Archive for the ‘Diocese Santiago’ Category

ruinas catedral c velha c verde

ruinas catedral c velha c verde

DSC07539Hoje, 31 de Janeiro, a Diocese de Santiago de Cabo Verde celebra 481 anos da sua criação, que aconteceu em 1533. ‘ É uma data memorável, que não deveremos deixar passar em branco’. Dom Arlindo está ausente do País, devido à reunião do Conselho de Administração da Fundação João Paulo II para o Sahel, a realizar-se em Dakar, de 27 de Janeiro a 3 de Fevereiro. Nao haverá uma celebração de âmbito diocesano, mas cada paroquia lembrará essa efeméride. Eis algumas palavras do bispo diocesano para esta ocasião: Read the rest of this entry »

asa3Cerca de 70 jovens de todas as paróquias da ilha de Santiago, encontram-se, desde Sexta-feira na Paróquia de São Nicolau Tolentino em São Domingos, ilha de Santiago, onde participam no Fórum da Juventude, realizado pelo Secretariado Diocesano da Juventude.

 

Sob o lema “Ide e fazei discípulos entre as nações!”, inspirado na mensagem do Papa para os jovens neste ano 2013, a ideia deste fórum é, de acordo com o padre Adérito Rodrigues “ congregar os grupos de secretariado paroquial da juventude das diversas paróquias para promover unidade e a aproximação entre eles”.

Durante os dois dias tiveram lugar a momentos de palestras sobre vários temas. Ontem o diácono Elias abordou a “ os desafios que os jovens enfrentam nos dias de hoje na vivência da sua fé”. O padre Samuel Costa falou da fé Católica e sua diferente em relação as outras religiões e seitas. Para além destes temas mais espiritual e ligada a fé, o Comité de Coordenação de Combate à Droga, enviou um representante para falar sobre os males da droga no seio dos jovens. Hoje, o diácono Alexandre apresentou o tema Credo no âmbito do Ano da fé. Iniciativa que o padre Adérito considera “excelente”, o que confirma que onde há jovens reunidos em nome de Cristo a alegria é estará sempre presente.

O encontro dos jovens culmina este Domingo, dia 7 de Abril, com a realização da Jornada da Juventude e vai contar com a missa celebrada pelo Bispo de Santiago Dom Arlindo Furtado.

DSCF3159 Hoje, 31 de Janeiro, é tempo de especial acção de graças porque a Diocese de Santiago completa 480 anos da sua criação. Em 1533 D. João III, rei de Portugal, formulou o pedido ao Papa nesse sentido e em 20 de Maio de l533 foi criada a Diocese com sede da vila da Ribeira Grande, ilha de Santiago, tendo como patrono S. Tiago Menor.

 A Diocese abrangia  não só o arquipélago de Cabo Verde como também uma parte do continente que lhe ficava contíguo numa extensão de 350 léguas de terra firme na costa ocidental africana, desde o rio senegal até ao rio S. André, perto de Cabo das Palmas. O primeiro Bispo foi D. Braz Neto, ao tempo, embaixador em Roma, que nunca chegou a vir tomar posse da Diocese. Um facto que se repetiu outras vezes. Somam mais de 100 anos o tempo em que a Diocese ficou sem a presença de um bispo ou sem a sua nomeação. Nada disso, entretanto, impediu que a Igreja parasse, apesar de ter condicionado a sua acção apostólica.  Entretanto, e variando com o tempo, a Igreja foi marcando presença e moldando o rosto de uma sociedade que em transformação, como ainda hoje é. Sua missão continua.

Dom Arlindo Furtado, Bispo da Diocese vai marcar este evento presidindo a uma Eucaristia solene no Seminário de S. José onde estão reunidos os padres diocesanos para o retiro espiritual anual. Read the rest of this entry »

Diáconos Elias e Alexandre

A ordenação diaconal do Alexandre Lopes e do Elias Borges, naturais de Santa Catarina (Santiago) no passado Domingo, 2 de Dezembro, foi um acontecimento marcante que reuniu os fiéis de várias paróquias de Santiago.

Read the rest of this entry »

Amanhã, 2 de Dezembro, Dom Arlindo vai conferir a ordenação diocanal dois seminaristas estagiários, António Alexandre Lopes e Elias Borges, ambos naturais de Santa Catarina (Ilha de Santiago). A Cerimónia será no Seminário de S. José, Praia, às 10,30H, como tem sido tradição da Diocese de Santiago de Cabo Verde. Read the rest of this entry »

Conforme as instruções do Bispo diocesano, as paróquias da Diocese fizeram hoje a abertura oficial do ANO DA FÉ. Em todas houve uma grande distribuição das pagelas com a oração do CREDO. Segundo o rito da abertura, depois da homilia, o sacerdote (auxiliado por catequstas, quando necessário), entregou o Credo a ser entusiasticamente recitado pela assembleia. Read the rest of this entry »

Dom Arlindo Furtado, Bispo da diocese de Santiago de Cabo Verde

A Diocese de Santiago de Cabo Verde inicia, no próximo domingo, dia 07 de Outubro de 2012, o novo ano pastoral. EM destaque está a estratégia para a vivência do Ano da fé, proclamado pelo Papa Bento XVI. Read the rest of this entry »

Categories