Archive for March, 2014

DSC01727“Deus deu-nos mais uma oportunidade de vivermos esta Quaresma 2014 como tempo especial de preparação para a Páscoa. Há três aspetos fundamentais em que se insiste muito no tempo de Quaresma e todos os cristãos devem empenhar seriamente em assumi-los.

O primeiro ponto é a abertura a Deus e à Sua Palavra

Deus é  nosso amigo, misericordioso, que perdoa e que ajuda. Portanto, devemos ter uma relação filial com Ele com muita sinceridade e amizade e assumindo o que somos diante d’Ele, porque Ele nos conhece e nos ama sem condições. Devemos, portanto, melhorar ao máximo possível a nossa relação com Deus, ouvindo a Sua Palavra, confrontando a nossa vida com essa Palavra. Read the rest of this entry »

DSC00288O Secretariado Diocesano da Juventude vai organizar um fórum diocesano da juventude “A alegria do Evangelho” para marcar a Jornada Mundial da Juventude 2014 na Diocese de Santiago de Cabo Verde. Read the rest of this entry »

Na paróquia de S. Amaro Abadem as Catequeses terão lugar todas as 4ª feiras, às 17h00 no Salão Paroquial, ao longo do Tempo Quaresmal. Na 4ª feira passada, o Sr. Adérito Correia, deu-nos, também, uma belíssima lição de catequese acerca do discípulo  e Testemunho da Fé, diz a folha paroquial, Farol. Segundo a mesma fonte, a 3ª Catequese será Discípulo e Testemunho de Caridade, dia 26/03 (Padre Edson Bettencourt); 4ª Catequese: Dimensão Missionária do Discípulo, dia 02/04; 5ª Catequese: Maria: Modelo do Discipulado, dia 09/04 (Padre Lourenço Rosa).

A última catequese será sobre O Discípulo: Testemunho da Alegria Pascal, dia 16/04 , por Dom Paulino Évora.

Este ano muitas paróquias programaram catequeses quaresmais, que têm sido muito frequentadas. Na Praia, a média de participantes tem disso perto de 400 pessoas.

DSCF8463A mensagem do Papa Francisco para o 51º Dia Mundial de Oração pelas Vocações, que será celebrado no dia 11 de Maio de 2014, IV Domingo de Páscoa, tem como tema: “Vocações, testemunho da verdade”. Read the rest of this entry »

Programa radiofónico referente ao IV Domingo da Quaresma:

Evangelho: A cura do cego de nascença: Forma longa Jo 9, 1-41: «Eu fui, lavei-me e comecei a ver»

NOTICIAS-INFORMAÇÕES: Site-Escutismo/Seminaristas maiores/Renúncia quaresmal/ Dom Arlindo envia alguns documentos às paróquias, congregações e secretariados/ Papa Francisco: Ideias sobre a pastoral

DSC00278 DSC00276Mais de 120 jovens de todas as comunidades da Paróquia de Nossa Senhora da Graça – Praia, participaram ontem, 23 de Março, numa Caminhada Quaresmal à comunidade de São Tomé. A iniciativa do Secretariado Paroquial da juventude de Nossa Senhora da Graça está enquadrada no tempo da Quaresma que se está a viver na Igreja. Read the rest of this entry »

papa  franc exort apost2Vaticano, 21 Mar. 14 / 09:19 pm (ACI).- A revista de negócios Fortune considerou que o Papa Francisco é o líder mais influente do mundo e justificou a decisão baseando-se em seu “eletrizante” estilo de gestão pastoral e nas reformas que encarou na Igreja Católica.

A publicação colocou o primeiro Papa latino-americano e jesuíta da história no topo de uma lista de 50 personalidades mundiais destacadas, tendo como segundo lugar a chanceler alemã Angela Merkel. Read the rest of this entry »