LEMA DA PASTORAL DIOCESANA: "Ide e fazei discípulos entre todas as nações" (Mt 28, 19)

OUTUBRO: MÊS DAS MISSÕES

papa urbi orbiPapa Francisco

OUTUBRO: MÊS DE MARIA

O Rosário é uma devoção muito popular Nossa Senhora pediu em Fátima: «Rezai o terço todos os dias»

 

Dom Arlindo Gomes Furtado
Bispo de Santiago de Cabo Verde

Mensagem do nosso Bispo




Explicação do Brasão do Bispo

Vídeos


Entrevista de Dom Arlindo na TCV
(28 Dezembro 2010)


Vídeo Oração da família


Publicidade da Igreja Católica nos EUA

Archive for the ‘Diocese Santiago’ Category

ruinas catedral c velha c verde

ruinas catedral c velha c verde

DSC07539Hoje, 31 de Janeiro, a Diocese de Santiago de Cabo Verde celebra 481 anos da sua criação, que aconteceu em 1533. ‘ É uma data memorável, que não deveremos deixar passar em branco’. Dom Arlindo está ausente do País, devido à reunião do Conselho de Administração da Fundação João Paulo II para o Sahel, a realizar-se em Dakar, de 27 de Janeiro a 3 de Fevereiro. Nao haverá uma celebração de âmbito diocesano, mas cada paroquia lembrará essa efeméride. Eis algumas palavras do bispo diocesano para esta ocasião: Read the rest of this entry »

asa3Cerca de 70 jovens de todas as paróquias da ilha de Santiago, encontram-se, desde Sexta-feira na Paróquia de São Nicolau Tolentino em São Domingos, ilha de Santiago, onde participam no Fórum da Juventude, realizado pelo Secretariado Diocesano da Juventude.

 

Sob o lema “Ide e fazei discípulos entre as nações!”, inspirado na mensagem do Papa para os jovens neste ano 2013, a ideia deste fórum é, de acordo com o padre Adérito Rodrigues “ congregar os grupos de secretariado paroquial da juventude das diversas paróquias para promover unidade e a aproximação entre eles”.

Durante os dois dias tiveram lugar a momentos de palestras sobre vários temas. Ontem o diácono Elias abordou a “ os desafios que os jovens enfrentam nos dias de hoje na vivência da sua fé”. O padre Samuel Costa falou da fé Católica e sua diferente em relação as outras religiões e seitas. Para além destes temas mais espiritual e ligada a fé, o Comité de Coordenação de Combate à Droga, enviou um representante para falar sobre os males da droga no seio dos jovens. Hoje, o diácono Alexandre apresentou o tema Credo no âmbito do Ano da fé. Iniciativa que o padre Adérito considera “excelente”, o que confirma que onde há jovens reunidos em nome de Cristo a alegria é estará sempre presente.

O encontro dos jovens culmina este Domingo, dia 7 de Abril, com a realização da Jornada da Juventude e vai contar com a missa celebrada pelo Bispo de Santiago Dom Arlindo Furtado.

DSCF3159 Hoje, 31 de Janeiro, é tempo de especial acção de graças porque a Diocese de Santiago completa 480 anos da sua criação. Em 1533 D. João III, rei de Portugal, formulou o pedido ao Papa nesse sentido e em 20 de Maio de l533 foi criada a Diocese com sede da vila da Ribeira Grande, ilha de Santiago, tendo como patrono S. Tiago Menor.

 A Diocese abrangia  não só o arquipélago de Cabo Verde como também uma parte do continente que lhe ficava contíguo numa extensão de 350 léguas de terra firme na costa ocidental africana, desde o rio senegal até ao rio S. André, perto de Cabo das Palmas. O primeiro Bispo foi D. Braz Neto, ao tempo, embaixador em Roma, que nunca chegou a vir tomar posse da Diocese. Um facto que se repetiu outras vezes. Somam mais de 100 anos o tempo em que a Diocese ficou sem a presença de um bispo ou sem a sua nomeação. Nada disso, entretanto, impediu que a Igreja parasse, apesar de ter condicionado a sua acção apostólica.  Entretanto, e variando com o tempo, a Igreja foi marcando presença e moldando o rosto de uma sociedade que em transformação, como ainda hoje é. Sua missão continua.

Dom Arlindo Furtado, Bispo da Diocese vai marcar este evento presidindo a uma Eucaristia solene no Seminário de S. José onde estão reunidos os padres diocesanos para o retiro espiritual anual. Read the rest of this entry »

Diáconos Elias e Alexandre

A ordenação diaconal do Alexandre Lopes e do Elias Borges, naturais de Santa Catarina (Santiago) no passado Domingo, 2 de Dezembro, foi um acontecimento marcante que reuniu os fiéis de várias paróquias de Santiago.

Read the rest of this entry »

Amanhã, 2 de Dezembro, Dom Arlindo vai conferir a ordenação diocanal dois seminaristas estagiários, António Alexandre Lopes e Elias Borges, ambos naturais de Santa Catarina (Ilha de Santiago). A Cerimónia será no Seminário de S. José, Praia, às 10,30H, como tem sido tradição da Diocese de Santiago de Cabo Verde. Read the rest of this entry »

Conforme as instruções do Bispo diocesano, as paróquias da Diocese fizeram hoje a abertura oficial do ANO DA FÉ. Em todas houve uma grande distribuição das pagelas com a oração do CREDO. Segundo o rito da abertura, depois da homilia, o sacerdote (auxiliado por catequstas, quando necessário), entregou o Credo a ser entusiasticamente recitado pela assembleia. Read the rest of this entry »

Dom Arlindo Furtado, Bispo da diocese de Santiago de Cabo Verde

A Diocese de Santiago de Cabo Verde inicia, no próximo domingo, dia 07 de Outubro de 2012, o novo ano pastoral. EM destaque está a estratégia para a vivência do Ano da fé, proclamado pelo Papa Bento XVI. Read the rest of this entry »

CONTACTOS

Pastoral da Comunicação (Pascom)
Telefones:
(238) 2619788
(238) 9188607
(238) 9188604
(238) 9188617

Email: pascomdscv@gmail.com

Secretaria do Bispado:
Tel: (238) 2611119
Fax: (238) 2612126

Secretaria da Cúria Diocesana
Tel: (238) 9188983
Fax: (238) 2612126

Seminário de S. José:
Tel: (238) 2613576
Reitor: 9188607
Prefeito: 9188610
Ecónoma: 9188984
Serviços: (238) 9188989

Para Download
PROGRAMA “A VINDA DO SENHOR”

Todas as terças: 19h30 na RCV









Cáritas Caboverdiana

Movimentos / Associações