Archive for March, 2013

Sexta feira Santa: Jesus morreu por mim.

Deus de infinita misericórdia, que pela paixão de Cristo Nosso Senhor destruístes a morte, herança do antigo pecado transmitida a todo o género humano, fazei que, renovados à imagem do vosso Filho, assim como, pela nossa natureza, levamos a imagem do homem terrestre, levemos também, pela vossa graça, a imagem do homem celeste. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. Amen.

undefined

O Papa Francisco celebrou na manhã desta Quinta-feira Santa a Missa Crismal na Basílica de São Pedro onde estiveram presentes os sacerdotes de Roma. Nesta missa os santos óleos estão no centro da ação litúrgica. São consagrados pelo Bispo para o ano inteiro. Assim, exprimem também a unidade da Igreja, garantida pelo Episcopado e aludem a Cristo, o verdadeiro “pastor e guarda das nossas almas”, como o chama São Pedro (cf. 1 Pd 2,25). E, ao mesmo tempo, mantêm unido todo o ano litúrgico, ancorado no mistério de Quinta-Feira Santa. Read the rest of this entry »

5fs2 5fs35fs55fs65fs7 5fs8 A Missa Crismal de hoje (antecipada nalgumas dioceses pra 3ª feira), marca o fim de uma etapa da Quaresma . À tarde tem início o sagrado tríduo pascal, com a Missa da Ceia do Senhor. Read the rest of this entry »

856121225pfUm dia depois da escolha de um novo Papa, o Site da Diocese procurou saber o que pensam os diocesanos sobre a escolha do novo pastor Universal da Igreja, o Papa Francisco I.

A Igreja estava confiante. Alguns achavam que a Igreja está em crise e este momento é mais uma prova de que a igreja está bem inserida na actualidade. Bento XVI, com toda a humildade, sentiu que devia deixar esta grande missão para quem tivesse condições e força física para a exercer. Oconclave , que durou menos de 24 horas,  decidiu rapidamente a escolha do novo Papa mostrou a estabilidade  Igreja e que o Espírito Santo está atento à necessidade da Igreja e que nós estamos prontos a acolher as virtudes, os benefícios dessa eleição. Temso é que dar graças a Deus pelo novo Papa, o Papa Francisco. Read the rest of this entry »

DSC06539 Mais uma vez, o Salão Paroquial da Paróquia de Nossa Senhora da Graça encheu-se de fiéis para assistir a mais uma Conferência quaresmal. Desta vez, a apresentação ficou a cargo do Bispo da Diocese de Santiago, Dom Arlindo Furtado, que trouxe o tema “Testemunhas da fé, santos e mártires de ontem e de hoje”, tema que encerrou este ciclo de conferencias.

Na sua apresentação, que teve lugar na passada quinta feira, 21 de Março de 1013, o bispo falou de figuras bíblicas, como Noé, Moisés Abrãao e alguns profetas como Isaías e Jeremias, e do novo testamento, falou São Pedro e São Paulo e Maria. Read the rest of this entry »

asa1 asa2 asa3O Secretariado da Juventude da Paróquia de Nossa Senhora do Socorro, na Praia, realizou no passado Domingo, uma caminhada penitencial para marcar o Tempo de quaresma. A iniciativa juntou mais de mil jovens e contou também com a participação de crianças e adultos.

Depois de concentração, que começou com o nascer do dia, cada jovem recebeu um trecho da mensagem do Santo Padre para a Quaresma que iam estudar durante o dia. Os participantes que ultrapassaram um milhar de jovens, iniciaram a partida a pé, passando por principais ruas das comunidades daquela paróquia. Read the rest of this entry »

papa bispo dom IldoA Diocese de Mindelo – CABO VERDE, rejubila com a belíssima dádiva do Espírito de Jesus Cristo que é Vossa Santidade, o Papa Francisco, o Bispo de Roma que «veio quase do fim do mundo» e que sentimos tão perto dos nossos corações e das nossas esperanças! Read the rest of this entry »