Archive for May, 2013

DSC00850Depois de nove anos a trabalhar ao serviço de evangelização, na paróquia de Nossa Sra da Conceição, ilha do Fogo, o padre Eduardo Afonso vai abraçar agora um novo desafio: dirigir a mais nova paróquia a ser criada na Cidade da Praia: a Paróquia do Sagrado Coração de Jesus. Nesta entrevista, o Padre Eduardo fala do trabalho pastoral realizado na ilha do vulcão, onde de uma vez só assumiu três paróquias e da missão que o aguarda, agora na Cidade Capital. Leia tudo isso e muito mais na primeira parte da entrevista com este padre dedicado e incansável na sua missão.

Olhando para trás, como avalia esses nove anos de trabalho diante das paróquias na ilha do Fogo?

É difícil avaliar estes nove anos por razões diversas: primeiro porque “ninguém é bom juiz em causa própria”; segundo porque, à imagem da parábola do semeador, não estive preocupado em fazer para depois vir a ser avaliado, mas sim, com o lançar as sementes; terceiro pela complexidade e diversidade da própria missão… Contudo, diria que, durantes estes nove anos não poupamos em esforços, demos tudo ao nosso alcance. Read the rest of this entry »

 

  IMG_2421[1] No próximo dia 10 de Junho terá lugar, na Praia, a assinatura do Acordo Jurídico entre a Santa Sé e a República de Cabo Verde. Trata-se de um acontecimento histórico importante. De acordo com Dom Arlindo Gomes Furtado, Bispo de Santiago, «Trata-se de um grande desejo da Igreja em Cabo Verde que se vai concretizar, clarificando diversas situações, garantindo uma relação equilibrada das partes nas suas mútuas relações em diversos domínios e lançando bases para futuros entendimentos em matérias específicas». Detalhes serão dados numa oportuna conferência de imprensa. Do Vaticano virá o Secretário da Santa Sé para as Relações com os Governos, Mgr. Dominique Mamberti, acompanhado de um Assistente e do Núncio Apostólico.

Para quem porventura veja esse Acordo (termo actual, e não concordata) como privilégio, o bispo da Diocese do Mindelo, D. Ildo Fortes, explica que “não é um privilégio”, mas sim o “consignar do reconhecimento jurídico da Igreja e das suas instituições e comunidades”.

DSC00347Dom D. Ildo vê-o ainda como «um instrumento muito importante para a Igreja colaborar com o Estado Cabo-verdiano ao serviço do povo e na promoção da dignidade humana” e Dom Arlindo nota que com esse Acordo ficam estabelecidas «regras próprias nas relações entre o Estado de Cabo Verde e a Igreja Católica».

 A assinatura terá lugar no fim da manhã do dia 10, 2ª feira, no Palácio do Governo.

Recorde-se que até agora muitos aspectos das relações entre Igreja e Estado eram regulamentados por uma ´concordata´do tempo colonial. Cabo Verde, com pelo menos 77,4% de católicos, é o 3º país daÁfrica, a assinar um Acordo com o Estado do Vaticano.


Uma semana antes da assinatura da Concordata
Cabo Verde: Jorge Carlos Fonseca recebido pelo Papa

2013-05-30 13:20:42

Praia – O Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, vai ser recebido pelo Papa Francisco, esta segunda-feira, 3 de Junho, no Vaticano, precisamente uma semana antes de Cabo Verde assinar a Concordata com a Santa Sé.

«Depois de alguns contactos com o conhecimento do Governo e em articulação com o bispo de Santiago, Dom Arlindo Furtado, com o bispo do Mindelo, Dom Ildo Fortes, bem como com o representante da Santa Sé em Cabo Verde, conseguimos uma audiência com o Papa Francisco às 11 horas do dia 3 de Junho, um privilégio para mim enquanto Chefe de Estado de um país de maioria católica», anunciou Jorge Carlos Fonseca.

O Presidente da República revelou que vai abordar, com o Papa Francisco, algumas assuntos importantes da vida internacional, como o problema da instabilidade na sub-região africana mas também a questão da crise mundial de valores, e aproveitará a audiência para convidar o Sumo Pontífice para visitar Cabo Verde.

A Concordata entre a Santa Sé e Cabo Verde vai ser assinada a 10 de Junho, na Cidade da Praia, pelas 12 horas. Para o efeito, desloca-se a Cabo Verde o Monsenhor Dominique Mamberti, Secretário da Santa Sé para as Relações Exteriores.

O Estado de Cabo Verde vai ser o primeiro país da Comunidade Económica dos Estados de Africa Ocidental (CEDEAO) a assinar uma Concordata com o Estado do Vaticano. O documento assenta numa base de confiança e de cooperação entre ambas as partes.

Além de visitar o Vaticano, o Presidente Jorge Carlos Fonseca irá encontrar-se também com a comunidade cabo-verdiana em Roma

 



A capital siciliana recebeu ontem sábado dia 25, na presença de cerca de 80 mil fiéis de todas as partes do país a beatificação do Padre Pino Puglisi, pároco do bairro de Brancaccio assassinado pela máfia em 1993.
“O martírio de Padre Puglisi – disse o Cardeal Paolo Romeo, Arcebispo de Palermo – exorta à educação das consciências e a Igreja deve estar na linha de frente. E esta é a grandeza do martírio do padre, morto porque formava as consciências, construía a comunidade paroquial e ajudava as pessoas a saírem de mecanismos que as escravizam. E isto, evidentemente, incomodava”. Read the rest of this entry »

Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo: próximo Domingo, dia 2 de Junho.  PROGRAMA A VINDA DO SENHOR

Notícias e Informações: Vigília vocacional, Adoração em sintonia com a adoração no Vaticano; 150 Jovens de Cabo Verde poderão participar na Jornada da Juventude no Rio de Janeiro. NOTÍCIAS E INFORMAÇÕES

Escute o programa A VINDA DO SENHOR todas as terças, às 19:30horas, na RCV.

 



Encontro dos Bispos da Guiné-Bissau
Comunicado às Paroquias e Missões das
Dioceses de Bissau e Bafatá
Os Bispos da Guiné-Bissau, Dom José Câmnate Na Bissign, Dom Pedro Carlos Zilli e Dom José Lampra Cá, para aprofundar a reflexão sobre o caminho da Igreja da Guiné-Bissau no seu serviço ao povo deste Pais, como também atender as orientações da Nunciatura Apostólica e da Conferencia Episcopal, da qual fazem parte, reuniram-se, no Centro de Espiritualidade de N’Dame nos dias 21 e 22 de Maio. Read the rest of this entry »

 



A celebração dos 50 anos da União Africana presta-se bem para um balanço, pois que 50 anos é a idade da razão que permite confrontar o presente com as ambições enunciadas no passado e, portanto, ver o que futuro deverá ser. Há 50 anos, uns quinze chefes de Estado reunidos em Adis-Abeba lançavam as bases duma organização continental destinada a favorecer as independências, garantir a soberania, promover o desenvolvimento e assegurar a integração dos Estados neo-independentes.
Read the rest of this entry »

Categories