Archive for February, 2014

jovens paroq NSSocorroA paróquia de Santo Amaro Abade, Tarrafal, realizou na passada sexta feira, 21 de Fevereiro, a segunda Noite com Cristo. Um evento que já faz parte do plano de actividade anual. Cerca de 500 jovens das sete capelanias da paróquia se aderiram ao convite para passar uma noite diferente, marcado entre oração, reflexão, convivência, partilha, adoração em nome de Jesus Cristo.

Reflexão sobre o ser discipulo: A noite, que começou por voltas das 21 horas, iniciou com a reflexão sobre as dimensões dos jovens como discípulos de Jesus, que são chamados a viverem a sua fé e a serem evangelizadores, avança o pároco da Paróquia Santo Amaro Abade, o Pe. Joaquim Garcia. Seguiu-se uma procissão que saiu do Salão Paroquial rumo a Igreja Paroquial entre canticos e orações. Read the rest of this entry »

papa  franc exort apost3 Read the rest of this entry »

Depois da apresentação geral da exortação apostolica (Evangelii gaudium) Evangelho da Alegria), feita no dia 25, pelo padre Edson Bettencourt, os padres, divididos em  3 grupos discutiram sobre a forma de aplicar na nossa realidade pastoral os  principios indicados pelo papa nesse documento.

Os padres indicaram uma série de propostas, a começar pela própria atitude de abertura e conversão pastoral. Salientou-se o cuidado na preparação da liturgia, que deve ser bem vivida, mais cuidado na homilia, o espírito de conversao à dimensão missionária, e a atitude de misericordia e capacidade de transmitir a riqueza que temos.

Falou-se evangelização da cultura (é notória a falta de artistas cristãos, isto ‘e, que deem testemunho do bem e da verdade na sua actuação artistica…) e da revitalização dos secretariados diocesanos e do recurso a Novos movimentos da Igreja  que lidam com  toda a especie de periferias existenciais.

O papel dos leigos foi ressaltado como necessário, sobretudo no tocante à sua influencia no mundo da cultura, da economia, da comunicação etc… Ficou claro o beneficio que tem a Escola da fe e foi pedido um novo impulse a essas Escolas, que o Bispo deseja ver abertas em todas as  regioes pastorais.

Aos padres foi pedida uma atitude de humildade para aprender com os leigos na área da sua competència específico.

No fim , o Pe.P Jose Pires, espiritano, observou que ainda estamos ‘na rama do documento” e que esta  Exortação precisa ser cada vez mais aprofundada por ser de uma riqueza muito profunda e de grande actualidade para leigos, religiosos e sacerdotes. Uma linguagem nova aborda temas sempre actuais da renovação dos metodos da transmissao da Boa Nova a todos os tempos, povos e culturas.

No âmbito do esforço da Igreja inteira em combater o crime do abuso sexual contra os menores, os bispos da Conferência episcopal do Sénégal, Mauritania, Guiné Bissau e Cabo Verde decidiram levar a cabo a reflexão sobre essa matéria e divulgar o seu empenho no combate a esse mal e as sanções ligadas ao abuso contra menores. Esse documento foi apresentado ontem pelo padre Boaventura Lopes, especialista em direito canonico, aos padres da diocese reunidos para aggiornamento pastoral anual.

 Tendo noticias de que em muitas dioceses do mundo foram cometidos esses crimes contra menores, a congregação para o Clero adaptou as suas leis de modo a mostrar a gravidade da situação e tornou-as mais severas. Por exemplo, o crime não prescreve ainda depois de vinte anos.

 Segundo as normas vigentes, a denúncia de um possível abuso contra menores de 18 anos, deve ser seguida de uma averiguação preliminar e depois o facto deve ser comunicado à Conferência episcopal e esta “a Santa Se. Os Bispos devem estar dispostos a cooperar com as autoridades civis e judiciais durante todo o processo.

Por outro lado, lembrando as palavras de Jesus que manifestam a necessidade do amor e respeito pelas crianças (cf. Mc 10, 14) e do acolhimento, é necessário que os pastores sejam fieis no exercício da paternidade espiritual de todos, especialmente das criancas que merecem toda o cuidado. Dando cumprimento a este interesse da Igreja, que é mãe, Dom Arlindo Furtado apelou aos padres a continuarem o estudo dos documentos da Conferencia episcopal nesta zona ocidental da Africa, em sintonia com a Igreja Universal e a estar disponível e alerta no compate a qualquer tipo de abuso aos menores. Neste sentido se entende a tolerancia ZERO para com este tipo de crime.

 

DSC02419

A coordenadora, Dra Carla Almeida, e o Assistente spiritual, P. Alexandre Lopes, durante o encontro com os padres.

Nova equipa da Pastoral universitária apresentou-se ontem, dia 26, aos padres reunidos com o Bispo da Diocese por ocasião da formação pastoral que acontece anualmente. A coordenadora, Dra Carla Almeida, indicou o plano de acção e os objectivos que pretendem atingir e pediu o apoio dos párocos no sentido de motivarem os jovens universitários a um envolvimento consciente e crescente com essa pastoral. Em breve daremos informações sobre o plano de acção a curto prazo.

Em breve daremos informações sobre o plano de acção e informacoes de como pensam servir os jovens das diversas instituiçoes academicas da capital.

A nova equipa ‘e formada por uma coordenadora, Carla Almeida, e mais 7 membros, entre os quais o Padre Alexandre que ‘e o Assistente espiritual.

DSC02420

Membros da pastoral universitaria apresentando o plano.

DSC02416

 

Por um maior dinamismo na celebração do Dia do S. Tiago Menor, Padroeiro da Ilha e da Diocese de Santiago. Esta a proposta do padre José Constantina Bento, coordenador da zona pastoral santiago sul, apresentada aos padres reunidos para  a formação pastoral.

A proposta de envolver toda a ilha numa peregrinação à Catedral vem na sequência da peregrinação a Nossa Senhora da Luz, aquando do encerramento do Ano da Fé.

 A celebração do padroeiro da diocese, que é obrigatória em todas as paróquias, vai acontecer este ano com um brilho maior na catedral com a presença mais expressiva das paróquias da cidade. Segundo o coordenador, «não será ainda desta vez que vai haver uma paregrinação an nível da Ilha, mas podemos começar assim, com viva participação das paróquias vizinhas da Catedral. Será o primeiro passo rumo a um sinal mais expressivo da celebração do padroeiro da Diocese.

Faleceu esta manhã, quinta feira, o pai do padre José Eduardo, pároco da paróquia do Sagrado Coração de Jesus, na Praia.

A Diocese apresenta a ele e a toda a famílias sentidas condolências e a certeza de oração pelo eterno descanso da sua alma.

 Dai-lhe, Senhor, o eterno descanso, entre os esplendores da luz perpétua descanse em Paz.

Categories