Archive for September, 2013

DSCF0181O Bispo da Diocese de Santiago encontra-se na ilha do Fogo, desde ontem, 27 de Setembro de 2013, onde vai celebrar o Sacramento de Confirmação nas Paróquias de Santa Catarina e de Nossa Senhora da Conceição. Para além disso, esta missão na ilha do Fogo é também para Dom Arlindo Furtado uma oportunidade de estar com os crismados, com os sacerdotes e paroquianos da ilha. Uma importante ocasião para fazer contactos, que considera benéficos, junto das comunidades paroquias a fim de se inteirar da realidade pastoral na ilha. Read the rest of this entry »

No passado dia 09 de Junho de 2013 a Diocese de Santiago ganhou uma nova Paróquia: a Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, com sede na Praia e abarcando nove comunidades. Três meses depois da sua criação e tomada de posse, conversámos com o pároco, o padre José Eduardo Afonso para saber como está a ser esses primeiros meses de vida da mais nova paróquia da Diocese de Santiago.

Como avalia estes três meses de trabalho a frente de uma paróquia que nasceu agora e que está dar os primeiros passos?

A avaliação que faço é positiva. Bastante positiva. Desde a tomada de posse a nossa prioridade tem recaído na pastoral da escuta e atendimento por forma a conhecermos melhor as pessoas para quem fomos enviados. Para além da Pastoral de escuta e atendimento, temos apostado na Pastoral de Proximidade. E isso temos estado a concretizar com visitas às comunidades, encontros com os membros do Conselho de Comunidades, grupos e movimentos. Tudo isto com o objectivo de conhecermos em “profundidade, altura e largura” a paróquia e perceber os anseios, as preocupações, as alegrias e os desafios da nossa paróquia por forma a podermos propor caminhos de fé e adesão a Jesus Cristo, que vai ao encontro daquilo que a paróquia realmente é. No fundo estamos focados em conhecer o estus quo da nossa comunidade Read the rest of this entry »

Neste Domingo 22 de Setembro, durante a celebração eucarística das 9.30h, na igreja Sacré- Coeur de Esch-sur-Alzette, o P. Rui M. da Silva Pedro tomou posse como novo missionário ao serviço da comunidade de língua portuguesa do sul do Grão-Ducado. Read the rest of this entry »

No âmbito da 68ª Assembleia Geral da ONU, o SCEAM, Simpósio das Conferências Episcopais da África, organiza de hoje 23 até ao próximo dia 25 do corrente, um Evento Especial para apresentar a alguns Chefes de Estado africanos um documento sobre os Objectivos do Milénio para o Desenvolvimento e o Pós-2015. Nele o SCEAM convida a pôr no centro das políticas de desenvolvimento os valores humanos, a fé, a moral e a dignidade da pessoa; enfim, uma política que tenha em conta a pessoa humana na sua integridade e que não deixe de lado os pobres e marginalizados. Em poucas palavras, o documento convida a adoptar um novo paradigma, uma nova visão de desenvolvimento para a África. Read the rest of this entry »

papa f 1 No dia 19 de Setembro, 16 revistas jesuítas no mundo todo publicaram uma nova e extensa entrevista com o Santo Padre Francisco, feita pelo Pe. Antonio Spadaro, SJ, diretor da revista La Civiltà Cattolica ─ uma publicação jesuíta que é revisada pela Secretaria de Estado do Vaticano – que foi publicada em espanhol e foi apresentada pela revista “Razón y Fe”. Read the rest of this entry »

No próximo Domingo, 29 de Setembro, a Igreja Celebra a festa dos três Arcanjos: Miguel, Rafael e Gabriel. Este último cuja imagem está na Capela da Achada, colocada pela Marconi, é o patrono das comunicações e Achada é, no País, a zona que acolhe muitos e importantes Órgãos de Comunicação do País.

A paróquia de N. Sra do Socorro celebra às 4,00H/T, no próximo Domingo, a Festa de S. Gabriel com Procissão, passando pelas ruas onde estão alguns órgãos de comunicação: Inforpress, Rádio Nacional, Televisão.

O Pároco convidamos toda gente a participar . São bem-vindas todas as pessoas ligadas aos órgãos da Comunicação Social.

O rosto de Cristo está em cada criança não nascida e em cada idoso. O primeiro direito é a vida – o Papa aos médicos católicos O Papa Francisco recebeu esta sexta-feira, no Vaticano, os participantes no X Encontro da Federação Internacional das Associações Médicas Católicas. De 18 a 22 de setembro, médicos de todo o mundo debatem em Roma o tema “Catolicismo e cuidados maternos”. No seu discurso, o Papa Francisco defendeu o direito à vida, sobretudo das crianças e dos mais idosos e propôs algumas reflexões, desde logo apontando a “situação paradoxal” que se assiste hoje em relação à profissão médica. Read the rest of this entry »