Archive for February, 2011

Trabalho de Grupo

Criar um observatório de Vigilância da Pobreza  e um Grupo de reflexão sobre a Cáritas e a Ação Social, são algumas conclusões da formação em Pastoral social promovida pela Caritas, que termimou no passado dia 24 de Fevereiro. Constam ainda das  recomendaçoes acompanhar o Mapeamento das acções já em execução.

Read the rest of this entry »

“Olá Diocese de Santiago, em Cabo Verde. Senhor Bispo Dom Arlindo, Senhores padres, amigos e todos os diocesanos em geral. Eu sou Ana Rita Gomes Semedo, sou natura de São Miguel Arcanjo, Principal, concretamente duma zona de nome Ponta-Belém”.

Foi desta forma simples e simpática que a recém professa Irmã Ana Rita se apresentou ao site da Diocese de Santiago, dias após os seus primeiros votos religiosos na Congregação das Servas de Sagrada Família em Lisboa.

A freira chegou à Congregação aos 27 dias do mês de Outubro de 2006 sem ter conhecido qualquer das irmãs anteriormente. “Só nos conhecemos no aeroporto de Lisboa. A minha vocação foi uma bênção de Deus que esperei durante muito tempo”- reflecte. Read the rest of this entry »

O desafio de combater a pobreza

Sustentar a família natural para derrotar a pobreza

Médico aponta contribuição da Igreja neste campo

ZAGREB, quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011 (ZENIT.org) – “Para vencer a pobreza, as organizações internacionais, os governos e as ONGs podem e devem dar mais apoio à família. As famílias naturais são um componente social decisivo para erradicar a pobreza.”

É o que afirma Marijo Zivkovic, representante da Fundação pró-direitos da família, em um documento apresentado durante a sessão número 48 da Comissão da ONU para o Desenvolvimento Social (Nova York, 9 a 18 de fevereiro).

Anuário Pontifício é apresentado ao Papa

ROMA, terça-feira, 22 de fevereiro de 2011 (ZENIT.org) – Aumenta o número de batizados no mundo (cerca da metade dos católicos vive no continente americano), assim como o de sacerdotes e seminaristas, enquanto se registra uma ligeira diminuição no número de religiosas.

Para que haja bons sacerdotes é preciso formar bons seminaristas

ROMA, terça-feira, 22 de fevereiro de 2011 (ZENIT.org) – Como obter resultados positivos na formação espiritual dos seminaristas? Como fazer para que os candidatos ao sacerdócio tenham maior clareza vocacional? O subjetivismo e a secularização representam um desafio para as novas gerações de sacerdotes?

Estas e outras questões foram discutidas durante a semana de estudo La formazione spirituale personale nei seminari  (A formação espiritual pessoal nos seminários), realizada de 7 a 11 de fevereiro, no centro de formação sacerdotal da Pontifícia Universidade da Santa Cruz, em Roma.

Read the rest of this entry »

“Sepultados com Ele no batismo, foi também com Ele que ressuscitastes” » (cf. Cl 2, 12).

Papa envia mensagem para a Quaresma de 2011

– A Quaresma é uma oportunidade única para redescobrir o sentido e o valor do Batismo, segundo recordou o Papa Bento XVI em sua Mensagem para a Quaresma de 2011, divulgada hoje pela Santa Sé.

No texto, com o tema “Sepultados com Ele no batismo, foi também com Ele que ressuscitastes” (Col 2,12), o Pontífice nos convida a viver a Quaresma como um “caminho de purificação no espírito, para haurir com mais abundância do Mistério da redenção a vida nova em Cristo Senhor”.

Para que haja bons sacerdotes é preciso formar bons seminaristas

Conclusões do curso sobre a formação espiritual nos seminários

Aumenta número de seminaristas no mundo, diminui o de religiosas

Católicos aumentam 15 milhões de fiéis de 2008-2009 (= 1,3%)

Esta é a informação geral oferecida pelo Anuário Pontifício 2011, apresentado no último sábado a Bento XVI pelo cardeal Tarcisio Bertone, secretário de Estado vaticano, e pelo arcebispo Fernando Filoni, substituto da Secretaria de Estado para Assuntos Gerais.

As estatísticas de 2009 oferecem uma visão sintética das principais dinâmicas da Igreja Católica nas 2.956 circunscrições eclesiásticas do mundo,

Mensagem do Papa para o 48º Dia Mundial das Vocações

Sobre o tema “Propor as vocações na Igreja local”

CIDADE DO VATICANO, quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

– Apresentamos na secção download a mensagem do Papa Bento XVI para o 48º Dia Mundial das Vocações, que será comemorado no dia 15 de maio, 4º domingo da Páscoa.

Clique aqui para ver/download a mensagem!

FONTE de todas estas noticias: ZENIT.org

Dom Arlindo e padres - Reciclagem sobre a Doutrina Social da Igreja

Trabalho de Grupo

O segundo dia de trabalhos, os padres reunidos para o programa de formação e reciclagem sobre a pastoral social foi preenchido com estudo, trabalho de grupos e plenária. De manha o Padre Erny fez a apresentação das grandes linhas da Encíclica Deus Caritas Est (Deus é Amor) do Papa Bento XVI. Este documento foi analisado como desafio e um convite de renovação para toda a Igreja. A grande perspectiva ‘e a do AMOR enquanto fonte do Belo e do Bem. A partir desta mensagem esclarecedora do Sumo Pontífice se passou à análise da situação social e pastoral para se decidir sobre o modelo de Caritas e os Programas que podem dar respostas à situação das comunidades e dos grupos mais vulneráveis de Cabo Verde.