Archive for June, 2013

O cabo-verdiano- americano, Marcel Balla, é um dos autores do livro, em italiano, “Da Noli a Capo Verde: Antonio de Noli e l’inizio delle scoperte del nuovo mondo” publicado há poucos meses em Itália pela Editora Marco Sabatelli. A Radio Vaticano falou com ele e conta, antes de mais, a necessidade que sentiu de conhecer a História de Cabo Verde para melhor perceber a sua identidade de cabo-verdiano da diáspora e como, a partir disso, se aproximou da figura de António de Noli, descobridor e primeiro governador das ilhas de Cabo Verde. Ouça as suas palavras na rubrica “Temas de Actualidade”

foto da cauda: Dr. Marcel Balla no colóquio sobre António de Noli, em Serra Riccò (Genova) em 2010.

RealAudioMP3
O Papa Francisco recebeu nesta sexta-feira de manhã a Delegação do Patriarcado Ortodoxo Ecuménico de Constantinopla, vinda a Roma para participar amanhã na celebração de São Pedro e São Paulo. Esta visita faz parte do tradicional intercâmbio de Delegações por ocasião das respectivas festas dos Santos Padroeiros: 29 de junho em Roma para a celebração dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo; e 30 de novembro em Istambul (Turquia) para a celebração de Santo André Apóstolo. Read the rest of this entry »

diaconos mindelo

O diácono Eliseu é o do meio, com os colegas que serão ordenados em Julho

Amanhã, dia 23, será ordenado sacerdote o Diácono Eliseu, na paróquia de S. Lourenço, Fogo, de onde ele é natural.  O diácono Eliseu pertence à Diocese de Mindelo cujo Bispo, Dom Ildo Fortes, se deslocou ontem à referida freguesia para a ordenação. Um grupo de religiosos e leigos acompanharam o bispo nesta deslocação em representação de diversas paróquias da Diocese.

Há mais dois diáconos, Adriano e Manuel (dir) agora em estágio, que vão ser ordenados por Dom Ildo no próximo dia 14 de Julho. No dia 7 de Julho os dois diáconos estagiários da diocese de Santiago serão ordenados  por Dom Arlindo Furtado.

Diácono Elias Borges

Alexandre Lopes

Diácono Alexandre Lopes

As dioceses de Cabo Verde se alegram com essas ordenações e continuam a rezar para que hoja mais vocações sacerdotais porque há ainda muita necessidade de padres em Cabo Verde.

familia 1O Secretariado da Família da Diocese – SDF de Santiago prepara casais de noivos para o Matrimónio, no âmbito do Curso de Preparação Para o Matrimónio – CPM. A formação iniciou em Abril e terminou no último Domingo, 26 do mês de Maio de 2013. Participaram nesta segunda série de CPM deste ano pastoral na Paróquia de Nossa Senhora da Graças, 21 casais de todas as paróquias da Cidade da Praia. Objetivo do curso de acordo com Filomena Moreira, coordenadora do SDF, é dar uma preparação humana e cristã aos noivos para melhor compreenderem e viverem o sacramento de matrimónio à luz dos valores do Evangelho. Assim, durante oito sessões foram apresentadas e debatidas vários temas Read the rest of this entry »

Como acontecia já na Oração Eucarística I, o chamado “Cânone Romano”, também nas outras três principais Orações Eucarísticas passará a ser expressamente mencionado São José. Esta disposição está contida num Decreto hoje publicado pela Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos. Eis os termos em que este texto justificada esta decisão, a seu tempo acolhida por Bento XVI e agora confirmada e aprovada pelo Papa Francisco: Read the rest of this entry »

No âmbito do Ano da Fé que estamos a celebrar, este domingo 16 de Junho foi dedicado ao “Evangelho da Vida”. Para marcar este dia o Papa Francisco presidiu à Santa Missa às 10.30 da manhã na Praça de São Pedro, repleta de fieis vindas de várias parte do mundo. Na sua homilia o Papa começou por sublinhar a beleza do nome dessa celebração…

Read the rest of this entry »