Archive for April, 2011

Diante do Templo Romano

Os seminaristas das dioceses de Santiago de Cabo Verde e de Mindelo estão reunidos no Seminário Maior de Évora, Portugal, de 27 a 30 de Abril, para o habitual encontro das férias da Páscoa. Participa também nesse encontro o Pe. José Álvaro, Reitor do Seminário de S. José, na Praia, Cabo-Verde (CV).
É uma oportunidade para desenvolver o espírito de amizade e inter-ajuda, o aprofundamento da fé e do encontro com Deus e de partilhar as experiências do seminário. É também um “ tempo de reflexão e diálogo sobre a realidade eclesial e sócio-política de Cabo Verde”, considera o seminarista Alexandre Lopes, da paróquia de Santa Catarina, que está no 5º ano, em Coimbra.

Bençao urbi et orbi

“Urbi et orbi” em 65 línguas”. Que se manifeste aos numerosos exilados e refugiados provenientes de diferentes países africanos a solidariedade de todos”, disse Bento XVI, que pronunciou a benção “urbi et orbi” em 65 línguas.

Read the rest of this entry »

O papa Bento XVI afirmou hoje, na tradicional mensagem de Páscoa “urbi et Orbi”, que a “diplomacia e o diálogo devem tomar o lugar das armas” na Líbia.

“Que na Líbia, a diplomacia e o diálogo tomem o lugar das armas e que seja facilitado, na atual situação de conflito, o acesso à ajuda humanitária a todos os que sofrem as consequências dos confrontos”, afirmou Bento XVI.

O papa abordou também a situação no Médio Oriente apelando para que a “luz da paz e da dignidade humana supere as trevas da divisão, do ódio e da violência”.

“Respeito pela pessoa humana”

Bento XVI sublinhou o papel dos jovens na construção de uma democracia tolerante, exortando os jovens dos países do Norte de África e do Médio Oriente a trabalharem para a promoção do bem comum e de sociedades onde “a pobreza seja vencida e onde as escolhas políticas sejam inspiradas no respeito pela pessoa humana”.

Na mensagem, perante milhares de fiéis que acorreram à praça de S. Pedro, Bento XVI apelou também a todos os países para que manifestem solidariedade e “abram o coração ao acolhimento” dos “numerosos exilados e refugiados provenientes de África”.

Fonte: expresso.pt

vocaçao é um dom de Deus. Mas a comunidade cristã deve rezar e apoiar os que desejam responder ao chamamento de Deus. Na verdade, quando a comunidade sabe que ela mesma é vocacionada, naturalmente ela reza e apoia as vocações todas.

MÊS DE MAIO – MÊS VOCACIONAL:  Reflectir e rezar sobre todas as vocações na Igreja

Um mês inteiro para pôr todos a pensarem na dimensão vocacional da vida e para se intensificar a oração e reflexões sobre as vocações na Igreja. Este o objectivo do mês vocacional estabelecido nos anos 90 na Diocese de Cabo Verde, agora diocese de Santiago.

Read the rest of this entry »

Eu sei, sei bem que o texto que vem a seguir não é uma notícia. Mas neste link tem mais chance de ser lido. Não eestive na Vigília Pascal a que presidiu o Bispo Diocesano. Por isso, achei que devia partilhar esta mensagem de DOm Orani. Se alguém participou na vigília na Pro-Catedral, que partilhe com os internautas a mesnagem de Dom Arlindo. ‘Nao temais”… Quem sabe esta nao é uma das ideias. Bem pascal, por sinal. O quê mais?  Feliz Páscoa ! Aleluia ! O Senhor venceu a morte. Nós com ele venceremos!

Em nossa aldeia global, os fatos locais adquirem rapidamente projeção mundial.  Ultimamente os acontecimentos negativos que machucam nossas comunidades, em pouco tempo atingem o mundo como um relâmpago levando a comunidade internacional a participar das dores e flagelos! Aliás, parece que nós nos acostumamos tanto com esse tipo de comunicação que os Read the rest of this entry »

Publicamos a seguir algumas imagens da Missa da Ceia do Senhor, presidida pelo Senhor Bispo e concelebradas apenas pelo Padre Joao Martins, pároco e Pe. Ze Álvaro, Reitor do Seminario de S. José. A Igreja estava cheia, mas com menos gente do que na missa crismal. Cada paróquia se reune para a própria celebraçao. Houve a cerimónia do lava-pés a 12 homens das comunidades que formam a paróquia.

Na paróquia de S. Filipe, Apóstolo, na ausência do pároco, Padre Sanches, as celebraçoes serão presididas pelo Sr. padre Adérito.

A transladaçao do Santíssimo para o altar lateral. Conforme é tradiçao nesta paróquia Vai haver adoraçao até à tarde, interrompendo-se apenas para a via sacra, as 10 horas.

Dom Arlindo com os padres da Ilha de Santiago. Presente também o único diácono permanente de Cabo Verde

Dom Arlindo Furtado presidiu hoje pelas 09:30 à Missa Crismal com 16 padres da Ilha de Santiago, na Igreja de Nossa Senhora da Graça, Pró-catedral da Diocese. De quase todas as paróquias da Ilha de Santiago acorrem fiéis para participarem na missa crismal, presidida pelo Bispo da Diocese, um ritual que se repete a cada ano, e é ocasiao para a experiência da Igreja diocesana.