadores dos vários Seminários e o Sr. Pe. Chantre. Esta iniciativa é louvável tanto para os antigos seminaristas como para os actuais, pois é um lugar de encontro e reencontro de colegas, partilha e troca de experiências, motivação e estímulo mútuo», consideram unanimemente os participantes.

Os ´caloiros´ foram elogiados pela sua integração e participação e os antigos pela disponibilidade em dar o seu tempo e talento para que tudo favoreça esse tempo de fraternidade.

A direcção do Seminário Maior de Évora acolhe com agrado esse tipo de encontro, disse o Vice-reitor , P. Manuel Ferreira, em resposta ao agradecimento feito pelo P. Zé Álvaro, delegado de Dom Arlindo para o Encontro.

No momento da avaliação, foram apontadas limitações e falhas, mas o tom geral foi de agradecimento e alegria por um encontro positivo que segundo o Padre José Álvaro, é visto pelos bispos de Cabo Verde como etapa séria de formação e lugar de cultivar uma amizade sincera, fundamentada na fé e de preparação de uma na missão daqueles que um dia serão membros do presbitério das duas dioceses.

De ressaltar a tradição da homenagem aos finalistas que, este ano, foi para o Francisco Sanches. Ele recebeu o Diploma da Amizade, que ele agradeceu e dedicou ao Seminário de S. José, na Praia, por onde passaram 16 dos 20 participantes deste ano. Que sejam bons e duradouros os bons frutos nascidos neste encontro com sabor de Páscoa e de Aleluia tantas vezes solenemente cantadas nas celebrações diárias.

P. Zé e José Spínola

João Paulo II

João Paulo II

A Cidade do Vaticano preparou uma série de atos litúrgicos, encontros e entrevistas coletivas para celebrar as canonizações dos papas João Paulo II (1978-2005) e João XXIII (1958-1963), cuja cerimônia oficial será no próximo dia 27 de abril.

A semana de canonização começou oficialmente ontem com um encontro no Vaticano com jovens católicos de todo o mundo na Basília de São João de Latrão. No mesmo dia, Slawomir Oder, postulador da causa da canonização de João Paulo II, relatou detalhes do processo que levou o papa polonês aos altares.

A Universidade Pontifícia Urbaniana também prestará sua particular homenagem a estes papas na quinta e na sexta-feira com o ciclo de conferências “A Igreja na África pelo Concílio Vaticano II ao Terceiro Milênio. Homenagem da África aos Papas João XXIII e João Paulo II”.

Na sexta, os secretários de João XXIII, Loris Capovilla, e de João Paulo II, Stanislaw Dziwisz (ambos cardeais atualmente), explicarão à imprensa os detalhes da vida e do pontificado de ambos os papas Read the rest of this entry »

Categories