Archive for April, 2011

 

Diante do Templo Romano

Os seminaristas das dioceses de Santiago de Cabo Verde e de Mindelo estão reunidos no Seminário Maior de Évora, Portugal, de 27 a 30 de Abril, para o habitual encontro das férias da Páscoa. Participa também nesse encontro o Pe. José Álvaro, Reitor do Seminário de S. José, na Praia, Cabo-Verde (CV).
É uma oportunidade para desenvolver o espírito de amizade e inter-ajuda, o aprofundamento da fé e do encontro com Deus e de partilhar as experiências do seminário. É também um “ tempo de reflexão e diálogo sobre a realidade eclesial e sócio-política de Cabo Verde”, considera o seminarista Alexandre Lopes, da paróquia de Santa Catarina, que está no 5º ano, em Coimbra.
Read the rest of this entry »

Bençao urbi et orbi

“Urbi et orbi” em 65 línguas”. Que se manifeste aos numerosos exilados e refugiados provenientes de diferentes países africanos a solidariedade de todos”, disse Bento XVI, que pronunciou a benção “urbi et orbi” em 65 línguas.

Read the rest of this entry »

O papa Bento XVI afirmou hoje, na tradicional mensagem de Páscoa “urbi et Orbi”, que a “diplomacia e o diálogo devem tomar o lugar das armas” na Líbia.

“Que na Líbia, a diplomacia e o diálogo tomem o lugar das armas e que seja facilitado, na atual situação de conflito, o acesso à ajuda humanitária a todos os que sofrem as consequências dos confrontos”, afirmou Bento XVI.

O papa abordou também a situação no Médio Oriente apelando para que a “luz da paz e da dignidade humana supere as trevas da divisão, do ódio e da violência”.

“Respeito pela pessoa humana”

 Bento XVI sublinhou o papel dos jovens na construção de uma democracia tolerante, exortando os jovens dos países do Norte de África e do Médio Oriente a trabalharem para a promoção do bem comum e de sociedades onde “a pobreza seja vencida e onde as escolhas políticas sejam inspiradas no respeito pela pessoa humana”.

Na mensagem, perante milhares de fiéis que acorreram à praça de S. Pedro, Bento XVI apelou também a todos os países para que manifestem solidariedade e “abram o coração ao acolhimento” dos “numerosos exilados e refugiados provenientes de África”.

Fonte: expresso.pt

vocaçao é um dom de Deus. Mas a comunidade cristã deve rezar e apoiar os que desejam responder ao chamamento de Deus. Na verdade, quando a comunidade sabe que ela mesma é vocacionada, naturalmente ela reza e apoia as vocações todas.

MÊS DE MAIO – MÊS VOCACIONAL:  Reflectir e rezar sobre todas as vocações na Igreja

Um mês inteiro para pôr todos a pensarem na dimensão vocacional da vida e para se intensificar a oração e reflexões sobre as vocações na Igreja. Este o objectivo do mês vocacional estabelecido nos anos 90 na Diocese de Cabo Verde, agora diocese de Santiago.

Read the rest of this entry »

Eu sei, sei bem que o texto que vem a seguir não é uma notícia. Mas neste link tem mais chance de ser lido. Não eestive na Vigília Pascal a que presidiu o Bispo Diocesano. Por isso, achei que devia partilhar esta mensagem de DOm Orani. Se alguém participou na vigília na Pro-Catedral, que partilhe com os internautas a mesnagem de Dom Arlindo. ‘Nao temais”… Quem sabe esta nao é uma das ideias. Bem pascal, por sinal. O quê mais?  Feliz Páscoa ! Aleluia ! O Senhor venceu a morte. Nós com ele venceremos!

 
 

Em nossa aldeia global, os fatos locais adquirem rapidamente projeção mundial.  Ultimamente os acontecimentos negativos que machucam nossas comunidades, em pouco tempo atingem o mundo como um relâmpago levando a comunidade internacional a participar das dores e flagelos! Aliás, parece que nós nos acostumamos tanto com esse tipo de comunicação que os Read the rest of this entry »

Publicamos a seguir algumas imagens da Missa da Ceia do Senhor, presidida pelo Senhor Bispo e concelebradas apenas pelo Padre Joao Martins, pároco e Pe. Ze Álvaro, Reitor do Seminario de S. José. A Igreja estava cheia, mas com menos gente do que na missa crismal. Cada paróquia se reune para a própria celebraçao. Houve a cerimónia do lava-pés a 12 homens das comunidades que formam a paróquia.

Na paróquia de S. Filipe, Apóstolo, na ausência do pároco, Padre Sanches, as celebraçoes serão presididas pelo Sr. padre Adérito.  

 

A transladaçao do Santíssimo para o altar lateral. Conforme é tradiçao nesta paróquia Vai haver adoraçao até à tarde, interrompendo-se apenas para a via sacra, as 10 horas.

Dom Arlindo com os padres da Ilha de Santiago. Presente também o único diácono permanente de Cabo Verde


Dom Arlindo Furtado presidiu hoje pelas 09:30 à Missa Crismal com 16 padres da Ilha de Santiago, na Igreja de Nossa Senhora da Graça, Pró-catedral da Diocese. De quase todas as paróquias da Ilha de Santiago acorrem fiéis para participarem na missa crismal, presidida pelo Bispo da Diocese, um ritual que se repete a cada ano, e é ocasiao para a experiência da Igreja diocesana.

Read the rest of this entry »

Categories