Archive for May, 2011

Publicar aqui este artigo era uma chance de ajudar as pessoas a terem algo para a meditaçao sobre a Virgem Maria, no último dia a ela consagrado no mês de Maio.

A DEVOÇÃO A MARIA

O fundamento da devo-ção (dito de outra forma da piedade) para com Maria encontra-se nos próprios Evangelhos. Ao lê-los Read the rest of this entry »

O Secretariado Diocesano das Vocações vai marcar o encerramento do Mês de Maria e mês vocacional na Igreja Pro Catedral de Nossa Senhora da Graça no dia 31, terça feira, às 8 da Noite com a oraçao do Terço e Adoraçao do Santíssimo Sacramento.

Antes da Adoração haverá um momento de reflexão apoiado com projecção de ‘power point’ sobre as vocações e o valor da oraçao da comunidade cristã nessa pastoral.

Read the rest of this entry »

Familias saindo de um encontro (Paroquia de NSra Socorro, Achada s. António)

Encontro Mundial das Famílias já tem catequese preparatória. Documento «A família: o trabalho e a festa» ajuda os fiéis a reflectirem sobre a sua vivência em casa, no trabalho e nos tempos de descanso

(24/5/2011) A Santa Sé apresentou esta terça-feira, em Roma, a catequese preparatória do VII Encontro Mundial das Famílias, evento que se realizará no próximo ano em Milão, entre 30 de Maio e 3 de Junho.

• VATICANO, domingo, 10 de abril de 2011
  • “Aqui não se fofoca!”. Esse aviso deveria ser colocado em muitos ambientes de convivência, segundo sugeriu na sexta-feira o padre Raniero Cantalamessa OFM cap, na meditação de Quaresma que dirigiu a Bento XVI e seus colaboradores da Cúria Romana.

Read the rest of this entry »

A vida é vocação. É preciso decidir!

Secretariado Diocesano das vocações teve o seu segundo encontro hoje, dia 25,  na Paróquia de S. Lourenço dos Órgãos, Ilha de Santiago. Foi uma grande experiência de Igreja que incluiu almoço, convívio e estudo. Tivemos a alegria do encontro com Dom Teodoro que nos dirigiu umas palavra de ânimo neste trabalho fundamental para a Igreja diocesana. Já no fim dos trabalhos, ele veio se despedir. Rezou connosco e nos deu a sua bênção.

Num gesto digno de apreço, membros da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em S. Filipe, Ilha do Fogo, tomou a iniciativa de se unir às celebrações relacionadas com a morte do Pe. Sanches, que foi por 17 anos pároco da referida freguesia.

Conforme um email enviado ao site, quiseram, assim “partilhar com a Diocese e as demais paróquias da Diocese, os nossos momentos de oração pela alma do Pe. Sanches”. Um pequeno grupo preparou algumas fotografias e enviou um texto que reflecte o seu empenhamento de cristãos.

A eucaristia faz a Igreja e a Igreja faz a Eucaristia

Fiéis das paróquias de Santiago onde o Pe. Sanches trabalhou, familiares, antigos seminaristas do Seminário de S. José, e vários amigos participaram ontem, dia 21, na Missa pelo Padre Sanches, presidida pelo P. José Álvaro e concebrada pelo Padre Boaventura Lopes, grande amigo do Padre Sanches. Na homilia, o P. Boaventura ressaltou a coincidência da Evangelho que parece ter sido escolhido especialmente para aquela ocasião. Jesus disse que ia prepara-nos um lugar e  onde ele estiver, quer que estejamos nós também.