Archive for July, 2013

Do site www.radiovaticana.va

Papa Francisco presidiu a celebração eucarística dominical conclusiva da JMJ do Rio de Janeiro. Na homilia, sublinhou três pontos: 1. Ide. 2. sem medo. 3. para servir. RealAudioMP3 RealAudioMP3
Eis os pontos salientes:

Queridos jovens! RealAudioMP3 «Ide e fazei discípulos entre todas as nações». Com estas palavras, Jesus se dirige a cada um de vocês, dizendo: «Foi bom participar nesta Jornada Mundial da Juventude, vivenciar a fé junto com jovens vindos dos quatro cantos da terra, mas agora você deve ir e transmitir esta experiência aos demais». Jesus lhe chama a ser um discípulo em missão! Hoje, à luz da Palavra de Deus que acabamos de ouvir, o que nos diz o Senhor? Três palavras: Ide, sem medo, para servir. Read the rest of this entry »

Terminou ontem, Domingo, 28 de Julho a XXVIII Jornada Mundial da Juventude – JMJ, que este ano aconteceu no Brasil, com o Papa Francisco a convocar os jovens peregrinos católicos a saírem sem medo de evangelizar. A missa do Envio celebrada pelo Santo Padre foi um dos pontos alto da JMJ que reuniu milhares de jovens de todo o mundo. A cerimónia eucarística teve lugar na Praia de Copacapana e, segundo dados da organização, contou com a participação de cerca de três milhões de pessoas.

No seu discurso, o Papa Francisco afirmou que a experiência que ficou das jornadas para os jovens que nelas participaram não pode ficar reduzida à vida de cada um ou ao “pequeno grupo da paróquia, do movimento, da comunidade” e convocou os jovens peregrinos católicos a saírem sem medo de evangelizar.

“Partilhar a experiência da fé, testemunhar a fé, anunciar o Evangelho é o mandato que o Senhor confia a toda a Igreja, também a você”, disse o Papa, sublinhando que “não há fronteiras, não há limites, envia-nos para todas as pessoas”. “O Evangelho é para todos, e não apenas para alguns. Não é apenas para aqueles que parecem a nós mais próximos, mais abertos, mais acolhedores. É para todas as pessoas”.

Num ambiente de festa, de alegria jovial e contagiante, no final da eucaristia o Papa aproveitou a ocasião para anunciar que a próxima Jornada Mundial da Juventude, vai ser realizada em 2016, na Cracóvia, na Polónia, a terra natal do papa João Paulo II.

Na Cidade da Praia, com o propósito de estar em sintonia com os jovens no Brasil, na Paróquia de Nossa Senhora da Graça, fruto da incitativa de um grupo de jovens realizou-se uma tarde da Jornada Paroquial da Juventude que começou com a projeção em direto da missa celebrada pelo Papa no Rio de Janeiro.

Cabo Verde esteve presente na JMJ Rio 2013 com uma caravana constituída por cerca de 130 pessoas.

jmj6

É um lema bonito, porque hoje no mundo precisa-se de muita evangelização e que cada jovem assuma o seu papel de missionário. Jesus Cristo mandou os apóstolos a levar a Boa Nova a todas as criaturas. Nós, a Igreja e esses jovens (que vão para a JMJ) devemos continuar a missão de Cristo para, que de fato, a estrutura da sociedade e do mundo que estão afastado do Jesus para verem que Ele é o melhor caminho e única solução que contribui para sermos mais felizes no mundo”, disse Dom Arlindo Furtado. Read the rest of this entry »

Programa transmitido na RTC no dia 22 de Julho. Liturgia do XVII Domingo do Tempo Comum e Jornada Mundial da Juventude

XVII Domingo T Comum – Ano C

Notícias/Informações: Partida para a Jornada

PARTIDA PARA A JORNADA MUNDIAL

No próximo Domingo, 28 de Julho de 2013, vai ter lugar, a grande eucaristia presidida pelo Papa Francisco, no âmbito da Jornada Mundial da Juventude – Rio 2013, e que vai contar com milhares de jovens de todo o mundo, inclusive de Cabo Verde que está representado neste evento por uma caravana com cerca de 130 pessoas.

Na Praia, para estar em sintonia com este momento ímpar na vida da juventude católica, um grupo de jovens, apoiados pela Paróquia de Nossa Senhora da Graça está a organizar uma tarde de Jornada Paroquial da Juventude, para celebrar a maior festa, o maior encontro de jovens de todo o mundo com Papa, que este ano se realiza no Brasil. A iniciativa vai começar com a projeção em direto, da missa do envio celebrada pelo Papa no Rio de Janeiro Read the rest of this entry »

Rio de Janeiro (RV) – O Santo Padre acabou de realizar um de seus compromissos mais aguardados desta sua primeira viagem apostólica internacional: a visita, no complexo de Manguinhos, à comunidade de Varginha, uma favela hoje pacificada. A seguir, propomos, na íntegra, o discurso que dirigiu na ocasião:
Read the rest of this entry »

papa9Rio de Janeiro (RV) – Vivendo seu terceiro dia em terras brasileiras, aonde chegou nesta segunda-feira qual peregrino número 1 desta XXVIII Jornada Mundial da Juventude, o Papa Francisco deixou pouco depois das 8h locais o residência arquiepiscopal do Sumaré, no Rio de Janeiro – onde se encontra hospedado – para a tão aguardada visita ao Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, em Aparecida, SP, padroeira do Brasil. Read the rest of this entry »