Archive for November, 2012

O arcebispo emérito sul-africano, Desmond Tutu, vai receber o Prémio Unesco/Bilbau 2012. A distinção deve-se ao seu “papel de destaque na construção da nova democracia não-racial da África do Sul.”
A Organização da ONU para Educação, Ciência e Cultura, Unesco, anunciou, na terça-feira, a premiação do arcebispo pelo seu contributo na construção de uma cultura universal dos direitos humanos. Read the rest of this entry »

Na terça-feira, dia 27 de Novembro, enquadrado nas iniciativas para se assinalar a10ª edição da  iniciativa “Cidades para a Vida – Cidades contra a Pena de Morte”, a Comunidade de Sant´Egidio na Praia organizou uma palestra na Escola Secundaria Cesaltina Ramos, tendo como publico-alvo uma turma do 10ºano, tema “O valor da vida na cidade”. Read the rest of this entry »

Finalmente chegou o dia ´D´. Os bispos retidos em Dakar chegaram às 7:30 da manhã, num avião militar. O Bispo de Santiago, Dom Arlindo, o de Mindelo, Dom Ildo, e o Cardeal Théodore Sarr, de Dakar, foram bem cedo ao aeroporto acolher os demais membros da conferência episcopal, que deveriam chegar às 6:15 da manhã.

Depois do Café na Quinta da Montanha, onde vão decorrer os trabalhos, entrou-se num ritmo constante…Foi um dia cheio, disse D. Ildo, que divide o primeiro dia em três etapas: o encontro com o Núncio Apostólico, Dom Luis Mariano Montemayor, a visita à Cidade Velha e a Eucaristia com a comunidade ao fim do dia.

O Núncio fez um apanhado do ano: a situação político.social de cada país  e a actualidade da Igreja. Destacou , por exemplo as viagens do Papa, especilmente a feita ao Líbano, o encontro mundial das famílias em Milão (Itália) e as publicações mais importantes do Papa. Enfim, uma «síntese da vida da Igreja», disse Dom Ildo. Abordou também, como de costume, assuntos próprios da vida das dioceses, da sua relação e seus compromissos com Roma.

Depois disto, « o Núncio deu uma visão geral dos países que compõem a Conferência. Cabo Verde ficou deixado para o fim, tendo destacado a situação de estabilidade política que o faz ser uma espécie de «oásis» nesta zona da África». O Núncio destacou bem este aspecto particular do nosso país no contexto da África ocidental.

Os Bispos foram cumpriram um programa cultural com a visita à Cidade Velha, onde foram recebidos pelo presidente da câmara e por um vereador. Através de um filme tiveram uma ideia da história da cidade Velha…

«Para os bispos foi muito interessante ver na Ribeira Grande a parte de Cabo Verde que é um berço do cristianismo que se expandiu nesta região oeste da África.

Ficaram admirados com a história que as ruínas de igrejas e conventos contam… É a história de Cabo Verde, marcada pela história da Igreja.

O dia terminou  com a Missa presidida por um Bispo da Guiné Bissau e pregou em crioulo da Guiné. Animou a Missa a comunidade de Rui Vaz, que esteve pacientemente à espera do regresso dos bispos. Afinal é a primeira vez que tantos bispos se reúnem em Cabo Verde e numa reunião importante como é a conferência episcopal.

Após à Missa as pessoas fizeram questão de se aproximar e pedir a bênção aos bispos.

Amanhã os Bispos vão partilhar a realidade das suas dioceses e do Sìnodo e dos Sectores da pastoral a nível do continente africano e de outras partes do mundo em que alguns tomaram parte.

PApa Bento XVI e alguns bispos africanos.

Teve inicio hoje em Rui Vaz o encontro da Conferência Episcopal, agendada para a passada segunda feira. Devido a imprevistos não nos é possível dar detalhes, mas esperamos no fim do dia dar informações de Dom Ildo Fortes, porta voz do Encontro, sobre como decorreu este primeiro dia de trabalhos da Conferência que acontece em Cabo Verde pela primeira vez.

Cardeal Théodore Sarr preside à Eucaristia no Seminário de S. José

O Cardeal Théodore Adrien Sarr, arcebisbo de Dakar, Senegal,  presidou ontem, terça feira,  à Eucaristia, (em francês) na Capela do Seminário de S. José, tendo concelebrado Dom Ildo Fortes, Bispo de Mindelo e o Pe. José Álvaro, reitor. Este gesto constituiu uma página marcante  na história do Seminário diocesano tendo trazido emoção e muita alegria aos seminaristas de Mindelo e Santiago. Read the rest of this entry »

Dom Ildo, Cardeal Jacques Sarr e Dom Arlindo

As últimas informações da Diocese de Santiago trazem luz verde sobre o Encontro da Conferência: O núncio apostólico, Dom Luis Mariano Montemayor e os Bispos do Senegal, da Mauritânia e da Guiné Bissau finalmente deverão chegar à Praia amanhã, quarta feira, num avião militar do Senegal por volta das 6 da manhã. Não se sabem ainda as razões dessa solução, mas o facto é que isso vai desbloquear a situação constrangedora criada pelos cancelamentos dos vôos da Air Senegal para a Praia nos dias 26  e 27.  Read the rest of this entry »