Archive for the ‘familia’ Category

papa  franc exort apostEis na íntegra a mensagem do Papa Francisco às famílias:

Queridas famílias, Apresento-me à porta da vossa casa para vos falar de um acontecimento que vai realizar-se, como é sabido, no próximo mês de Outubro, no Vaticano: trata-se da Assembleia geral extraordinária do Sínodo dos Bispos, convocada para discutir o tema «Os desafios pastorais sobre a família no contexto da evangelização». Efetivamente, hoje, a Igreja é chamada a anunciar o Evangelho, enfrentando também as novas urgências pastorais que dizem respeito à família. Este importante encontro envolve todo o Povo de Deus: Bispos, sacerdotes, pessoas consagradas e fiéis leigos das Igrejas particulares do mundo inteiro, que participam ativamente, na sua preparação, com sugestões concretas e com a ajuda indispensável da oração. Read the rest of this entry »

 

casalO casal José Maria Barreto e Filomena Moreira, membro das Equipas de Nossa – ENS Senhora, da Cidade da Praia,  teve o privilégio de participar no primeiro encontro nacional das Equipas de Nossa Senhora, realizado nos dias 18 e 19 de Janeiro, em Mindelo, sob o lema “Firmes na Esperança e na Missão”. No evento  houve três painéis: Painel I – Fé, vida e família, Painel II – Família e valores e Painel III – Pensar a família hojeO encontro contou com a participaram de cerca de uma centena de pessoas (entre casais e conselheiros espirituais). Aqui, o casal José Maria Filomena fala da sua experiência, neste encontro marcante que prioriza a família, a fé e os valores. Read the rest of this entry »

ensra1“Firmes na Esperança e na Missão”, este é o lema que deu o mote ao primeiro Encontro Nacional das Equipas de Nossa Senhora – ENS, que aconteceu, nos dias 18 e 19 de Janeiro, em São Vicente. O encontro, que reuniu dezenas de casais das ilhas de São Vicente, Sal e Santiago pretendeu sobretudo aproximar e fomentar a amizade entre os membros das Equipas de Nossa Senhora.

“O mais importante é o encontro, é conhecermos, sementarmos as amizades, que fomos traçando ao longo de e-mails, ao longo de telefonemas. Mas, também, este é também um momento para paramos um bocadinho, estarmos longe dos filhos, das panelas, dos telefones, e estarmos só centrados na nossa própria formação, numa autoanalise, numa oração mais profunda”, diz Fatima Almeida Read the rest of this entry »

Cidade do Vaticano (RV) – Faltam poucos dias para que as dioceses em todo o mundo respondam ao Questionário sobre a família, enviado pelo Vaticano em outubro do ano passado, em preparação ao Sínodo Extraordinário de 2014. O prazo expira em 20 de janeiro.
No Brasil, a Diocese de Uberlândia (MG) realiza no próximo sábado, 11 de janeiro, um mutirão para que fiéis leigos, religiosos, padres e diáconos respondam às 38 questões sobre o matrimônio, filhos, convivência, sexualidade e outros assuntos.

Read the rest of this entry »

Dom Arlindo Furtado, Bispo de Santiago de Cabo Verde Por ocasião d0 fim de 2013 e do Ano Novo, Dom Arlindo dirigiu às famílias cabo-verdianas uma mensagem de optimismo e de esperança. E lançou desafios aos homens cabo-verdianos, aos pais, que «desempenham um papel muito importante na famíliar», no sentido de «estarem mais tempo na família».

Para o Bispo diocesano um Novo Ano «é mais uma oportunidade de crescimento a nível pessoal e familiar. A família constitui o ambiente que nos envolve e que nos ajuda a revitalizar a qualidade da nosso ser, do nosso dia a dia e dos nossos horizontes. Eu gostaria de pedir a Deus uma benção especial para a família no ano que vai começar para que cada membro da família dêem o máximo para a coesão familiar, para a comunhão, a partilha de afectos, para a disponibilidade de tempo e dedicação. Este é um dos melhores investimentos que podemos fazer na qualidade da relação na família que torna os outros felizes e nos torna felizes.

Necessidade de presença de qualidade do pai na familia Read the rest of this entry »

DSCF5699No dia da Festa da Sagrada Familia de Nazaré e por ocasião do fim do Ano, Dom Arlindo dirige às famílias cabo-verdianas mais uma mensagem de optimismo e de esperança. Para o Bispo diocesano esta é «mais uma oportunidade de crescimento a nível pessoal e familiar. A família constitui o ambiente que nos envolve e que nos ajuda a revilatizar a qualidade da nosso ser, do nosso dia a dia e dos nossos horizontes. Eu gostaria de pedir a Deus uma benção especial para a família no ano que vai começar para que cada membro da família dêem o máximo para a coesão familiar, para a comunhão, a partilha de afectos, para a disponibilidade de tempo e dedicação. Este é o maior investimento que podemos fazer na qualidade relacional que torna os outros felizes e nos torna felizes também e dá mais qualidade à vida». Read the rest of this entry »

Dom Arlindo enviou a todas as paroquias o questionário proveniente da Santa Sé, do Secretariado Geral do Sínodo dos Bispos, consultando as Dioceses sobre a situação real das famílias hoje. Read the rest of this entry »

Categories