Archive for January, 2013

DSCF3159 Hoje, 31 de Janeiro, é tempo de especial acção de graças porque a Diocese de Santiago completa 480 anos da sua criação. Em 1533 D. João III, rei de Portugal, formulou o pedido ao Papa nesse sentido e em 20 de Maio de l533 foi criada a Diocese com sede da vila da Ribeira Grande, ilha de Santiago, tendo como patrono S. Tiago Menor.

A Diocese abrangia  não só o arquipélago de Cabo Verde como também uma parte do continente que lhe ficava contíguo numa extensão de 350 léguas de terra firme na costa ocidental africana, desde o rio senegal até ao rio S. André, perto de Cabo das Palmas. O primeiro Bispo foi D. Braz Neto, ao tempo, embaixador em Roma, que nunca chegou a vir tomar posse da Diocese. Um facto que se repetiu outras vezes. Somam mais de 100 anos o tempo em que a Diocese ficou sem a presença de um bispo ou sem a sua nomeação. Nada disso, entretanto, impediu que a Igreja parasse, apesar de ter condicionado a sua acção apostólica.  Entretanto, e variando com o tempo, a Igreja foi marcando presença e moldando o rosto de uma sociedade que em transformação, como ainda hoje é. Sua missão continua.

Dom Arlindo Furtado, Bispo da Diocese vai marcar este evento presidindo a uma Eucaristia solene no Seminário de S. José onde estão reunidos os padres diocesanos para o retiro espiritual anual. Read the rest of this entry »

A vocação é um dom concedido liberalmente por Deus. E, por vezes, compraz-se o Senhor em chamar alguém aparentemente contrário à missão para a qual Ele o destina, a fim de manifestar com maior fulgor o poder de Sua Graça e a gratuidade do Seu chamado. Nesses casos, apesar dos aparentes paradoxos e à revelia do próprio interessado, cujas aspirações parecem entrar em choque com os desígnios Divinos, o Senhor vai preparando os caminhos, servindo-Se até dos próprios obstáculos para fazer cumprir sua Santa Vontade. Read the rest of this entry »

A notícia do Concílio foi ocasião de grande alegria em todo o mundo. Não tanto assim na Cúria Romana, que julgava desnecessário e perigoso para a paz na Igreja.

Autor: Dom António Marcelino,Bispo Emérito de Aveiro

Passados 50 anos, pode parecer que o Concílio é um acontecimento do passado, com o qual não se deve já perder tempo. Ora, não é assim. Ainda em Outubro, Bento XVI dizia que os documentos do Vaticano II são a bússola que indica o rumo.

Em 1959, o Papa João XXIII anunciou urn Concílio e, depois, convocou-o, em 1961, com o objectivo de renovação da Igreja, do seu regresso as origens, da sua abertura as outras confissões religiosas e ao mundo rnoderno, objectivo que persiste e é, hoje, não menos exigente que então. Read the rest of this entry »

ssmundo1

Uma actividade de formação na paróquia de S. Salvador do Mundo

ssmundo2Esta é uma grande conquista da paróquia e vai trazer ganhos para as comunidades paroquiais sobretudo as de Burbur, Fundura e Boca Larga, que beneficiam directamente com este investimento, segunda explica o padre Carlos Varela.

A inauguração do Polo Pastoral e da Capela dedicada a São Paulo acontece no dia em que a comunidade celebra festa do padroeiro, a Conversão de São Paulo. Uma festa que é celebrada há já alguns anos mas, que agora passa a ser num lugar que lhe empresta maior dignidade. Read the rest of this entry »

hpfe1 DSCF3108ahpfe2O Salão Paroquial da Praia, foi no Domingo, 20 de Janeiro de 2013, palco de uma tarde de um concurso de hip hop, onde a fé foi o foco. A iniciativa partiu do Secretariado Paroquial da Juventude e da Paróquia e foi enquadrada no âmbito do Ano da Fé.

A ideia de acordo com Zico Mendes, membro do Secretariado da Juventude e um dos organizadores do evento, « é levar os jovens, através do seu estilo, da sua maneira, manifestar a sua fé». Para além disso, a iniciativa é também uma forma de levar os jovens a ler e a estudar a Bíblia Sagrada e o YOUCat  –  o catecismo para os jovens –  tendo em conta que as letras das músicas a participarem no concurso tinham que ser inspiradas nos dois documentos. Read the rest of this entry »

DSCF2528Os padres Diocesanos vão estar em Retiro espiritual de 28 de Janeiro a 1 de Fevereiro no Seminário de S. José, na Praia. Passado o fim de semana, terão um tempo de reciclagem teológico-Pastoral de 4 a 8 de Fevereiro. Read the rest of this entry »

No próximo Sábado, dia 26 de Janeiro, faz 23 anos que o Beato Papa João Paulo II visitou Cabo Verde e celebrou a Eucaristia na localidade de Quebra Canela. Recordando esta data e pedindo a intercessão do Beato João Paulo II, a paróquia de Nossa Senhora do Socorro vai celebrar a Missa das 6 horas da Tarde na Praça Cruz do Papa, com uma procissão que sai do Salão paroquial.

O Pároco pede que todos deve concentrar-se no Salão e convida «toda a Cidade da Praia para estar connosco e recordar um acontecimento que marcará indelevelmente a História de Cabo Verde».