Archive for May, 2012

O diácono António Leal recebeu o ministério diaconal em Dezembro de 2011, na Cidade da Praia, onde passou a ter mais responsabilidades pastorais. Seis meses depois, agora cada vez mais consciente do caminho que escolheu e da missão que o espera, prepara-se para receber o segundo grau que é a ordenação sacerdotal que vai acontecer no próximo dia 17 de Junho de 2012, na Cidade de Assomada, ilha de Santiago, juntamente com mais três jovens colegas da caminhada.  Nas vésperas do grande dia, o site da Diocese de Santiago volta a conversar com este jovem que tem Cristo no centro da sua vida. Nesta entrevista António revela como tem sido os nove meses de estágio pastoral nas três paróquias da ilha do Fogo e como está a ser a caminha rumo a vida sacerdotal. Read the rest of this entry »

A 1 de janeiro de 1962, em Kongolo, no actual Congo Kinshasa, 20 missionários espiritanos, dos quais 19 padres belgas e 1 irmão holandês, foram massacrados pelos soldados do governo congolês. Read the rest of this entry »

Vinda do Senhor: Momento vocacional e notícias informações

Vinda do Senhor: Solenidade da Ssma Trindade

Vinda do Senhor: Momento vocacional e notícias informações

A Pastoral familiar é prioridade em Cabo Verde

A pastoral familiar é uma prioridade em Cabo Verde

Diocese de Santiago prepara Manual “Educação para o Amor”

Neste momento a Diocese está a elaborar um Manual para a Família, intitulado “ Educação para o Amor”. O livro está a ser preparado pelo Secretariado Diocesano da Família (SDF) e aborda vários temas relacionados intimamente com a vida da Família, designadamente: a fecundidade, relação inter-pessoal, paternidade responsável, a família e a Sociedade, entre outras temáticas. “Trata-se de um documento de suporte e de orientação para os jovens e famílias, acrescenta Filomena Moreira, coordenadora do SDF. Read the rest of this entry »

Casais no aeroporto da Praia no dia da partida para o encontro mundial das familias em Milão - Itália

O ano Pastoral 2011-2012 a Diocese de Santiago de Cabo Verde elegeu a família como uma das prioridades e um dos principais campos de actuação. Face a situação actual marcada por crise de valores, desestruturação familiar, violência, abandono, que afectam as famílias cabo-verdianas, a Diocese achou que era preciso dar uma atenção maior às famílias cristãs e às famílias em geral para  que elas possam cumprir o seu papel na sociedade. Read the rest of this entry »

Partiu ontem par Itália a delegação da Diocese de Santiago para participarem no VII encontro Mundial da Família que terá lugar de 30 de Maio a 03 de Junho de 2012 em Milão, Itália, sob o lema: “A Família: o trabalho e a festa”.

Sendo estes dois dos factores que segundo o Santo Padre contribuem para a separação da família. Como explica o Papa Bento VI na sua Carta para o VII encontro da Família, “o trabalho e a festa estão intimamente ligados à vida das famílias: condicionam as decisões, influenciam as relações entre os cônjuges e entre os pais e filhos e, incidem na relação da família com a sociedade e com a Igreja”.

A Diocese de Santiago participa no evento mundial dedicado às Famílias com uma delegação constituído por 36 pessoas, sendo 12 casais com responsabilidades a nível da pastoral da família das seguintes paróquias: Nossa Senhora da Graça, Nossa senhora Socorro, Imaculada Conceição, S. João Baptista, Santa Catarina e Nossa Senhora da conceição– Fogo.

Os participantes da nossa Diocese prometem trazer experiências e conhecimentos para partilharem com as famílias nas paróquias.

Na hora da partida havia muito entusiasmo dos participantes que foram acompanhados pelo animador espiritual e tiveram a presença de Dom Arlindo que lhes foi levar uma palavra de ânimo e como sinal de envio a este encontro de evangelização que será depois partilhado para o bem das familias do nosso país.