Archive for November, 2013

DSC01765

Seminaristas num momento de ANIMAÇÃO durante a peregrinação do encerramento do ANO DA FÉ

O Seminário de S. José convida os membros dos diversos círculos dos Amigos do Seminário para um retiro espiritual  a ter lugar do dia 8 de Dezembro, das 9 às 16 horas.

Momento de oração pessoal, exposição de um tema para meditação e partilha em grupo fazem parte desse tempo de fortalecimento espiritual em vista a uma melhor vivência do Advento. Read the rest of this entry »

O bispo da Diocese de Santiago, Dom Arlindo Furtado encontra-se em Ziguinchor, Senegal, desde 0ntem, 25 de Novembro, onde participa na Conferência Episcopal Oeste Africana dodeste ano Pastoral, que decorre de 26 de Novembro a 03 de Dezembro de 2013. Durante os encontros os bispos de Cabo Verde, Guiné-Bissau, Senegal e Mauritânia, que constituem a região oeste africana, vão discutir assuntos que marcam a Igreja nos respetivos países.

A Conferência Episcopal Oeste Africana reúne-se anualmente e tem sido um momento para os pastores refletirem e partilharem as preocupações, desafios e esperanças das suas respetivas dioceses em específico e da Igreja.

Lembra-se que no ano passado a Conferencia Episcopal Oeste Africana se realizou, pela primeira vez em Cabo Verde.

Encerramento regional do Ano da fé

posse-Dom-IldoAo chegarmos ao final do Ano da Fé, desejo a todos vós e às vossas comunidades uma boa celebração da Festa de Cristo Rei! Palavras de Dom Ildo Fortes, bispo da Diocese de Mindelo que vê o encerramento do Ano da fé como mais uma oportunidade para se dar «muita graças a Deus pelo precioso dom da fé e o início de uma nova etapa firmes na esperança!».

Ontem no Mindelo, Sede da Diocese, houve uma caminhada da Luz inter- paroquial a culminar na Pró-Catedral com uma celebração à qual ele presidiu. Read the rest of this entry »

Eis o programa A vinda do Senhor referente à solenidade de Cristo Rei

UM REI QUE SERVE E DÁ A VIDA POR NÓS

Encerramento do ANo da Fé: Ecos da peregrinação

DSC01747

O Pe. J.Constantina Bento diante da multidão no dia da peregrinação

A peregrinação provou que « num ambiente de fé tudo é diferente», diz o coordenador da região Pastoral Santiago Sul e Maio, o Pe. José Constantina Bento. Ela foi um sinal para demonstrar que as paróquias desta Zona Pastoral «terminaram o Ano da Fé de pé e no caminho, prontas para desempenhar a missão que Cristo nos deixou: “Ide e fazei discípulos”. Para o Pe. José Constantina, foi extraordinária a multidão que rodeou a antiga Igreja de Nossa Senhora da Luz na Baía.

«Nenhuma festa de romaria mobilizou tanta gente e com tanta ordem, tanta calma e tanta alegria». Destacando que «num ambiente de fé tudo é diferente», ele salienta que se celebra com mais devoção, come-se e bebe-se sem bebedeiras, diverte-se na maior harmonia e respeito, anda-se na estrada com maior segurança. Realmente, tudo é diferente. Por isso, «continuemos “firmes na Fé e na Missão” e seremos cada vez mais felizes», exorta os fiéis da sua paróquia que segundo ele «mobilizou-se fortemente para participar na Peregrinação com mais 45 carros que transportaram cerca de 1000 pessoas.

Na Missa do encerramento do Ano da fé na paróquia de Nossa Senhora do Socorro, os fiéis sáo convidados a terem uma vela que será acessa na hora do CREDO e no fim da Missa. Este último gesto simboliza a disponibilidade de estar a caminho para ir e fazer discípulos.

PZB, com dados da Folha Palavra -Semente.

A Economia solidária é uma saída para a promoçáo e o desenvolvimento das comunidades

Hoje a Caritas inaugura o Centro da Comunidade de Longueira, Município de S. Lourenço dos Órgãos. Esse centro tem como finalidade beneficiar a Comunidade em geral e particularmente o grupo de 35  mulheres da zona que são, na sua maioria,  chefes de família acompanhadas pela Caritas Caboverdiana. Elas fazem fazem parte da Economia Solidaria para desenvolverem atividades que ajudem o desenvolvimento daquela região e que melhorem as condições de vida das famílias .