Archive for October, 2013

Programa transmitido no dia 29 de Outubro de 2013 pela Rádio de Cabo Verde (RCV)

Comentário às leituras do próximo Domingo: XXXI

1ª Sab 11, 22 – 12, 2; Sal 144 (145), 1-2. 8-9. 10-11. 13cd-14
2ª 2 Tes 1, 11 – 2, 2
Ev Lc 19, 1-10

Notícias e Informações

– Dom Arlindo regressou da Reuniao do Conselho da Administração da Fundação João Paulo II para o Sahel

Entrevista com o Pe. José C. Bento, coordenador da Região Pastoral Santiago Sul e Maio, a propósito da Peregrinação à Igreja de Nossa Senhora da Luz, Baía, Ilha de Santiago. Divulgue esta entrevista.

Uagadugu (RV) – A delegação da Santa Sé guiada pelo Presidente do Pontifício Conselho Cor Unum, Cardeal Robert Sarah, encontra-se atualmente em Burkina Fasso para celebrar o 30º aniversário da Fundação João Paulo II para o Sahel.

Durante a reunião do conselho de administração do organismo, realizada em Uagadugu, capital do país, foi ressaltada a necessidade de uma renovação da Fundação João Paulo II para o Sahel a fim de que realize da melhor maneira possível seu serviço no combate à seca e desertificação na região, realizando cotidianamente a caridade do Papa. Read the rest of this entry »

IMG_3317

Imagem do encontro Pastoral onde se avaliou o Ano da fé e se programou o encerramento com a peregrinaçáo (Região Santiago sul e Maio)

«Todas as Zonas da Paróquia, todos os grupos ou movimentos procurem organizar a sua peregrinação. Todos devem chegar ao lugar de Cruz de Leão, o mais tardar, às 10,00H para se organizar uma caminhada a pé até à Igreja, onde será celebrada a Missa às 11,00H. ». Com estas e outras palavras o P. José Constantina Bento tem incentivado os fiéis a organizarem a peregrinação do encerramento do Ano da fé que vai ser no dia 17 de Novembro à histórica Igreja de Nossa Senhora da Luz, na Baía (Paróquia de N. Sra da Luz).  Read the rest of this entry »

Padre João Wilkes Rebouças Chagas Júnior, missionário da Comunidade Católica Shalom, é o novo responsável pelo Setor Jovem do Pontifício Conselho para os Leigos (PCL). A informação foi divulgada hoje no site da instituição. A função, que era exercida pelo Padre Enric Jaquinet, da Comunidade Emanuel, é coordenada pelo dicastério que assiste o Papa Francisco nas questões relacionadas à contribuição que os fiéis leigos dão à vida e à missão da Igreja, individualmente ou através de organizações. Dentre as atividade do setor, está a organização das Jornadas Mundiais da Juventude, criadas sob a inspiração do Papa João Paulo II.

Padre João Wilkes fez especialização em Teologia Espiritual na Pontifícia Faculdade Theresianum de Roma. Ingressou na Comunidade Católica Shalom aos 16 anos e foi ordenado sacerdote aos 27 anos, na Arquidiocese de Fortaleza. Desde 2011, colaborava em Roma com a coordenação da Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro.

“Consciente de meus limites, mas desejoso de doar-me inteiramente ao Senhor neste serviço, hoje desejo garantir-vos a minha disponibilidade em vos escutar e caminhar junto a vós na edificação do Reino de Deus”, afirma o sacerdote, em carta aos responsáveis pela pastoral da juventude das conferências episcopais e das associações, movimentos, e novas comunidades internacionais.

A nomeação foi efetivada no último dia 22, data em que a Igreja celebra a memória do beato João Paulo II. “É uma graça divina que isto tenha se concretizado no dia de João Paulo II, porque a Comunidade nasceu aos pés do beato, no desejo de ofertar nossa vida e juventude paras evangelizar os jovens, em especial os mais distantes de Cristo e da Igreja”, afirma o fundador da Comunidade Shalom, Moysés Azevedo. Para ele, a nomeação significa “alegria, responsabilidade, sinal e fruto”.

“O serviço do padre João como responsável pelo Setor de Juventude do PCL é também um fruto da JMJ no Brasil. Creio que a sua nomeação também reflete o que a Igreja espera dos jovens do Brasil e de toda a América Latina com relação à grande responsabilidade de colaborar com a evangelização dos jovens do mundo inteiro. Por muito tempo recebemos missionários de outras terras que nos comunicaram o grande tesouro da Fé, agora devemos ‘dar de graça o que de graça recebemos”, concluiu.

IMG_0803A peregrinação à Paróquia de Nossa Senhora da Luz, Ilha de Santiago, promovida pela Região pastoral Santiago Sul e Maio para marcar o encerramento do Ano da fé continua a ser preparada pela paróquia onde se situa essa Igreja histórica na nossa diocese. O Pe. Fernando Ferros, Pároco de N.Sra da Luz, fez saber que estã empenhado «a trabalhar para que tudo corra da melhor forma» e lembra que um empenho comum das paróquias-membro da região sul é colaborar na aquisição de redes para se fazer uma maior extensão de sombra para a celebração da Eucaristia. O outro ponto que requer a intervenção de todos é na área da música  litúrgica que foi escolhida e avaliada por todos. Read the rest of this entry »

IMG_0544

Dom Arlindo, de pé, durante a última Assembleia da Caritas

Dom Arlindo Gomes Furtadom, Bispo de Santiago de Cabo Verde, vai viajar hoje, dia 23 de Outubro, para Ouagadougou  (Burkina Faso) afim de participar numa reunião extraordinária da Fundação João Paulo II para o Sahel. O objectivo principal é estudar a questão dos financiamentos dos projectos da Fundação JPII em favor dos povos do Sahel.

Este é um grande problema da Fundação porque os projectos da Fundação são financiados pelos juros dos fundos dessa Fundação, investidos num  Banco alemão. Com a crise financeira e a queda de juros a nível internacional, a Fundação  precisa encontrar as soluções adequadas aos desafios neste sector.

Dom Arlindo regressa nodia 28 de Outubro.

Seguem algumas fotos da inauguração do Centro Calvário, que vai permiter um serviço variado às comunidaes paroquiais.

IMG_0919

O Padre Angelino, nesta última foto, o grande impulsionador da construção de um Centro social/Centro paroquial à altura das exigências actuais da vida social, cultural e da evangelização no seu todo.

PZB