Archive for September, 2011

cx_tc06

30/09/2011 11.43.13

PAPA AOS BISPOS: ENCONTRAR NOVOS CAMINHOS DE EVANGELIZAÇÃO

Tirana, 30 set (RV) – Os bispos devem “identificar com audácia missionária novos caminhos de evangelização, especialmente a serviço das novas gerações”. Esta é a exortação de Bento XVI contida na mensagem assinada pelo Secretário de Estado, Card. Tarcisio Bertone, enviada ao presidente do Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE), Cardeal Péter Erdő.

A mensagem foi lida pelo Núncio Apostólico na Albânia, Dom Ramiro Moliner, na abertura da Assembleia Plenária do Conselho, em andamento em Tirana de ontem até domingo. O tema deste encontro é a nova evangelização, na perspectiva do Sínodo convocado por Bento XVI em outubro de 2012 sobre este argumento.
O Papa também encoraja os bispos a prosseguirem a obra desta estrutura que une os episcopados europeus, e que há 40 anos promove uma profícua colaboração em atividades pastorais e ecumênicas. Entrevistado pela Rádio Vaticano, o Cardeal Erdo falou do significado da nova evangelização na Europa: “A nova evangelização significa a difusão e o redescobrimento da Boa Nova de Jesus Cristo em sociedades que têm, em sua raiz cultural, o Cristianismo, mas que se afastaram da fé cristã”.

FONTE: Radiovaticano

Abdijan, 30 set (RV) – O Presidente marfinense, Alassane Ouattara, instituiu esta semana a Comissão Diálogo, Verdade e Reconciliação, inspirado no modelo sul-africano criado após o fim do apartheid. Um dos 11 membros dessa Comissão é o Arcebispo de Bouaké, Dom Paul-Simon Ahouanan Djro.

A Costa do Marfim está saindo de um período de 10 anos de divisões e de violência, uma fase que se iniciou em setembro de 2002 e se encerrou em abril deste ano, com a vitória das forças de Ouattara, apoiadas por militares franceses e pela ONU, contra as do ex-Presidente Laurent Gbagbo, que hoje se encontra preso.

Segundo depoimentos coletados pela Agência Fides, todavia ainda se registram casos de violência em muitas cidades do país. Os casos são bastante isolados e não poupam nem mesmo a Igreja Católica. Dois dias atrás, por exemplo, um grupo de bandidos invadiu a residência do Bispo de San Pedro. Duas semanas atrás, foi invadida a casa dos frades capuchinhos.

De acordo com fontes da Igreja local, essas ações são cometidas por ex-militares e guerrilheiros que ficaram desempregados depois da guerra civil. (BF)

Cidade do Vaticano, 29 set (RV) – “Silêncio e Palavra: caminho de evangelização” é o tema escolhido por Bento XVI para a próxima Jornada Mundial das Comunicações Sociais que se realizará em 20 de maio de 2012, Read the rest of this entry »

O Papa Bento XVI, pensador profundo

Num mundo de imagens, de hiperligações, de comunicação vertiginosa, o discurso do Papa germânico aparece como um contraponto tremendo (…), sem adornos.

Num mundo de imagens, de hiperligações, de comunicação vertiginosa, o discurso do Papa germânico aparece como um contraponto tremendo, pensado, Read the rest of this entry »

Dom Arlindo Furtado no dia da entrada solene e tomada de posse

Eis os três eixos da pastoral na Diocese de Santiago de Cabo Verde nos próximos anos:

1. Revitalização da iniciação cristã e Educação para a Santidade (Para todos)

2. Educação para o Amor (Família e a Juventude)

3. Catequese como um caminho de vida à luz da fé (crianças e adolescentes) Read the rest of this entry »

A Missa da abertura oficial do ano formativo no Seminário foi uma celebração simples, com uma assembleia reduzida, presidida pelo Bispo da Diocese. Estamos aqui para um acto simples, mas significativo de abrir formalmente mais um ano de Read the rest of this entry »

A caridade faz parte essencial da Missão da Igreja« Uma Igreja aliviada dos elementos mundanos é capaz de comunicar aos homens… a força vital particular da fé cristã. “Para a Igreja, a caridade não é uma espécie de atividade de assistência social que se poderia mesmo deixar a outros, Read the rest of this entry »