Archive for January, 2011

Pe Ildo, Bispo eleito de Mindelo

Pe Ildo, Bispo eleito de Mindelo

 

Artigo Jornal

Artigo de um dos jornais de Cabo Verde sobre o novo Bispo de Mindelo

No dia em que se tornou pública a nomeação do Padre Ildo Fortes como o novo Bispo da Diocese de Mindelo, ele nos concedeu uma entrevista via telefone, em que fala do seu percurso humano e cristão. Entre outras assuntos, falou de algumas linhas mestras que irão orientar a sua missão como bispo, das suas expectativas em relação aos jovens e aos sacerdotes, religiosos e leigos em geral. Lançou um desafio às comunidades cristãs na Emigração, evocando a sua própria experiência como emigrante.

Read the rest of this entry »

A vinda do Papa João Paulo II a Cabo Verde há 21 anos, não passou em branco

Um momento da apresentação do grupo coral de Nossa Senhora do Socorro

A vinda do Papa João Paulo II a Cabo Verde há 21 anos, não passou em branco. Várias centenas de pessoas reuniram na passada quarta feira, dia 26, no espaço Cruz de Papa (Achada de S. António) para homenagearem o papa João Paulo II.

Read the rest of this entry »

 
Dom Arlindo Furtado, Bispo de Santiago, regressou de Mindelo na quinta-feira, dia 27, depois da nomeação do novo Bispo de Mindelo, o padre Ildo Fortes. O ainda Administrador da diocese de Mindelo concedeu uma entrevista ao nosso site falando sobre o perfil do Bispo eleito de Mindelo e da perspectiva de cooperação entre as duas dioceses de Cabo Verde. 

Pe. Ildo Fortes, Bispo eleito de Mindelo

Pe. Ildo Fortes, Bispo eleito de Mindelo

Dom Arlindo na Catedral de Nossa Senhora da Graça

Dom Arlindo na Catedral de Nossa Senhora da Graça

 

 

 

 

 

 

Read the rest of this entry »

Vista central da multidão que acorreu às celebrações

Vista central da multidão que acorreu às celebrações

O anfiteatro da Cruz do Papa ficou ontem superlotado por várias centenas de pessoas – crianças, jovens e velhos – que foram participar nas celebrações dos 21 anos da visita do Papa João Paulo II a Cabo Verde.

A seguir publicamos umas imagens para dar aos internautas a ideia do ambiente vivido sob o signo da fé e da PAZ. Num ambiente alegre as pessoas cantaram o Hino do Papa e outras músicas apresentadas pelos coros das quatro paróquias da Praia, relembraram a mensagem em versos e seguiram com atenção a dramatização dos mistérios luminosos da autoria do Papa João Paulo II.

Read the rest of this entry »

A comunidade cabo-verdiana de Lisboa celebrou este domingo, 23, a festa de Nho Santo Amaro, padroeiro do concelho de Tarrafal de Santiago.

A festa que vai já na sua VIII edição, conta anualmente com uma grande moldura humana, muita animação e momentos destinados a matar as saudades, entre pessoas que só se encontram de ano a ano por ocasião desta festa.

As festividades de Nho Santo Amaro, é da responsabilidade da Capelania Africana na capital portuguesa, Lisboa, uma comissão organizadora e ainda a participação da Associação dos Tarrafalenses em Portugal.

Como disse o Pe. Dex que é o capelão africano, agregado aos Missionários Espiritanos, esta é uma das festas da comunidade cabo-verdiana mais antiga em Lisboa e por esta razão o envolvimento da comunidade tende a ser maior.

De referir que na animação litúrgica da festa de Nho Santo Amaro em Lisboa, costumam participar Católicos e Nazarenos, provenientes de diferentes pontos de Cabo Verde, e não só, e a residir naquela cidade, que em uníssono entoam o hino ao padroeiro dos tarrafalenses.

A parte cultural no entanto está aberta a todos, crentes e não crente, e é sempre precedido de um almoço partilhado entre os diversos convidados e os juízes da festa.

Conforme adiantou Austelino Almeida, da comissão organizadora, ao nosso site, nas festividades deste ano, no entanto, e tendo em conta que foi no mesmo dia das eleições presidenciais em Portugal, não se pode contar com os habituais apoios.

“Houve vários imprevistos de tal ordem que destabilizou por completo tudo aquilo que estava previsto no programa da festa até ao ponto de haver apenas a celebração da santa missa.  Tudo aconteceu por falta de espaço físico, sendo este um dos factores basilares para a realização da festa, acrescenta Almeida.

De realçar que para a tarde cultural é hábito ter artistas cabo-verdianos radicados em Portugal e a festa normalmente é feita em pleno centro de Lisboa.

AJL

PADRE ILDO FORTES ELEITO NOVO BISPO DE MINDELO

Pe Ildo Fortes, bispo eleito de Mindelo (paróquia de S. Vicente)

Pe Ildo Fortes, bispo eleito de Mindelo (paróquia de S. Vicente)

Foi hoje, dia 25 de Janeiro, tornada pública a nomeação do Padre Ildo Fortes, de 46 anos de idade, como o novo Bispo da Diocese de Mindelo.

Sacerdote caboverdiano nascido na ilha do Sal, incardinado no Patriarcado de Lisboa , ele é  padre há 18 anos e veio pela primeira vez para o trabalho pastoral em Mindelo em 2005, a pedido de Dom Arlindo Furtado, primeiro Bispo da Diocese (2004). Actualmente  é pároco de São Vicente, chanceler da diocese do Mindelo e membro do Colégio de Consultores.

O Bispo eleito disse ao nosso site que ele tinha outros projectos para este ano. Segundo nos disse, devia regressar a Portugal no fim deste período de mais três de colaboração na Diocese de Mindelo.  “Acabei por aceitar o convite para esta missão por fidelidade à Igreja e pelo espírito de serviço à mesma Igreja de Cristo”  –  disse ainda muito emocionado o Padre Ildo, minutos depois da conferência de Imprensa em que D. Arlindo Furtado, Administrador apostólico da Diocese, leu a Nota da Nunciatura Apostólica sobre a nomeação do Padre Ildo Fortes como Bispo de Mindelo.
Read the rest of this entry »

Dom Arlindo Furtado apela ao voto consciente dos cidadãos 

  

Dom Arlindo cumprinenta os fiéis após à Missa de Natal (2010)

Dom Arlindo e fiéis na Igreja Pró-Catedral (2010)

Dom Arlindo Furtado, Bispo da Diocese de Santiago e Administrador Apostólico de Mindelo, tem exortado os políticos e cidadãos a manterem a racionalidade e elevação durante a campanha política para as eleições legislativas de 6 de Fevereiro de 2011.

Dom Arlindo Furtado tem exortado os políticos e cidadãos em geral a manterem a racionalidade nos debates e elevação durante a campanha para as eleições de 6 de Fevereiro de 2011.

Em várias ocasiões o Senhor Bispo Dom Arlindo tem manifestado a posição dele enquanto Representante máximo da Diocese de Santiago de Cabo Verde e Administrador apostólico da Diocese de Mindelo. 

Aproximando-se a data das eleições legislativas, e havendo alguma curiosidade ou interesse à volta da posição da Igreja em relação à política, publicamos aqui a mensagem que a Igreja de Cabo Verde envia aos políticos e aos cidadãos. A todos ele pede “um treino de racionalidade” e aos partidos políticos, contraposição de ideias “com elevação”. Aos cidadãos recomenda um exercício consciente e responsável do direito ao voto.  

Read the rest of this entry »

Categories