Archive for January, 2014

ruinas catedral c velha c verde

DSC07539Hoje, 31 de Janeiro, a Diocese de Santiago de Cabo Verde celebra 481 anos da sua criação, que aconteceu em 1533. ‘ É uma data memorável, que não deveremos deixar passar em branco’. Dom Arlindo está ausente do País, devido à reunião do Conselho de Administração da Fundação João Paulo II para o Sahel, a realizar-se em Dakar, de 27 de Janeiro a 3 de Fevereiro. Nao haverá uma celebração de âmbito diocesano, mas cada paroquia lembrará essa efeméride. Eis algumas palavras do bispo diocesano para esta ocasião: Read the rest of this entry »

casalO casal José Maria Barreto e Filomena Moreira, membro das Equipas de Nossa – ENS Senhora, da Cidade da Praia,  teve o privilégio de participar no primeiro encontro nacional das Equipas de Nossa Senhora, realizado nos dias 18 e 19 de Janeiro, em Mindelo, sob o lema “Firmes na Esperança e na Missão”. No evento  houve três painéis: Painel I – Fé, vida e família, Painel II – Família e valores e Painel III – Pensar a família hojeO encontro contou com a participaram de cerca de uma centena de pessoas (entre casais e conselheiros espirituais). Aqui, o casal José Maria Filomena fala da sua experiência, neste encontro marcante que prioriza a família, a fé e os valores. Read the rest of this entry »

ensra1“Firmes na Esperança e na Missão”, este é o lema que deu o mote ao primeiro Encontro Nacional das Equipas de Nossa Senhora – ENS, que aconteceu, nos dias 18 e 19 de Janeiro, em São Vicente. O encontro, que reuniu dezenas de casais das ilhas de São Vicente, Sal e Santiago pretendeu sobretudo aproximar e fomentar a amizade entre os membros das Equipas de Nossa Senhora.

“O mais importante é o encontro, é conhecermos, sementarmos as amizades, que fomos traçando ao longo de e-mails, ao longo de telefonemas. Mas, também, este é também um momento para paramos um bocadinho, estarmos longe dos filhos, das panelas, dos telefones, e estarmos só centrados na nossa própria formação, numa autoanalise, numa oração mais profunda”, diz Fatima Almeida Read the rest of this entry »

IMG_0785Dom Arlindo escreveu aos leigos, religiosos e sacerdotes reconhecendo a “ necessidade de se fazer uma grande divulgação da importantíssima Exortação Apostólica “A Alegria do Evangelho”, do Papa Francisco, em toda a Diocese”. Read the rest of this entry »

ncxt2Mais de 600 jovens das diversas comunidades da Paróquia de Nossa Senhora da Graça, responderam ao convite do Secretariado Paroquial da Juventude para passar um “noite com Cristo”. A atividade realizada no passado domingo, 19 de Janeiro, teve o início com o acolhimento no Salão Paroquial, seguido da apresentação do tema “Amizade no Universo digital. O Orador Tony levou os presentes a preocupação, a vantagem e os cuidados a se ter em relação as novas formas de se relacionar através de redes sociais, com destaque para o Facebook. O apresentador ainda incentivou os jovens a tirarem o melhor partido da internet, cultivando amizades sim mas também, porque não transmitir valores e propagar a fé e a mensagem de Deus através dos seus perfis na Internet.

A “Noite Com Cristo” seguiu com outras atividades. A Caminhada em cânticos e orações nas principais ruas do Plateau, foi outro momento de graça propiciado pelos jovens. Na Igreja matriz, teve lugar a momentos de adoração Read the rest of this entry »

ncxt 3A experiencia de NOITE COM CRISTO foi muito boa, positiva, disse o Pe. Alexandre Lopes, ” ultrpassou todas as expectativas”. Publicamos algumas imagens da Noite com Cristo que envolveu centenas de jovens de varias paroquias da Praia. Se voce tem mais fotos, envie para  pascomdscv@gmail.com ! Read the rest of this entry »

DSCF4026

A fe em Jesus deve levar ao empenho para aliviar os sofrimentos atraves da fraternidade

A circulação global e instantânea da informação leva-nos hoje a ser mais conscientes do sofrimento que há no mundo e dos problemas da humanidade.

Alguns exemplos: – a pobreza de milhões de pessoas que não conhecem outra realidade a não ser o sofrimento e a exploração. – a enorme pobreza de não conhecer Cristo, um facto que, segundo Madre Teresa de Calcutá, é “a primeira pobreza dos povos”, e da qual não se livra nenhum canto da terra. – as guerras, as injustiças e as “estruturas de pecado” que podem parecer Read the rest of this entry »